PELA SUSPENSÃO DAS AULAS DE PROJETO!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UNISUL criou este abaixo-assinado para pressionar Universidade do Sul de Santa Catarina

O curso de arquitetura tem como espinha dorsal as disciplinas de projeto, que temos desde a primeira fase até a conclusão do curso. O projeto de arquitetura demanda dos estudantes e professores um empenho muito grande, longas horas de trabalho coletivo, atenção aos detalhes, reflexões, coleta de dados em campo - conversas com a população, visitas aos terrenos e cidades de intervenção - confecção de maquetes, experimentação, etc. Com certeza, a qualidade das nossas aulas, dos nossos projetos e, por consequência, da nossa formação profissional, decairão vertiginosamente por conta dos impedimentos que a situação de quarentena nos impõe e da posição da universidade em manter as aulas como se o cenário não fosse caótico. As disciplinas de projeto, pelas características citadas acima, não são compatíveis com a Educação a Distância. Da mesma forma, nos questionamos sobre a qualidade do ensino e das formações dos demais estudantes da nossa universidade, entendendo que cada curso possui especificidades e será necessário tomar medidas diferentes para cada um. Exposto isso, acreditamos que as disciplinas de projeto devem ser suspensas no semestre 2020.1 e retomadas apenas quando as aulas presenciais puderem ser retomadas.

Por conta da pressa em que foram tomadas as decisões pela Reitoria, estudantes, professores e técnicos tiveram que conciliar as atividades com as novas condições de ensino e trabalho sem nenhum tipo de preparo ou período de adaptação e, além disso, não houve diálogo da gestão com os acadêmicos e professores para entender a viabilidade de transferir as aulas para o ambiente virtual, tendo cuidado com as especificidades de cada curso. O resultado disso está sendo sentido agora. Desorganização, problemas nas plataformas virtuais da instituição, dificuldades de comunicação com os professores, prazos de entrega de projeto e trabalhos para essa semana, etc. Nossos planos de ensino permanecem incompatíveis com o Ensino a Distância, nossos calendários de entregas e assessoramentos se mantiveram e os estudantes e professores têm que se virar para dar conta dos trabalhos. É importante lembrar que a situação de calamidade que vivemos é geral, assim como os estudantes, os professores e demais funcionários têm familiares nos grupos de risco, tem avós, pais e filhos em casa para dar atenção e esta transição abrupta para o meio virtual não ofereceu tempo de adaptação à nova rotina e não leva em consideração as dificuldades que os membros da comunidade acadêmica podem estar enfrentando.

Leia a nota do CACAU: https://www.instagram.com/p/B-Gc3BqAQM0/

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!