Volta do subsídio de juros do crédito estudantil do BANRISUL para o curso de Medicina.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
grasielly segala criou este abaixo-assinado para pressionar Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Nós, acadêmicos de medicina da Unisinos, viemos por meio desta carta aberta e do abaixo assinado pedir para que a Universidade volte a subsidiar parte dos juros do crédito estudantil do Banrisul ou retome o convênio com o banco com as condições antigas. Estamos vivendo um momento pandêmico, no qual a situação financeira de todo o País ficou comprometida, sendo que, no ano letivo de 2020, pagamos na modalidade presencial, mas tivemos as aulas de modo assíncrono, significando que a Universidade teve economias (água, luz, equipe de limpeza que é de modo terceirizado), pelo fato dos acadêmicos não estarem utilizando, de modo integral, as dependências da Universidade. Até o segundo semestre de 2020, as taxas eram de 0,5% ao mês e para o primeiro semestre de 2021, as taxas mais que dobraram, chegaram a 1,12% ao mês, mais IOF e IOF adicional, que o Estado do Rio Grande do Sul voltou a cobrar em janeiro de 2021.

Desde o início desse convênio até o primeiro semestre de 2021 ainda era dado os 5% de desconto à vista para quem tinha o financiamento, visto que o banco paga o semestre à vista para a faculdade, temos esse desconto como nosso direito. Esse financiamento é um incentivo para nós, estudantes, e gostaríamos de pedir para que as condições do financiamento voltassem a ser como antes, pois muitos alunos dependem desse custeio para continuar sua graduação e optaram por ele por ser o que fornecia as melhores taxas de juros.

Ademais, uma vez que realizado o vínculo (contratação do financiamento) com o banco, neste caso o BANRISUL, nós alunos não temos mais a possibilidade de migrar para outra unidade bancária que tenha uma cartela com juros  menores, pois, juntar-se-iam, as parcelas deste novo banco com as já contratadas no Banco do Estado do Rio Grande Do Sul. Desta forma, uma vez contratado o financiamento estudantil no banco em questão, nós alunos ficamos dependentes dele para concluir o curso devido a maneira de divisão de parcelas. É evidente a não possibilidade de “quitar” dívidas com o BANRISUL, uma vez que necessitamos do financiamento para pagar um valor reduzido, mensalmente, de nossa faculdade.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!