Decision Maker Response

Luiz Felipe Cavalcanti, pró-reitor de Políticas Estudantis da UFRJ’s response

Nov 5, 2018 — Prezados,

Segue Ofício 003/2018/PR-7/UFRJ com informações sobre caso do estudante Andrew Moura Aguiar, que motivou o abaixo-assinado constante do endereço http://www.change.org/IncendioUFRJ

A UFRJ acompanha o caso desde o acidente ocorrido em agosto de 2017 e possui relatório detalhado das ações tomadas pela Universidade junto ao estudante.

Gostaríamos de reafirmar o compromisso da Universidade Federal do Rio de Janeiro em dialogar com as mais diversas instâncias, movimentos sociais e, fundamentalmente, com o estudante Andrew, de maneira a seguir no suporte à sua recuperação.

Leia abaixo o ofício enviado pela UFRJ:

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis vem a público informar que o estudante Andrew Moura Aguiar está sendo acompanhado e vem recebendo todo apoio institucional da UFRJ desde o acidente ocorrido em 02 de agosto de 2017. No que tange à Universidade, podemos destacar a disponibilização de veículo oficial para deslocamentos, a articulação com o Hospital Municipal Evandro Freire de maneira a viabilizar seu acompanhamento e cirurgia, acompanhamento de sua reabilitação pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho que inclusive fornece os insumos necessários para a troca regular de seus curativos e pela Divisão de Saúde do Estudante, através da comunicação com as unidades hospitalares e da disponibilização de espaço de escuta psicológica. Para além, a Escola de Educação Física e Desporto (EEFD) também vêm acompanhando as demandas acadêmicas apresentadas pelo discente.

Desta forma, esclarecemos que não há negligência da UFRJ no acompanhamento e na oferta de apoio ao estudante acidentado durante o incêndio no Bloco B da Residência Estudantil. Contudo, o estudante não comparece com regularidade às consultas no HUCFF e aos agendamentos na DISAE e igualmente faltou por duas vezes a internação para intervenção cirúrgica no H. M. Evandro Freire, além de evadir da emergência no terceiro agendamento, à revelia da equipe médica. O passo seguinte para que o discente possa dar continuidade à sua recuperação é o procedimento cirúrgico, que depende do comparecimento e permanência do mesmo na unidade hospitalar que o acompanha. Destaca-se que a responsabilidade pela recuperação do estudante é compartilhada entre a UFRJ e o próprio discente. Uma vez que a Universidade vem tratando o caso com a devida atenção, é fundamental que o discente se comprometa a cumprir as agendas estabelecidas pelas instâncias responsáveis por seu acompanhamento.

Em reunião, no dia 02 de outubro de 2018, o discente apresentou como demanda que seu tratamento ortopédico fosse transferido para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e ficou acordado que a UFRJ verificará a possibilidade de transferência. Ressaltamos ainda que a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e a Escola de Educação Física e Desportos nunca deixaram de ter escuta para o estudante, buscando soluções para as questões apresentadas nos limites institucionais e em constante diálogo com a unidade hospitalar de referência do Município do Rio de Janeiro. Tais instâncias permanecem abertas ao diálogo com o estudante Andrew Moura Aguiar.

Atenciosamente,
Luiz Felipe Cavalcanti
Pró-Reitor de Políticas Estudantis da UFRJ

Clique para baixar o ofício: http://www.change.org/RespostaUFRJ