INCLUSÃO NÃO É SÓ DIVULGAÇÃO: contra a exclusão do curso de Letras-Libras da UFJF!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!


Em meio a uma pandemia, houve uma votação via internet onde o Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu o futuro do curso de Licenciatura em Letras-Libras, nessa reunião foi votado para o fim desse curso e para a implementação do curso de Bacharelado em Interpretação e Tradução em Libras.

Trinta professores do quadro de funcionários da Faculdade de Letras votaram a FAVOR do fim do curso. Segundo os mesmos, há uma "frustração" entre os docentes por conta da "diferença linguística".

A Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua da maioria dos surdos brasileiros e é por ela que todo o conhecimento de mundo deve ser passado, ou seja, disciplinas ministradas EM LIBRAS! Quando não há professor bilíngue, entra o trabalho dos TILS (Tradutor/Intérprete de Libras) que atuará como "a voz" do professor.

Porém, esses 30 professores alegaram que "até mesmo os alunos estavam se sentindo frustados com essa diferença", mas a verdade é que é direito do surdo ter suas matérias na sua própria língua e isso está previsto em lei (Lei Nº 10.436, de 2002 - Regulamentação da Lei, pelo Decreto Nº 5.626, de 2005)!

Os alunos surdos da UFJF, se sentem frustados SIM, mas é com a falta de empatia e boa vontade por parte de alguns dos professores!

Criado em 2014, o curso de Licenciatura em Letras-Libras forma PROFESSORES de Libras, esse Bacharelado, se aceito, formará apenas INTÉRPRETES.

Sabe-se que surdos muitas vezes NÃO podem trabalhar como intérpretes, pois isso depende do grau de surdez, por exemplo: uma pessoa com surdez profunda dificilmente conseguirá fazer uma interpretação de uma fala oralizada em português e TALVEZ uma pessoa surda implantada (ou que use aparelho auditivo) consiga fazer a interpretação, ou seja, apenas ouvintes e surdos implantados ou que usam aparelho poderão ingressar nesse novo curso?

Diante dessas questões, nós, integrantes da comunidade surda e apoiadores, fizemos essa petição para pedir a você o seu apoio para a NÃO exclusão do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFJF!

A verdadeira inclusão NÃO É feita com banners pelos Campus e sim aceitando as diferenças e respeitando TODOS os alunos da Universidade!

Assine e compartilhe!