Diga a Rafinha Bastos que sexo e estupro são diferentes e que estuprador merece cadeia
  • Petitioned Rafael Bastos

This petition was delivered to:

Comediante
Rafael Bastos

1. Petition by

Lola Aronovich

Fortaleza, CE, Brazil

Em maio uma reportagem ( http://www.rollingstone.com.br/edicoes/56/textos/a-graca-de-um-herege/ ) da revista Rolling Stone mostrou o comediante Rafinha Bastos contando a seguinte piada: "Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra caralho. Tá reclamando do quê? Deveria dar graças a Deus. Isso pra você não foi um crime, e sim uma oportunidade. Homem que fez isso não merece cadeia, merece um abraço."

A piada teve ampla repercussão. A Marcha das Vadias em SP, por exemplo, terminou o seu ato na frente do clube de comédia The Comedians, pertencente a Rafael e a Danilo Gentili, outro integrante do CQC conhecido pelo seu humor "politicamente incorreto" (expressão que hoje equivale a um passe livre para ser preconceituoso). O Conselho Estadual da Condição Feminina de SP divulgou nota de repúdio contra a piada, e a Secretaria Especial de Mulheres também pediu explicações ao comediante. No entanto, Rafinha não pediu desculpas nem mostrou qualquer tipo de arrependimento.

Entendemos que uma piada não é "só uma piada". É um meio de discurso como qualquer outro, sujeito a críticas como qualquer outra forma de expressão. Não queremos censurar o humor, mas exigimos que humoristas (como qualquer outra pessoa) sejam responsáveis pelo que falam. No caso da piada de Rafinha, o que ele fez foi dizer que 1) estupro é uma forma de sexo (sendo que, muito mais do que um ato sexual, é uma forma de violência, de poder e de dominação); 2) mulheres feias não fazem sexo e, portanto, estupro é uma boa oportunidade para elas; 3) mulheres estupradas não devem reclamar (e muito menos denunciar os estupradores); 4) estupradores de mulheres feias não devem ser punidos, e sim admirados. Não sabemos se Rafinha é a favor do estupro de mulheres bonitas, mas, ao dizer que mulheres feias merecem ser vítimas de um crime hediondo, o comediante espalha o ódio e o machismo contra todo um gênero, contra as mulheres em geral. O comediante também parece desconhecer que mulheres de todo tipo de aparência, idade, raça, orientação sexual, religião etc costumam ser estupradas, independente da roupa que usam e da sua beleza ou feiura. Um terço das mulheres no Brasil e no mundo já sofreu alguma espécie de abuso sexual. E não acham isso engraçado.

Através desta petição, repudiamos a piada de Rafinha e exigimos um pedido de desculpas. Estamos estudando, também, promover um boicote às marcas dos patrocinadores do comediante. O estupro e o ódio contra as mulheres já é bastante difundido na nossa sociedade, e não precisa da contribuição de humoristas para aumentá-lo. O humor inteligente é o que combate os preconceitos, não o que os divulga.

Recent signatures

1. Reached 1,500 signatures
    2. 400 assinaturas em menos de 24 horas!

Lola Aronovich
      Petition Organizer

Oi, gente! Vocês perguntaram quais são os patrocinadores de Rafinha Bastos: são Nokia, Pepsi, Embratel. Mande uma mensagem pro twitter dessas empresas: @nokiabrasil, @pepsibr , @viaembratel

Os patrocinadores do CQC no ano passado eram Skol, Pepsi, Trident, Sky, Unilever, Dafra, Nestlé, Gilette, General Motors. Não sei se mudaram. Acho que a maior parte continua.
      Veja também: http://www.brasil247.com.br/pt/247/midiatech/4141/Delegada-desafia-Rafinha-a-saber-o-que-%C3%A9-um-estupro.htm
      Por favor, continuem divulgando a petição! Muito obrigada, pessoal. A luta é nossa.

3. Reached 250 signatures

Supporters

Reasons for signing

• Violeta Braga ARAçATUBA, BRAZIL
      • almost 3 years ago

Porque piada não é desculpa para criminosos. Seria engraçado matar o Rafinha e dizer que foi uma piada?

• Jorge Nunes FORTALEZA-CE, BRAZIL
      • almost 3 years ago

Rafinha aprende: Estupro = Violência, humilhação, crime, cadeia. Aprende por favor, evolui ainda é tempo cara. Faça um bem à humanidade, não reproduza pensamentos e atitudes como estas para gerações futuras.

• mariana nunes FORTALEZA-CE, BRAZIL
      • almost 3 years ago

Assino sim, porque estupro não é brincadeira, não é engraçado, não há prazer nenhum nisso, pelo contrário é uma violência, na qual as vítimas sentem-se impotentes e humilhadas.

• Gelso Juaris Batista Job SANTA CRUZ DO SIL, BRAZIL
      • almost 3 years ago

Enquanto não acabarmos com a idiotice de acharmos engraçado piadas preconceituosas, vamos continuar tendo o desprazer de vermos "Rafinhas" se perpetuarem por aí!

• Danielly Souza Correia JABOATãO DOS GUARARAPES, BRAZIL
      • almost 3 years ago

É simplesmente um absurdo como a discriminação sexual, racial entre outras ainda é tratada neste país e no mundo. Os discriminadores recebem aplausos pelos seus equivocados atos discriminatórios.É revoltante. Mas é preciso não perder a esperança e lutar pelo RESPEITO e pela igualdade entre todos. BASTA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.