DEDICAR UMA RUA A VÍMARA PERES NA CORUNHA (GALIZA) E EN GUIMARÃES (PORTUGAL)

0 personas han firmado. ¡Ayuda a conseguir 100!

A Assembleia Nacional Galega (ANG) iniciou uma PETIÇÃO PÚBLICA dirigida ao Alcaide do Concelho da Corunha e ao Presidente da Cãmara Municipal de Guimarães para que dediquem uma rua em cada uma das suas cidades a Vímara Peres, uma das mais relevantes figuras da história comum da Galiza e de Portugal.

A cidade do Porto já tem desde há anos uma muito conhecida estátua equestre dedicada ao nobre galego Vímara Peres no centro, nomeadamente em frente da Sé, e também uma importante e central Avenida Vímara Peres.

Agora seria o momento que a cidade da Corunha e a de Guimarães tivessem cada uma delas uma rua a ele dedicada.
Mas quem foi Vímara Peres?

Vímara Peres.

Não se sabe exatamente qual foi o lugar de nascimento de Vímara Peres, ainda que alguns pensaram que poderia ser a própria cidade da Corunha, em 820.
Seu pai, Pedro Theóm, participou em 858 na expulsão de Faro (A Corunha) e da Galiza dos normandos ou viquingues que a invadiram.

Foi vassalo do Rei Afonso III e como tal foi o primeiro Conde de Portucale, do que nasceu séculos depois o que seria Reino de Portugal, quando Afonso Henriques, o último Conde, se converteu em Guimarães em Rei de Portugal. Por isso a cidade de Guimarães é considerada como o “Berço de Portugal”.

Vímara Peres conquistou definitivamente aos muçulmanos o burgo do Porto no ano 868. E foi um dos principais responsáveis da repovoação do espaço situado entre o Minho e o Douro, fundando o burgo de Vimaranis, do que procede a cidade de Guimarães. Por isso os seus habitantes se denominam “vimaranenses”.

Alguns pensam que Vímara Peres morreu no ano 873 em Bama (Touro), por causa de uma rebelião contra o Rei Afonso III, e outros, no próprio burgo de Guimarães.
Seria também bom algum tipo de lembrança de Vimara na aldeia de Bama (Touro).

Uma rua em cada uma das duas cidades permitiria lembrar a figura de Vímara Peres, uma das mais marcantes da Idade Média, a nossa história comum, e também acrescentar a relação e o irmanamento entre as cidades da Corunha e a de Guimarães, e entre os povos da Galiza e de Portugal.

Hoy: ANG cuenta con tu ayuda

ANG García necesita tu ayuda con esta petición «Xulio Ferreiro: DEDICAR UMA RUA A VÍMARA PERES NA CORUNHA (GALIZA) E EN GUIMARÃES (PORTUGAL)». Únete a ANG y 51 personas que ya han firmado.