Conselho Monetário Nacional, exigimos dinheiro laico em Estado laico
  • Petitioned Conselho Monetário Nacional

This petition was delivered to:

Conselho Monetário Nacional

Conselho Monetário Nacional, exigimos dinheiro laico em Estado laico

1. Petition by

Liga Humanista Secular do Brasil

Em resposta ao procurador substituto do MPF em São Paulo, Pedro Antonio de Oliveira, que em respeito ao artigo 19 da Constituição pediu a remoção da frase "Deus seja louvado" das cédulas de real, o Banco Central disse que "A República Federativa do Brasil não é anti-religiosa ou anti-clerical, sendo-lhe vedada apenas a associação a uma específica doutrina religiosa ou a um certo e determinado credo." A resposta do BC se auto-refuta: acreditar em "Deus" não é algo que consta na crença de todos os brasileiros, é uma doutrina religiosa específica de um determinado credo. Os cidadãos brasileiros têm o direito de serem ateus ou acreditarem em vários deuses, ou, se acreditam num só deus, têm o direito de dar outro nome a ele além do que é dado no cristianismo. Portanto, exigimos que o Conselho Monetário Nacional respeite a Constituição imediatamente e pare de imprimir esta frase nas cédulas.

Recent signatures

1. Reached 7,000 signatures
    2. Resposta à segunda investida de Rachel Sheherazade contra o Estado laico

Bule Voador Resposta ao ataque de Rachel Sheherazade contra o Estado laico " Bule Voador

Autor: Eli Vieira Rachel Sheherazade diz que concorda com Sarney que a tentativa de retirar "Deus seja louvado" do dinheiro é "falta do que fazer". Quem tinha falta do que fazer foi quem atendeu a vontade individual do Sarney e enfiou essa frase no dinheiro em 1986, direito que não era assegurado a ele nem como presidente.

3. Reached 6,000 signatures
    4. MPF em SP pede retirada da frase 'Deus seja louvado' das notas de reais

MPF em SP pede retirada da frase 'Deus seja louvado' das notas de reais

A Procuradoria da República no Estado de São Paulo pediu à Justiça Federal que determine a retirada da expressão "Deus seja louvado" das cédulas de reais. A ação pede, em caráter liminar, que seja concedido à União o prazo de 120 dias para que as cédulas comecem a ser impressas sem a frase, anunciou nesta segunda-feira (12) a procuradoria.

5. Reached 5,000 signatures
    6. Sarney ridiculariza retirada de frase antilaica das cédulas de real

Bule Voador " Sarney ridiculariza retirada de frase antilaica das cédulas de real e diz sentir pena dos ateus

Autor: Robson Fernando de Souza Fonte: Consciencia.blog.br José Sarney, coronel do Maranhão, ex-presidente e "senador vitalício de fato", desconhece a Constituição que foi promulgada durante o próprio mandato dele. Não sabe que o Artigo 19 da carta magna brasileira estabelece que o Estado não deve estabelecer aliança com nenhuma religião e deve ser neutro em termo de crença ou descrença religiosa.

7. Reached 4,000 signatures

Supporters

Reasons for signing

• Amanda Parra SãO PAULO/BRAZIL, BRAZIL
      • 11 months ago

Estado laico já!

• Murilo Ariel Moretti André SãO PAULO, BRAZIL
      • 11 months ago

O Estado não pode nos impedir de violar uma lei, sendo que ele mesmo viola a Lei Laica!

• Thay Wolf CURITIBA, BRAZIL
      • 12 months ago

Todos nós merecemos um estado Laico!

• Greg Boufleur CANOAS, BRAZIL
      • about 1 year ago

A laicidade do Brasil é importante e interessante não só para os ateus, como também para os teístas. Precisamos de um estado laico (assim como é em teoria, na nossa constituição), e mesmo que a retirada dessa frase das cédulas de Real seja uma atitude singela, já é bastante colaborativa pra questão da laicidade.

Eu, particularmente, não acredito muito nesse tipo de petições, mas, como não me custa nada, estou apoiando. Se realmente essa petição realmente desencadear em alguma coisa, ficarei muito feliz de ter participado.

• Tito Alves Abreu VITóRIA DA CONQUISTA, BRAZIL
      • about 1 year ago

A proposição de uma moeda com conotação religiosa é no mínimo incoerente em um Estado laico.

REPORT THIS COMMENT:

Develop your own tools to win.