Queremos a Lei das Doulas aprovada em Ubatuba!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

Está em tramitação na Câmara dos Vereadores de Ubatuba o projeto de lei que dispõe sobre garantia da presença de doulas, por livre escolha da parturiente, durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato na Maternidade da Santa Casa da cidade.

Precisamos do apoio de toda a sociedade para que este projeto de lei seja aprovado pelos Vereadores e para que o Prefeito Sato o sancione, sem vetos.

A palavra doula vem do grego e significa “mulher que serve”. São profissionais  capacitadas para oferecer apoio continuado a gestantes, parturientes e puérperas (e aos seus companheiros e/ou outros familiares), proporcionando conforto físico e apoio emocional antes, durante e após o nascimento de seus filhos.

A literatura internacional tem destacado os efeitos positivos do parto acompanhado por doulas sobre os resultados psicossociais e obstétricos, citando-se como exemplo: diminuição das taxas de cesárea, trabalho de parto mais curto, menor uso de medicação e fórceps, amamentação mais prolongada, menor incidência de depressão pós-parto, entre outros.

Por estes motivos, faz-se necessária uma legislação municipal que garanta os direitos das mulheres de Ubatuba na assistência ao parto, visando a obtenção de um atendimento humanizado para o binômio mãe-bebê.

Colabore com este importante movimento. Assine e compartilhe a petição!