Vitória

APELO À DEMOCRACIA

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 370 apoiadores!

UM APELO À DEMOCRACIA.

O processo eleitoral no Brasil tem sido marcado pelo discurso do ódio, com o avançar do medo a substituir o diálogo próprio das democracias consolidadas. Nos últimos dias esse processo foi intensificado, sobretudo, por ocasião da eleição presidencial do dia 7 de outubro passado.
A polarização saiu do campo da racionalidade democrática para o espaço da intolerância e do extremismo. Uma candidatura declaradamente homofóbica, misógina, xenófoba, preconceituosa insufla a comunidade brasileira, instando comportamentos  autoritários e agressivos.
Portugal, segundo maior colégio eleitoral fora do Brasil, reduto de estudantes e intelectuais, país que abraça uma diversidade de povos e de culturas, viu brasileiros apoiadores da candidatura de Bolsonaro reproduzir a linguagem do medo e da raiva no dia da votação em primeiro turno da eleição presidencial. O que ocorreu às portas da Faculdade de Direito em Lisboa, local de votação, foi uma clara tentativa de intimidação contra a democracia, expressa ali no direito inalienável ao voto. Eleitores de Bolsonaro agrediram verbalmente cidadãos e cidadãs de outras matrizes ideológicas, aos gritos. Um deles bradava ser fascista (imagens foram coletadas em vídeo) e tentava impedir o voto livre de brasileiros que ali chegavam.
Por isso, solicitamos a atenção das autoridades portuguesas e da embaixada brasileira a toda e qualquer apologia ao fascismo, tentativa de intimidação e (ou) desrespeito à diversidade ideológica que possam se instaurar no dia da eleição presidencial em segunda volta, aqui em Portugal. Solicitamos que providências sejam tomadas para que situações como as aqui relatadas não venham a se repetir no próximo dia 28 de outubro, data das eleições.
Por fim, queremos externar nossa indignação quanto aos fatos aqui relatados, que não foram, na ocasião, devidamente endereçados pelas autoridades portuguesas e tampouco pela Embaixada do Brasil.

Nossas culturas se pautam pela justiça, paz e pluralidade de ideias. Aprendemos com a História, e nos servimos desse aprendizado para a construção de uma sociedade com Justiça Social.

Hoje: Educadorxs Brasileiros pela Democracia está contando com você!

Educadorxs Brasileiros pela Democracia precisa do seu apoio na petição «Um Apelo à Democracia Brasileira». Junte-se agora a Educadorxs Brasileiros pela Democracia e mais 369 apoiadores.