Topic

praias

21 petitions

Update posted 1 month ago

Petition to Governo Federal, Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, policia federal, Marinha do Brasil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional do Petróleo

Polícia Federal e Marinha: queremos saber a origem do óleo nas praias do Nordeste!

No dia 30 de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer nas praias do Nordeste, que hoje já chegam a 200 pontos de contaminação em 9 estados, com danos que vão durar décadas e rastros tóxicos por milhares de quilômetros. Queremos saber a origem desse óleo, transparência já! Oceanógrafos e biólogos já alertam que precisamos de limpeza na maior velocidade possível, já que a contaminação química é muito pior do que o impacto visual das manchas. São animais, corais, praias e mares sendo contaminados nesse momento! O risco para as pessoas também é alto, uma vez que podemos nos contaminar ao caminhar na praia, tomar banho de mar ou ingerir alimentos contaminados, principalmente frutos do mar, como mariscos. Vale lembrar que o petróleo possui substâncias que causam câncer! A economia local já está sofrendo danos, principalmente na pesca e no turismo. Caso os problemas continuem até a alta temporada, todos os estados do Nordeste sofrerão um forte impacto econômico. O Ministério do Meio Ambiente divulgou uma nota no dia 18/10 informando que o governo está agindo para conter o óleo através de ações do Plano Nacional de Contingência (PNC) e do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA). Centenas de pessoas estão envolvidas, incluindo militares e voluntários. A Marinha informou que já retirou 900 toneladas de óleo das praias. A Petrobras informa que o óleo veio da Venezuela, mas a verdadeira origem e causa são desconhecidas, as hipóteses vão desde um descarte criminoso até um acidente com navios. A Shell disse que seus barris foram reutilizados e não transporta pelo mar. Precisamos de RESPOSTAS!

Giovanna Wanderley
144,084 supporters
Started 4 months ago

Petition to change@e.change.org , rafhael.carneiro@mma.gov.br , querodoar.br@greenpeace.org

Evite que o Bolsonaro transforme Angra dos Reis em um "Cancún Brasileiro'

Recentemente o presidente Jair Bolsonaro declarou novamente que quer transformar a baía de Angra dos Reis , na Costa Verde do Rio,em uma "Cancún Brasileira" e anunciou que em maio mudaria, por decreto, as regras de preservação da Estação Ecológica de Tamoios, em Angra dos Reis.Contudo, a região formada por ilhas e rochedos, é essencial para a preservação de espécies ameaçadas de extinção e para a pesquisa da ecologia marinha e necessita continuar sendo preservada! Bolsonaro ainda alegou que apenas "veganos que comem só vegetais" se preocupariam com a questão ambiental quando questionado se o meio ambiente não era importante na proposta para a Estação Ecológica de Tamoios.As medidas que o presidente deseja tomar em maio causariam diversos danos à biodiversidade e ao meio ambiente! Lembrando que em janeiro de 2012 o presidente foi flagrado por fiscais do Ibama pescando ilegalmente neste mesmo local. Não podemos permitir que a natureza continue sendo massacrada pela ganância de poucos.Principalmente levando em conta a crise climática que estamos vivendo e que pode exterminar a humanidade em 2050 se não agirmos agora!Se o governo continuar tomando medidas irresponsáveis como essa,não haverá outro resultado senão o próprio fim da humanidade.Dependemos do meio ambiente para viver!Não vivemos sem ar puro,água potável,sem as florestas e sem o equilíbrio dos ecossistemas! Mas a notícia boa é que podemos evitar isso!Assine e faça parte de um futuro,sobretudo um ecologicamente sustentável! :)  

Isadora Vargas
5 supporters