Suspensão das aulas remotas da Unifacs no período do Covid-19

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!


Nós, alunos da UNIFACS, expressamos o nosso repudio quanto a essa nova modalidade de aulas online. As Webconferêcias das aulas apresentam falhas de conexão que fazem com que as aulas sejam interrompidas a todo momento, dificultando o entendimento e absorção do conteúdo.

Além do grave problema na plataforma, quando se optou por essa modalidade, mais uma vez, a UNIFACS mostrou total descaso para com seus estudantes. Não foi pensado nas pessoas que não tem acesso à internet em suas casas, que não possuem computador ou que a internet não tem uma qualidade adequada para assistir as Webconferências, sendo que, a falta é computada caso o aluno não esteja assistindo, fazendo com que o aprendizado seja comprometido. Dessa forma, os alunos estão na iminência de perder o semestre por falta ou até mesmo perder a bolsa de estudos, como é o caso de muitos. Mesmo a aula sendo gravada e os estudantes assistindo ou respondendo fórum para ter a presença, e já aconteceu de que as aulas não estavam gravadas ou o fórum não foi feito, prejudicando ainda mais aqueles que não conseguiram assistir pela webconferência. Não foi pensado também, naqueles que sofrem de algum tipo de transtorno, déficit de atenção, depressão e ansiedade, que podem ter seus quadros agravados nesta situação.

A UNIFACS informou que essa medida foi tomada para que o cronograma não fosse atrasado, mas sabemos que há uma importância econômica muito maior, como já é praxe em nosso País. As mensalidades continuam sendo cobradas integralmente, sabemos que na instituição muitos pagam suas mensalidades através de estágios e empregos, e que por conta de todo caos que está acontecendo no país, foram dispensados ou demitidos e estão sem condições de pagar o valor total.

Os e-mails de questionamentos e reclamações dos alunos à central de atendimento (CAE) não são respondidos e quando são, acontece de forma vaga sem muitos esclarecimentos.

Com a pandemia do Covid-19, esperávamos um maior acolhimento, compreensão e flexibilidade da UNIFACS, em vez disso, temos mais um transtorno para nos preocupar.

Pedimos que as aulas sejam suspensas imediatamente, caso haja atraso no cronograma, superaremos isso. O que não pode ocorrer é saímos com um diploma na mão, mas sem qualquer propriedade no curso em que nos formamos, ou pior, para quem usufrui de bolsa estudo, perdê-la por não conseguir acessar as aulas, e concluir o curso.

Exigimos respeito, não nos calaremos até que sejamos ouvidos.