Pelo fim da cobrança de certidões negativas no Rio de Janeiro!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

Você sabia que o Rio de Janeiro é o ÚNICO Estado em que você tem que pagar para obter as certidões negativas da Justiça Estadual? Isso mesmo, os cariocas são os únicos que têm essa despesa. As certidões negativas de outros Estados são emitidas instantaneamente, de forma gratuita, como também você consegue tirar grátis e imediatamente na Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral.

E a situação para quem mora na Capital é ainda pior, pela quantidade de cartórios existentes. Nos demais Estados a consulta é unificada. Aqui você tem que tirar uma certidão por cartório.

Você precisa de um emprego ou vai participar de um concurso público e é exigida a certidão negativa criminal? Você pagará por volta de 380 reais para obter as 4 certidões obrigatórias. Lembre-se que esse custos em outros Estados é ZERO!

Se você precisa tirar certidões cíveis, para tentar alugar um apartamento, ou para pegar um empréstimo, o preço ultrapassará R$ 500,00! Ou seja, metade de um salário mínimo! Se você precisar então comprar um imóvel, aí pode esperar que a despesa ultrapassará R$ 2.000,00.

Se você morasse em outro Estados, essas certidões seriam gratuitas.

ISSO É O VERDADEIRO "CUSTO RIO DE JANEIRO"!

Em outros Estados, ou nas Justiças do Trabalho, Eleitoral, Militar e Federal, a certidão é emitida imediatamente. No Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, somente entregam 5 dias úteis após a confirmação do pagamento, que se dá após 24 horas.

Ou seja, estamos sendo engolidos pela burocracia. Já não bastam as outras mazelas do nosso Estado? Isso tem que acabar imediatamente!