Entreviste o Procurador da República no Pará, sr. Felício Pontes Jr.
  • Petitioned TV Cultura # Programa Roda Viva

This petition was delivered to:

Programa Roda Viva
TV Cultura # Programa Roda Viva

Entreviste o Procurador da República no Pará, sr. Felício Pontes Jr.

1. Clarissa Beretz
    2. Petition by

Clarissa Beretz

São Paulo, Brazil

Felício Pontes Jr. é uma das mais importantes vozes a abordar a questão dos povos indígenas e dos ribeirinhos atingidos pela construção da usina de Belo Monte, em Altamira, no Pará. Procurador da República no Estado, ele é responsável por 15 ações contra a hidrelétrica que está sendo construída sob inúmeras irregularidades.

Como nos tempos da ditadura, o governo federal ignora outras formas de geração de energia, usa dinheiro público para construir Belo Monte, viola os direitos humanos ao não consultar NENHUM dos grupos atingidos, promove um irreversível impacto socioambiental e ainda não cumpre as ações de melhorias impostas em contrato, como saneamento, saúde, segurança, e atendimento social no local.

Sim, Belo Monte nos está sendo enfiada goela abaixo e a construção da obra é um fato.

A ideia, porém, já não é mais PARAR Belo Monte, mas trazer à população brasileira à reflexão: “que tipo de desenvolvimento queremos?”

É este debate que Felício Pontes propõe.

A questão da política energética brasileira é ampla. A exploração do potencial de rios da região Norte (como o Madeira, o Xingu e o Tapajós), é vendida como “modelo de energia limpa e renovável essencial para o desenvolvimento do país”, quando a existência de Belo Monte só se justifica para atender ao lobby político e interesses das empreiteiras para beneficiamento de grandes grupos mineradores.

O Brasil tem dezenas de projetos similares em santuários ecológicos, como o que pretende inundar um espaço do tamanho da cidade de São Paulo no rio Tapajós, para gerar ainda menos energia que Belo Monte.

A causa que Felício defende, a preservação da biodiversidade e a vida dos povos amazônicos, não é retratada pela imprensa com a profundidade que é exigida.

É por esse motivo que solicitamos que o procurador seja entrevistado no programa Roda Viva, na TV Cultura: para ampliarmos o debate sobre o modelo energético que está sendo criado à força no Brasil, que não considera outras alternativas menos impactantes, sem a consulta dos atingidos e sem o cumprimento de ações que minimizam seus impactos.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Felício: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2011/09/um-procurador-contra-belo-monte.html

Assista e divulgue: "Belo Monte: anúncio de uma guerra": http://www.youtube.com/watch?v=091GM9g2jGk

Recent signatures

1. Reached 250 signatures
    2. MPF pede anulação da Licença de Belo Monte

Clarissa Beretz
      Petition Organizer

O Ministério Público Federal pediu à Justiça a anulação da licença de instalação da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Segundo procuradores da República, as condicionantes (ações obrigatórias de prevenção e redução dos impactos socioambientais do projeto) não estão sendo cumpridas.

3. Reached 50 signatures

Supporters

Reasons for signing

• Claudia Vidigal SAO PAULO, BRAZIL
      • almost 2 years ago

Because what is happening in Amazon, is like the holocaust for me. Our kids will say: You knew that that thing was going on and did not do anything???

• angela baralla SP, BRAZIL
      • almost 2 years ago

Porque sou contra a construção da Usina de Belo Monte. Pq fizemos um abaixo-assinado com milhões de assinaturas , o qual foi enviado para a Presidente e a mesma simplesmente ignorou o clamor da população contra essa obra arbitrária. Pq os Direitos Humanos não foi respeitado e a população indígena esta sofrendo consequências que podem levar á sua extinção. Pq o Código Ambiental não esta sendo respeitado atingindo nossa fauna e flora de maneira brutal e cruel. Resumindo e concordando com o texto, foi uma decisão que lembra os tempos da Ditadura ferindo totalmente o regime democrático. Visa o interesse econômico de um grupo capitalista e não o bem de nosso País . Parabenizo o Procurador da República Felício Pontes e temos todo o direito de nos informar através de suas explanações .

• Almudena Ortega MADRID, SPAIN
      • almost 2 years ago

Because we need answers: crimes happen in Pará, ambientalists are killed and no one´s ever blamed!

• Flávia Cristo Rauscher SãO PAULO, BRAZIL
      • almost 2 years ago

Sou contra a usina Belo Monte pela destruição que causará ao ecossistema mundial.

• rogerio soares SAO PAILO, BRAZIL
      • almost 2 years ago

Belo Monte is an environmental CRIME.

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.