Não a Municipalização da Educação em Pará de Minas

Vitória

Não a Municipalização da Educação em Pará de Minas

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 981 apoiadores!
Gilmar Souza Koizumi criou este abaixo-assinado para pressionar Vereadores e

Sem “Mãos Dadas”

Há poucos dias, tomamos conhecimento do projeto do governo estadual intitulado "Mãos Dadas", que apesar do título atraente, trata da municipalização do Ensino Fundamental das escolas estaduais (1º ao 5º ano) para Secretaria Municipal de Educação, ficando apenas o Ensino Médio vinculado à Secretaria Estadual de Educação. Isso configura a conhecida MUNICIPALIZAÇÃO do Ensino Fundamental.  Tal ação trará inúmeros prejuízos para alunos, famílias e principalmente aos profissionais da Educação que hoje se dedicam a ensinar nossos filhos. A adoção do projeto potencializa o sucateamento do Ensino Público Estadual e a progressiva destruição das carreiras dos servidores do Estado de Minas Gerais.

            O governo diz que haverá um suporte para a transição desses alunos, porem sabemos que isso não acontecerá de forma correta e prejudicará muitas famílias. Além disso, também levará ao aumento do número de desemprego no município. Uma vez que, não serão usados os mesmos critérios para a contratação, aos quais os profissionais estão acostumados e ou classificados, tais como a listagem do concurso/listagem de contratação temporária para os contratos, os servidores designados (contratados) no Estado perderão seus empregos, já os profissionais efetivos ficarão “temporariamente” com seus empregos dentro do município, no entanto, deverão assumir a vaga correspondente ao seu cargo em qualquer localidade dentro do Estado de Minas Gerais, caso não haja vagas dentro do município, não havendo outras garantias para o caso de o servidor não poder se mudar de sua cidade para outra, este servidor terá que desistir da educação? Como ficará sua vida profissional?

Diante de tantos desafios que já estamos enfrentando no pior momento da pandemia, com escolas ainda fechadas, sem previsão de retorno, nos deparamos com esse projeto que impõe, que fragiliza e traz incertezas a todos que fazem parte da escola.

Queremos lembrar que as nossas escolas são exemplos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um exemplo disso é a Escola ESTADUAL Frei Concordio que está entre as 10 melhores escolas do Estado de Minas Gerais com IDEB 8.1.   Isso tudo graças ao grupo que se formou a anos e vem atuando com coezão, unidade tendo assim a adesão da sociedade e o resultado são famílias felizes com o trabalho de toda equipe que já possui um elo estabelecido. Caso haja a MUNICIPALIZAÇÃO, os critérios de contratação serão definidos pelas prefeituras e o tempo de serviço no Estado não será contado, pois o tempo no município terá prevalência. Os servidores estaduais que estão prestes a requerer sua aposentadoria poderão ficar desempregados.

Não podemos aceitar essa municipalização! Somos Contra! Somos fortes.

Não vamos cruzar os braços! Vamos lutar!

Contamos então, com o apoio de toda a comunidade escolar, pais, mães, avós e todos que esperam um futuro melhor para nossas crianças, a escola estadual que sempre valorizou e nos confiou a Educação de suas crianças e que assim continue atendendo de forma correta e prestativa sem interferência partidária.

#Naoamunicipalizacao

 

Vitória

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 981 apoiadores!

Compartilhe este abaixo-assinado