Vitória

Prazo e organização do curso da Udacity

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 26 apoiadores!


Manifestação do grupo de alunos inscritos no programa Nanodegree em Marketing Digital da Udacity 

Boa noite!
Esta carta representa alunos brasileiros do programa nanodegree de Marketing Digital, dos quais estão assinando este abaixo-assinado. 

Em primeiro lugar, gostaríamos de elogiar a Udacity pela qualidade de seu curso. É uma opinião comum entre os alunos que o material interno do curso está excepcional.

Infelizmente, entendemos que, por sermos relativamente os primeiros alunos do programa, acabamos por entrar em curso com uma plataforma que ainda estava em versão beta para brasileiros e cheio de problemas estruturais (suporte, área de download, app, etc.). Sendo assim, vários problemas foram enfrentados durante o curso que prejudicaram o desempenho dos alunos.

Posto esta situação, a qualidade do curso acabou sendo ofuscada pela falta de organização e outros problemas estruturais da plataforma.  Agravante a esta circunstância, as respostas da Udacity em relação aos nossos problemas permaneceram austeras, sem levar em consideração os problemas ocorridos, o que gera um sentimento entre alunos de total insatisfação e desrespeito, pois não é prática de uma empresa de renome, como a Udacity.

Quanto a esses problemas, segue uma lista abaixo:

1 – Remoção dos materiais complementares

Manifesto dos Alunos: Sem nenhum aviso prévio, a Udacity removeu o acesso para os materiais complementares.

Réplica da Udacity:  
“Olá!
O conteúdo para download foi removido porque está sendo reestruturado. Nem todos os módulos tem os vídeos anexados e as legendas não estão disponíveis para todos eles e estão separadas dos vídeos. Por isso decidimos por remover o conteúdo e deixar disponível apenas para ser assistido dentro da plataforma ou de forma offline pelo app.
Caso tenha a real necessidade de baixar os vídeos e não assistir on-line, se você trocar o idioma da sala de aula para inglês poderá ter acesso aos arquivos compactados, mas ainda sem a legenda.
Você continuará tendo acesso ao material após a graduação, podendo utilizá-lo como uma fonte de pesquisa e estudo constante, com a garantia que esse será o material mais atualizado que podemos oferecer a você.
Disponibilizamos e temos a intenção de continuar entregando outros conteúdos e recursos extras, como nossos webinars, resumos, os fóruns e outros materiais para que o seu aprendizado possa ser enriquecido e ampliado sempre.
Ao longo do tempo esse conteúdo pode ser modificado, alterado ou removido, tendo sempre em mente o melhor aproveitamento do material e atualização do assunto.
Atenciosamente,
Estela
Equipe Udacity”

Tréplica dos Alunos:  

Em primeiro lugar, a postura ideal da empresa deveria ser de enviar um comunicado oficial por email no momento em que removeu esses materiais, e não aguardar perguntas de Alunos desorientados sobre essa questão.

Alterar o acesso de um recurso bastante utilizado gera dúvidas aos alunos. Não comunicar o que houve antes de mudanças como essa, só evidenciam o descaso da Udacity quanto a responsabilidade de repassar informações e adaptações ao curso.

Em segundo lugar, muitos dos alunos gostam de acompanhar as aulas em vídeo mediante a leitura de materiais escritos complementares (simultaneamente a visualização de aula). Sendo assim, esta medida prejudicou o perfil desse tipo de aluno.

Portanto, pedimos que a Udacity informe mediante comunicado oficiais todo e qualquer tipo de alteração que vier fazer ao curso.

2 – App da Udacity bugado

O aplicativo da Udacity é bugado. Simplesmente não funciona na maioria das vezes. O aluno que estiver disponibilidade de assistir as aulas apenas por esse dispositivo estará fadado ao fracasso.

3 – Data para finalização do curso informada errada na classrom para a turma de Junho.

Já faz quase um mês (se não mais) que nosso escritório virtual está informando o deadline para a finalização do curso incorretamente. Um erro grave que deveria ter sido prioridade de correção há muito tempo atrás.
Em relação a esta falha, sendo membro de um grupo do whatsapp com mais de 200 alunos da Udacity, venho manifestar minha insatisfação e reiterar que existem diversos membros no grupo que estão com o mesmo sentimento. Afinal, informações duplicadas e divergentes fazem com que o planejamento interno de cada aluno para a finalização do curso seja prejudicado.
A lógica é simples: O aluno entra na sala de aula, vê um prazo errado achando que está correto, e se planeja para finalizar o curso baseando-se naquele prazo. Só não sabe que existe uma pegadinha resultante de um erro grave: o prazo está errado.
Muitos dos Alunos de Junho que não procuraram a Udacity ainda estão achando que o prazo final para a conclusão do curso é dia 29 de outubro, sem considerar a extensão do mês extra. E com razão, já que, na sala de aula - local de maior visibilidade do curso - esse é o prazo informado.
Diariamente existem discussões no grupo do whatsapp nesse sentido: confusões a respeito de prazos que geram horas de conversas na tentativa frustrada de alunos ajudarem alunos tendo como base uma informação que está duplicada e se contradiz.
Por isso, me vejo na obrigação de evidenciar o impacto desse erro aqui.
Ora, se a Udacity errou e manteve o erro por tanto tempo no deadline informado, * não seria justo oficializar essa data para evitar danos aos alunos que não estavam ciente de que a data foi acrescida de maneira errada? *
Me surpreende a Udacity ainda não ter oficializado essa data. O conteúdo do curso é excelente, e a Udacity é uma empresa de renome. Qualquer empresa séria, profissional e ética, (como acreditamos a Udacity ser) precisa ter uma política de proteção do consumidor. Em relação a isso, é imprescindível que a empresa não deixe seus erros prejudicarem seus alunos. Portanto, fica claro que a conduta certa nesse caso seria a extensão do prazo para dia 29 de outubro (sem adição do mês extra) para não prejudicar os alunos por um erro cometido pela equipe da própria udacity (informar um prazo de finalização errado) e que perdurou por tanto tempo
Pelo exposto, gostaríamos de saber se a Udacity poderá fazer essa correção e nos proteger pelo erro existente na sala de aula, corrigindo o prazo final da turma de junho para 29 de outubro.

Resposta da Udacity (via luis.leao – slack):
“ Galera, bom dia.

Eu entendo a questão que abordaram, a sala de aula apresenta já o prazo incluindo o mês extra até para que ninguém seja prejudicado (nem removido da sala de aula para conseguirem entregar tudo). Eu conferi agora e para a turma de Junho já está com a data de 29/Outubro. E esses prazos também constam no Site de Recursos do DMND (https://sites.google.com/knowlabs.com/dmnd-br/prazos-e-datas-limite

Nossos esforços são exatamente de graduar vocês e oferecer um aprendizado que vai contribuir para um avanço profissional de todos.

Eu entendo que tem rolado uma ansiedade sobre os prazos apontados, mas vamos focar nos projetos. A gente tem um plano de intensivos para ajudar vocês nisso e estamos otimizando o processo de revisão para reduzir o tempo de resposta. Além disso, o fórum já consta com um tempo de resposta de 4 horas.

Quem quiser ver o intensivo de ontem sobre AdWords e Display (youtu.be/VtXrUltbXLw) e também vamos vamos na próxima terça um de E-mail e Portfólio (youtu.be/kOg9Hst9-_E).

Estou a disposição para receber feedbacks de vocês sobre como a gente pode melhorar nossos processos e conteúdos. Aqui pelo slack é bem complicado a resposta, mas podem me mandar no leao@udacity.com por favor.”

Tréplica dos Alunos:  
O prazo de 29/outubro no site de recursos refere-se ao prazo com a extensão do mês adicional.

O problema em relação a este prazo foi a mudança. Na sala de aula, local obviamente mais visível que a página de recursos, informava 29/09 como limite. Depois, mudou para 29/10, sem explicações.

Isso criou expectativa nos Alunos. Havia a informação de que tinha sido concedido um mês a mais para a turma de Abril e supomos que também havíamos ganhado essa concessão.  Assim, muitos alunos reduziram suas cargas horárias pensando que poderiam concluir o curso sem perda de nenhum benefício até 29/outubro.

Válido ressaltar que nada seria mais justo do que ter sido adotada a medida de concessão de mais um mês para a nossa turma de junho, afinal diversos foram os erros durante o curso, como, por exemplo: remoção de campanhas do Adwords/Facebook, demora para a revisão de projetos, desorganização no suporte de dúvidas, demora para descobrir o student ID.

 

Sobre nossas solicitações
1- Solicitamos que a Udacity reconsidere sua posição, e conceda o mês extra sem perda de benefícios. É o mínimo a se fazer com tanta desorganização durante o curso (como pelos problemas citados acima).

 



Hoje: Pauo está contando com você!

Pauo Duarte precisa do seu apoio na petição «Udacity Brasil: Prazo e organização do curso da Udacity». Junte-se agora a Pauo e mais 25 apoiadores.