Punição criminal dos responsáveis pelo rompimento da barragem em Brumadinho

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!

Apenas três anos e menos de 100km de distância separam duas cidades arrasadas pela displicência humana: Mariana e Brumadinho, ambas no estado de Minas Gerais.

Ainda com lembranças vívidas do mar de lama que o rompimento da Barragem de Fundão causou, tivemos que assistir atônitos às mesmas cenas nessa última sexta, 25/01/2019.

E apesar da gravidade da situação, a investigação sobre Mariana ainda não acarretou em nenhuma prisão. Quantas vidas mais, humanas e animais vamos ter que perder para as barragens terem uma fiscalização mais rígida? No que depender de mim, mais nenhuma.

Nós como sociedade civil exigimos uma investigação séria e transparente por parte do Ministério Público, que resulte na responsabilização criminal dos responsáveis pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

Multas e congelamentos de contas não são o suficiente. Dinheiro não repara danos na natureza e não trará de volta as pessoas e animais que morreram em Brumadinho. Não trará conforto algum aos familiares que sequer encontraram seus entes queridos. Queremos uma punição exemplar para que nunca mais tenhamos que assistir à cenas como as de Mariana, e da última sexta-feira.

O que aconteceu em Brumadinho foi um crime. E na sociedade que vivemos, criminosos devem ser punidos. Pela responsabilização criminal dos responsáveis pela tragédia de Brumadinho.