Abaixo-assinado encerrado

Abaixo assinado em prol do Cerrado e Caatinga como patrimônios nacionais

Este abaixo-assinado conseguiu 1.066 apoiadores!

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) idealizou a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico" que marca o dia 3 de junho como o Dia Nacional de Mobilização em Defesa do Rio São Francisco.

A campanha, antes de tudo, tem o objetivo de mostrar a indignação diante dos problemas atuais do rio, que impedem o Velho Chico de cumprir funções históricas básicas, como abastecimento público de água, pesca e navegação.

Todos os anos a campanha assume um mote/uma bandeira a ser defendida pelo CBHSF e pela população da bacia. No ano de 2017, o CBHSF concentrará esforços com vistas a coletar assinaturas para viabilizar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que institua o bioma Caatinga e o bioma Cerrado como patrimônios nacionais.

Caatinga e Cerrado

Um terço do território brasileiro é ocupado pela Caatinga e Cerrado. Esses dois biomas estão presentes em 14 estados e o Distrito Federal.

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, tendo um terço de suas plantas e 15% de seus animais como espécies exclusivas. É também o bioma mais degradado, depois da Mata Atlântica e do Cerrado, tendo hoje 45% de sua área desmatada.

Já o Cerrado é considerado o segundo maior bioma brasileiro, área prioritária para a conservação do planeta e, por outro lado, um dos mais ameaçados do globo terrestre. Possui as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo, que abastecem as principais bacias hidrográficas do Brasil. Por isso, é considerada a "caixa d'água” do país. O Cerrado, cobre praticamente metade da bacia do rio São Francisco.

Hoje: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está contando com você!

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco precisa do seu apoio na petição «Abaixo assinado em prol do Cerrado e Caatinga como patrimônios nacionais». Junte-se agora a Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e mais 1.065 apoiadores.