Pela proibição de fogos de artifício com estampido

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Águas de São Pedro é o menor município do estado de São Paulo, uma estância turística focada no bem estar. Seu maior bem são as águas medicinais e ter sido projetada dentro do conceito cidade jardim. Áreas verdes, bosques e hortos fazem parte do seu visual. Por isso acreditamos ser importantíssima uma lei que proíba os fogos de artifícios com estampidos. A cidade possui uma rica fauna silvestre e um grande nº de animais domésticos. Encaminhamos ao Vereador Valter Leandro Ferreira o pedido para elaboração e posterior aprovação do Projeto de Lei que vise a proibição de fogos de artifício com estampido. O  Projeto que apresentamos tem por objetivo preservar a saúde, a integridade física e a segurança de pessoas e animais, bem como o meio ambiente, baseada na crescente consciência da sociedade sobre o fato de que a utilização de fogos de artifícios com estampidos em eventos, comemorações e festividades tem causado acidentes e transtornos na saúde.

Sabemos que o estresse provocado pelos estrondos de fogos de artifício é causa de alterações gástricas, cardíacas e neurológicas, e de traumas irreversíveis aos animais, especialmente àqueles dotados de alta sensibilidade auditiva. Os cães, por exemplo, se desesperam, e alguns se debatem em coleiras até a morte por asfixia. Gatos sofrem de alterações cardíacas, e se põem em fuga, que resulta em desaparecimento. As fugas de animais em momento de desespero podem causar acidentes e uma série de lesões físicas, inclusive óbitos. As pesquisas recentes apontam que a saúde dos pássaros é tremendamente afetada pelos estampidos de fogos, ocorrendo a morte pelo estresse. A poluição sonora causada por essas “comemorações” tira o sossego de pessoas e de animais e provoca perturbação de pacientes em hospitais e clínicas. Animais e crianças podem sofrer de convulsões decorrentes da sensação de pânico e medo.  Portanto é fácil entender e aceitar a necessidade de tal proibição em toda cidade e principalmente naquela destinada ao bem estar.

Por isso pedimos seu apoio e compartilhamento. Muito obrigado.

Foto: Marcelo Calazans

Samário Rodrigues Menezes, médico veterinário.

Hoje: Samario está contando com você!

Samario Menezes precisa do seu apoio na petição «Vereador Valter Leandro Ferreira : Pela proibição de Fogos de Artifício com estampido». Junte-se agora a Samario e mais 366 apoiadores.