• Petitioned Leonardo Lima, Diretor de Sustentabilidade

This petition was delivered to:

Arcos Dorados, empresa que opera a marca McDonald’s na América Latina
Leonardo Lima, Diretor de Sustentabilidade

McDonald’s: diga não à crueldade contra as porcas

1. Petition by

Ellen Jabour, Eduardo Pires e Thaila Ayala em apoio à ARCA Brasil

1.
  2.
April 2014

Victory

O McDonald's respondeu! Após apenas 6 meses de campanha, na sexta-feira, dia 11 de abril, a Arcos Dorados (empresa que representa a rede de fast food na América Latina) divulgou um comunicado em que eles anunciam que irão cobrar de seus fornecedores planos documentados dentro de dois anos (até 2016) para limitar o uso de celas de gestação na criação de porcos. Não temos dúvidas de que, sem a pressão popular e a sua assinatura, não teríamos conseguido convencer esta grande empresa a reconhecer a urgência de reduzir o sofrimento das porcas reprodutoras, que são atualmente confinadas em jaulas minúsculas onde nem podem se mover. Apesar do avanço, sabemos que esse compromisso ainda é pouco e o prazo para a transição no uso das jaulas é longo. Porém, não podemos deixar de reconhecer que este é um passo importante, principalmente por se tratar de uma das maiores redes de fast-food do mundo, o que abre um precedente para que outras empresas adotem políticas mais éticas na produção animal. Obrigado a todos que assinaram! Seguimos em frente, monitorando cada passo do McDonald's para garantir que eles cumpram sua palavra e assumam compromissos cada vez mais fortes.

A produção de carne suína no Brasil é extremamente cruel com os animais. Nós ficamos horrorizados ao descobrir que grande parte das porcas reprodutoras passam praticamente suas vidas inteiras presas em celas de gestação, tão pequenas que elas mal podem se mover. Porcos são animais muito inteligentes, até mesmo mais inteligentes do que cães. O sofrimento das porcas reprodutoras é um dos piores dentre todos os animais criados para consumo. Estudos mostram que o confinamento em celas gera tédio, frustração, trauma psicológico e diversos problemas de saúde nesses animais.

Por isso nós estamos pressionando o McDonald’s, não somente por ele ser um grande comprador de carne suína, mas porque nos Estados Unidos eles já se comprometeram a abolir essas celas, admitindo publicamente que elas “não são um sistema de produção sustentável” e cobrando essa mudança dos seus fornecedores.

Os brasileiros estão começando a pesquisar mais a origem dos alimentos que consomem e esta campanha serve justamente para mostrar que estamos cada vez mais interessados em comprar alimentos e produtos que tenham uma origem ética e sustentável. Se o McDonald's abolir as celas de gestação para porcas, poderemos usá-lo como exemplo para que outras empresas façam o mesmo.

Se vencermos, podemos dar início a um mercado mais comprometido a eliminar práticas cruéis na produção de alimentos!

Não deixe de fazer parte deste movimento! Assine e divulgue esta petição em seus e-mails, Facebook, Twitter e quaisquer outros meios. Juntos podemos exigir que o McDonald’s seja coerente e DIGA NÃO às celas de gestação também no Brasil e em toda a América Latina.

Ellen Jabour, Eduardo Pires e Thaila Ayala em apoio à campanha da ARCA Brasil

Recent signatures

1. Reached 50,000 signatures

Supporters

@ThaillaAyala

Nov 01, 2013

Junte a nos nessa luta ,McDonald's: Diga não à crueldade contra as porcas: http://t.co/DEW4k6GkyR

Thaila Ayala

270k followers

@ellen_jabour

Oct 17, 2013

McDonald’s: diga não à crueldade contra as porcas http://t.co/mtUudz6wZV via @change

Ellen Jabour
    254k followers

Reasons for signing

• Sandro Oliveira de Carvalho CURITIBA, BRAZIL
      • 29 days ago

Pelo fim da crueldade com os animais.

• LUIZ SERGIO GOUVÊA ROCHA PETRóPOLIS, BRAZIL
      • about 1 month ago

Estou assinando, porque é lastimável encontrar-se governos, empresas e pessoas que causam sofrimento a qualquer ser vivo, como é o caso dessa indústria tão rica e famosa pelo mundo: a MacDonald's !

• Beverly Morais CAMBUI, BRAZIL
      • about 1 month ago

Gostaria de um esclarecimento: a vitória acontece no Brasil ou fora dele? Pelo que li acima no exemplo de comentário "ipsis literis" : O Mc Donald's já se comprometeu a eliminar essa prática tão cruel nos EUA e por isso deve ser coerente e fazer o mesmo no Brasil e na América Latina". O que significa que, assinamos, coletamos assinatiuras para que esta prática criminosa seja abolida a princípio em nos EUA e depois Brasil e AL? O que significa "vitória confirmada"? Aonde???

• Claudia Guimarães BRASíLIA, BRAZIL
      • about 1 month ago

Porque sou contra a crueldade com animais, não concordo na maneira como esses seres indefesos são tratados. Precisamos nos mobilizar e dar um basta em tanta crueldade e assassinatos a sangue frio

• MARIA LUIZA CASTELO BRANCO BRASíLIA, BRAZIL
      • about 1 month ago

NOSSA EU GOSTO MUITO DE POR QUE E ACHO ISSO UM ABUSO ENTÃO NE GENTE VAMOS AJUDAR AS PORQUINHAS

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.