Carta em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade, em tempo de pandemia.

Abaixo-assinado encerrado

Carta em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade, em tempo de pandemia.

Este abaixo-assinado conseguiu 862 apoiadores!


Aos interessados na defesa da educação pública:

Escrevemos esta carta tomados por um sentimento de grande preocupação com as decisões encaminhadas no sentido de resolver as demandas do processo de ensino escolar em todos os níveis num cenário de desorganização e despreparo, que tem marcado as decisões das instituições educativas durante a pandemia, refletindo uma sociedade que não aprendeu e não protegeu o sentido público da educação.

Convidamos a assiná-la conosco. Subscrevê-la é um gesto de acordo aos princípios orientadores que inspiram a escrita inicial e o movimento de todos aqueles que defendem a educação pública.

Pedimos que não a assine apenas como mais uma adesão virtual a discursos efêmeros e que duram o tempo da rede de computadores, sem passado e sem futuro. Esta carta é uma voz contra a pressa da imposição de um modelo dito "revolucionário" – o do ensino a distância– mas que em essência é precário, antipedagógico e perdulário.

Esta carta é um manifesto que pode ser apresentado nas reuniões, conselhos ou nas conversas virtuais, como uma posição de resistência frente a toda a degradação que já se apresenta, associada às formas de atividades pedagógicas não presenciais que desrespeitam a essência do direito à educação pública, gratuita e comum.

Solidários e fraternos abraços e que sigamos fortes, juntos e ativos. 

Carta em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade para todos e todas, mesmo em tempo de pandemia.

Caros professores e professoras, estudantes, técnicos administrativos e educacionais, pais, mães, interessados em geral.

Frente à necessidade emergencial de enfrentar o problema que a pandemia traz à educação pública, notamos que o encaminhamento dado de forma quase que hegemônica pelas instituições, quer da educação básica, quer no ensino superior, repousa em propostas de ensino remoto por meio da internet. Esta solução tem sido apresentada, via de regra, como a única possível e a mais correta.

No entanto, estamos todos cientes de que, o que se afigura, não pode ser legitimamente chamado de “retomada dos processos escolares”, porque se trata, sobretudo, de algo radicalmente diverso do que, como docentes, fazíamos presencialmente.

Além do problema mais evidente, imediato e sem solução das dificuldades de todos os estudantes acompanharem as atividades em meio aos riscos de adoecimento e morte, do aumento exponencial da contaminação registrados em números alarmantes no país, estão sendo sistematicamente ignoradas questões decisivas como a natureza do trabalho dos professores e do que está em jogo no processo de ensino e aprendizagem.

Deflagrada a condição de excepcionalidade que gradativamente foi se tornando cotidiana, a máquina administrativa passou a emitir pareceres, resoluções e regulações oficiais em que se supõe perdurar uma certa “normalidade”, na qual estaríamos suficientemente saudáveis, esclarecidos, convencidos, equipados e preparados para retomar as atividades letivas de forma remota com força total para o cumprimento das cargas horárias, haja o que houver. E não é bem assim, sabemos.

Os debates das grandes corporações especializadas em plataformas e tecnologias de ensino reforçam a ideia de que a adaptação ao novo ambiente tecnológico tornará o ensino mais eficaz e veloz e que a sala de aula presencial perderá sua importância histórica, uma vez que a educação, reduzida à aprendizagem, depende apenas de engajamento. De outra parte, educadores e estudantes estão entre paralisados e surpreendidos com a resposta única, a saber, o ensino remoto que tal cenário impôs e que parece revelar nossa dificuldade em articularmos coletivamente uma resposta à altura.

Ainda que haja discussão nas instâncias decisórias, ela está centralmente direcionada ao debate sobre o cumprimento do ano letivo, desconsiderando o fato de que a pandemia tem agravado a condição socioeconômica e de saúde mental de grande parte das nossas comunidades. Outras possibilidades poderiam/deveriam ser consideradas, propiciando um debate para além das perspectivas em que se avalia individualmente a condição ou não de ter atividades não presenciais, em uma reflexão coletiva pautada no questionamento de medidas que excluem aqueles que não têm, por motivos diversos, condições para seguir o calendário letivo, neste momento de crise sanitária.

Qualquer exame, mesmo que superficial, sobre o histórico das políticas públicas revela o avanço persistente de projetos tecnocráticos de negligência, de desmonte e de privatização dos bens públicos, que se acelera em meio a pandemia causada pelo coronavírus. As determinações de retomada do calendário letivo ocultam razões muito pouco educativas evidenciadas nas alegações e justificativas oficiais e institucionais. Haja vista que não há nenhum fundamento educacional para a adoção das atividades remotas como substitutas das presenciais, trata-se mais de cumprir calendários predeterminados, mesmo que isso signifique grandes perdas do ponto de vista formativo, com o que quase todos concordam.

A materialidade tecnológica interfere e condiciona os aproveitamentos, na medida em que modifica a relação com o tempo, com o espaço instaurando outra ordem na percepção dos ambientes e das circunstâncias. A adoção de meios educacionais está diretamente ligada aos objetivos e processos educativos e, assim, atividades corriqueiras como assistir a uma aula, apresentar um seminário, pesquisar, escrever e ler livros e artigos ficam submetidos ao mesmo plano de experimentação, como se se tratasse apenas de variações de formas de apreensão de conteúdos acadêmicos.

Sabemos que a experiência presencial que a aula comporta é insubstituível e ocupa um lugar fundamental no processo de formação; implica na apreensão em ato de uma reflexão que se constitui conjuntamente e cuja depuração e incorporação reorganizam o pensamento nascente do estudante. A natureza hesitante baseada na experimentação da reflexão proposta pelo professor no momento da aula revela os traços propriamente humanos da composição das ideias, ao contrário do texto acabado, seja para ser lido ou apresentado em forma de conferência que transmite uma ideia artificial do processo no qual o estudante está sendo iniciado. A aula instaura um ritmo e uma temporalidade próprios que convidam o estudante a participar de uma nova condição, distinta essencialmente das conversas, dos noticiários e das formas usuais de contato com os meios de comunicação. O modo de encadeamento e elaboração argumentativa solicitam um reordenamento da atenção, pedem engajamento de um modo que nenhum meio técnico poderia fazê-lo. Por isso, perdemos todos ao considerar que essa experiência tenha equivalente à altura em qualquer outro tipo de atividade.

O tempo da educação, do ensino e do aprendizado é, radicalmente, contrário a qualquer tempo de emergência, de exceção. Escolas e universidades não sabem lidar com emergências sociais, sabem, quando muito, apropriar-se e transformar os dramas sociais em temas de estudo e de elaboração intelectual. Quando a orientação e concepção de políticas públicas estiveram baseadas em estudos acadêmicos? Isso não significa que esses estudos não tenham valor e alcance. Ao contrário, significa que são sistematicamente desprezados pelas autoridades. Por isso, pretender justificar que a volta às atividades letivas seja fator de combate aos “danos estruturais e sociais para estudantes e famílias de baixa renda, como estresse familiar e aumento da violência doméstica” conforme consta no parecer do CNE 5/2020 representa desvio das funções sociais da educação e das instâncias que, verdadeiramente, deveriam ser responsabilizadas.

Concordamos que não podemos nos afastar dos estudantes, que precisamos acompanhá-los, orientá-los, voltar a engajá-los nos processos formativos, e justamente pela responsabilidade que isso convoca precisamos ser cuidadosos nas decisões, inclusivos na formulação de propostas, democráticos nas discussões e flexíveis nos desenvolvimentos. Mas o modo como tem sido encaminhada a discussão faz parecer que só há duas escolhas: a adesão à educação por internet como correspondente às atividades acadêmicas regulares ou a simples recusa. Contudo, estão ausentes outras perguntas, para além da simples divisão entre os pró e contra ensino a distância: Como garantir o direito à educação sem exclusão? Qual passa a ser a função social da escola, da universidade e dos professores durante e após a pandemia?

Se continuamos a reivindicar que trabalhamos por uma educação no sentido de garantir formação de qualidade para a cidadania, para a participação ativa na sociedade, para o desenvolvimento humano, para o exercício profissional com dignidade, para a defesa inegociável e democrática dos direitos humanos, para combater as desigualdades e as discriminações, não podemos ceder – muito menos sem crítica e oposição – aos imperativos imediatistas de medidas que nos parecem, sob muitos aspectos, criadas apenas para atingir critérios de desempenho e que impelem a um automatismo que nos distancia daquilo que propicia de fato uma oportunidade fecunda para a educação.

A suspensão do calendário acadêmico poderia ser a oportunidade para refundarmos a relação entre ensino, pesquisa e extensão na universidade e inaugurarmos um espaço de ampla escuta, acolhimento e ação coletivos no sentido de aprofundarmos nosso conhecimento, análise e imaginação para um mundo pós pandemia. Ou será que tudo funcionava de forma excelente, antes da pandemia, restando-nos apenas garantir que tudo continue, em ritmo e frequência?

Com as energias utópicas leigas tão em baixa, a esperança residual sobrevive somente pela determinação intelectual de manter-se na luta, um pouco por princípio, outro por responsabilidade, um tanto por honra, outro por costume, estudando, debatendo, intervindo, ainda que a derrota seja diariamente reeditada. Crer no processo que a luta instaura, manter-se engajado no que desencadeia, orientar-se pelos êxitos que a história registra, precaver-se contra as armadilhas do sistema, examinar criticamente as conformações que chamam presente, aprender a pensar duas vezes antes de ceder aos voluntarismos emergenciais, manter-se fiel aos princípios nos quais as pessoas são sempre mais importantes do que as coisas e os procedimentos.

De algum modo, as utopias, mesmo aquelas que justificaram nossas escolhas profissionais pela educação, poderiam renascer, ainda que discretamente, desses apelos, e é o que parece nos restar como esperança residual no momento. Assim, estaríamos trabalhando na defesa e fortalecimento dos que mais precisam, de introduzir a juventude na tradição e, assim, de zelar pelo futuro. É o que defendemos, no que acreditamos e do que estamos convencidos.  

Assinam:

Associação Nacional dos Professores Universitários de História - ANPUH

Associação Brasileira de Alfabetização - ABALF

Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - Anfope

Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Anpae

Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - Fineduca

Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES

Fórum das Seis (Adusp, Adunesp, Adunicamp, Sintusp, Sintunesp, STU, Sinteps)

Centro Acadêmico de Pedagogia Cecília Meireles - Unifesp

Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia – ExNEPe

Grupo Escola Pública e Democrática - GEPUD

1. Abelcio Ribeiro
2. Abias Gonçalves
3. Adelson Cruz
4. Adema Cardoso De Souza
5. Adilson Marques
6. Adison Roberto Wanderley
7. Adriana Da Silva Guimarães
8. Adriana Ravanelli
9. Adriana Santiago Silva - Diretora Escolar Sbc/Sp - Mestranda Unifesp
10. Adriane Carneiro De Almeida
11. Alany Teixeira Rodrigues
12. Alayksa Pimenta
13. Alba Poliana Santos Silva
14. Alceu Araujo
15. Alda Maria Castro
16. Aldenora Reis
17. Alessandra Alexandre Freixo – Uefs
18. Alessandra Maria Boaes Pereira
19. Alexandre Assis
20. Alexandre Costa
21. Alexandre Filordi De Carvalho –Unifesp
22. Alexandre Lobato Monteiro Lobato
23. Alexandre Scalabrini Saraiva
24. Alexandre Souza
25. Alice Oliveira
26. Alina Macedo
27. Aline de Abreu
28. Aline Ferreira
29. Aluísio Silva
30. Amanda Dos Santos Baratinha
31. Amanda Moreira Tabarelli
32. Amanda Vieira Bette
33. Ana Carolina C Rodrigues
34. Ana Carolina Cardoso
35. Ana Carolina Carvalho
36. Ana Caroline Parente
37. Ana Clara Ramos
38. Ana Claudia Barreto
39. Ana Claudia F. Rosa
40. Ana Cláudia Martins
41. Ana Claudia Pereira
42. Ana Cristina Dos Santos Borges
43. Ana Dorotéia Magalhães
44. Ana Figueiredo
45. Ana Francis Regis Xenofonte – Docente Seduc-Sp
46. Ana Guedes
47. Ana Júlia
48. Ana Lucia Martins
49. Ana Lucia Santos
50. Ana Lúcia Teixeira Dos Góes
51. Ana Luísa Bitencourt
52. Ana Luiza Jesus Da Costa –Feusp
53. Ana Maria Do Espirito Santo
54. Ana Maria Gentil
55. Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho
56. Ana Maria Santos Gouw
57. Ana Maria Sena
58. Ana Paula Gomes Pereira
59. Ana Paula Peniche Martins
60. Ana Paula Reis Ferreira Nascimento
61. Ana Paula Silva
62. Ana Paula Spada
63. Anderson Duarte
64. Anderson Ferreira De Brito Sme Guarulhos/ Docente Smesp / Mestrando
Unifesp
65. André Almeida Uzêda – Uefs
66. André Ary Leonel
67. André Henrique Boazejewski Pereira
68. André Lucas Guedes De Souza
69. André Vieira Cunha
70. Andrea Da Silva Chagas
71. Andrea De Faria Souza - Sme - Sp / Mestranda Unifesp
72. Andréa Mantoan
73. Andreia Elisa Do Nascimento
74. Andresa De Souza Ugaya
75. Andressa Nunes Vasconcellos
76. Andressa Silva
77. Andreza Barbosa
78. Andreza Marson
79. Anerson Lemos
80. Anete Ramos de Oliveira
81. Anna Virginia Felix De Araújo
82. Anni Francis
83. Antônia Almeida Silva – Uefs
84. Antônio Arimateia Sales Da Silva
85. Antônio Barbosa Junior
86. Antônio Cordeiro
87. Antônio Esteves
88. Antônio Jose Dos Santos
89. Antônio Marcelo Martins Maciel
90. Ariana Rocha Caldeira - Mestrado Uefs
91. Artur Gomes De Souza
92. Augusto Carmo
93. Augusto Cesar
94. Áurea Martins
95. Bárbara Mesquita De Moura
96. Barbara Orlandin
97. Beatriz Cordeiro
98. Beatriz Rezende
99. Bianca Brito
100. Bianca Neves
101. Branca Maria De Meneses – Ufms
102. Brenda Da Silva Salazar
103. Brenda Ferreira
104. Brenda Santos De Sousa
105.Bruna Amabyli
106.Bruna Henrique Teixeira
107.Bruna Soares
108.Bruna Souza
109.Bruno Alvarenga Vieira
110.Bruno Lopes De Almeida
111.Bruno Minto
112.Bruno Santa Brigida
113.Caio Cabral Da Silva
114.Caio De Matos Pereira – Estudante
115.Camila Capparelli Graziano Souza
116.Camila Castro Dos Santos
117.Camila Lacerda
118.Camila Rodrigues Ramalho De Freitas
119.Camila Zentner – Sme Guarulhos
120.Camilo Netto
121.Carla Rocha
122.Carla Santos
123.Carlos Alberto Oliveira Gomes Prof. Rede Estadual E Municipal Guarulhos
124.Carlos Alessandro Pereira Dos Santos
125.Carlos Fabrício
126.Carlos Henrique Galvão Farias
127.Carlos Roberto Medeiros Cardoso –Emef Dep. Caio Sergio Pompeu De Toledo
128.Carmem Tozzo
129.Carmen Evangelista
130.Carmen Luana
131.Carmen Sylvia Vidigal Moraes –Feusp
132.Carolina Costa
133.Carolina Cunha Da Silva – Docente Da Prefeitura Municipal De São Paulo
134.Carolina Lopes
135.Caroline Araújo Santos
136.Caroline Lima
137.Caroline Maria Florido
138.Castorina Augusta Madureira De Camargo
139.Celi Silva Bahia
140.Celimara Avelino
141.Celio Rodrigues Silva Rodrigues Silva
142.Cesar Augusto Minto – Feusp
143.Cesar Romero Vieira
144.Charlie Severo
145.Chayanne Santos
146.Christhian Granda
147.Cibele Brito
148.Cicero Nascimento
149.Cinthia Pavan Simões
150.Cintia Brazorotto
151.Cintia Cerqueira
152.Cintia Freller - Ipusp
153.Clarissa Silva De Castilho – Unip
154.Claudenir Ribeiro Santos
155.Claudia Masseran
156.Cláudia Rosana Neves
157.Cláudia Vianna De Melo
158.Claudiano Da Hora De Cristo - Docente Da Rede Estadual Da Bahia
159.Claudio Gomes
160.Cláudio Marques Da Silva Neto – Diretor Da Emef Infante Dom Henrique,
Sme-Sp
161.Claudio Salles
162.Claudivan De Santana Rocha Prof. Rede Estadual
163.Cleide De Matos
164.Cleide Mércia Soares Da Silva Pereira – Uefs
165.Cleiton De Oliveira
166.Cleves Cardoso Cavalcante
167.Clóvis Frederico Ramaiana Moraes Oliveira – Uefs
168.Conceição Duarte
169.Crislaine Franco Martins
170.Cristiane Azevedo
171.Cristiano Oliveira Dos Santos
172.Cristina Souza Freire Nordi
173.Cristina Souza Silva
174.Cynthia Kyaw
175.Cyntia Raquel Da Falcão
176.Cyntia Teixeira
177.Dalva Garcia
178.Dalva Valente Guimarães Gutierres – Ufpa
179.Daniel Franco
180.Daniel Teixeira Da Silva – Discente Ufu
181.Daniela Gonçales Rando
182.Daniele Grazinoli
183.Danielle Almeida Carvalho - Consultora Autônoma
184.Danielle Corrêa
185.Danielle Do Nascimento Rezera – Doutoranda Unifesp
186.Danielle Palaro
187.Danilo Boscolo
188.Dara Dalila Neto
189.Dara Fritsch
190.Dara Souto Teixeira
191.David Assunção
192.Débora Caetano
193.Débora Cristina Goulart –Unifesp
194.Débora Felix Vidal
195.Débora Lopes
196.Débora Souza
197.Deborah Hesse
198.Deise Cristina Siqueli
199.Deise Lopes De Souza - Professora Sme- Sp/ Doutoranda Unifesp
200.Denilrea Perola Aparecida Paoli Macario
201.Denilson Soares Cordeiro –Unifesp
202.Denise Avarese
203.Denise Corrêa
204.Denise Helena Pereira Laranjeira - Uefs
205.Denise Marli Corino
206.Desire Luciane Dominschek Lima
207.Diana Mendes Machado Da Silva
208.Dileno Duatan Licas De Souza
209.Diogo Canhadas
210.Djalma Sutero Silva
211.Dorival Moreira Da Cruz
212.Douglas Pereira
213.Dulce Fernandes Barata
214.Durval Lara Fernandes
215.Edileine Vieira
216.Edilene Conceicao De Paula
217.Edinilza Souza
218.Edio Yabiku
219.Edna Laize Matos Da Silva- Discente Uefs
220.Edna Maria Farias Bezerra
221.Edson Do Espírito Santo Filho - Professor Uefs / Rede Mun. Ens. Feira De
Santana
222.Edson Souza De Oliveira
223.Eduarda Luz Mira
224.Eduardo Bin
225.Eduardo Oliveira Miranda - Uefs
226.Edvaldo S Soares Jr
227.Edwaldo Almeida
228.Edwana Nauar De Almeida
229.Eglê Wanzeler
230.Elaine Cristina Santos Da Silva
231.Elaine Franciscate
232.Elane Cristina Monte Lima
233.Eleni Gorgueira
234.Eliana C. D. Garofalo
235.Eliana Felipe
236.Eliana Pintor
237.Eliana Saraiva
238.Eliana Valle
239.Eliane Bruini
240.Eliane Costa
241.Eliane Martiniano De Souza Prof. E Conselheira Estadual Apeoesp
242.Eliani Galvão
243.Eliano Macedo Souza
244.Eliel Soares Orenha - Usp-Bauru
245.Eliene Alves
246.Elisabeth Diegner
247.Elisabeth Saua Xavier Ferraz
248.Elisângela Setúbal Duarte
249.Elisete Teixeira De Araújo / Professora Seduc-Sp E Sme-Sp
250.Elivanete Zuppolini Barbi
251.Elisangela Cardoso Hernandes Oliveira
252.Elizabete Pereira Barbosa - Uefs
253.Elizangela Maria Braga
254.Ellen Soler
255.Elton Viana
256.Emanuel Laranjeira
257.Emilene Ceará Barboza
258.Emmanuel Oguri Freitas- Uefs
259.Emmanuel Wambergue
260.Eraldo Carmo
261.Érica Almeida
262.Érica Zavanella
263.Ericharlison Sabino
264.Erika Cristina De Oliveira
265.Erika Gimenes
266.Erika Martins
267.Erivania Palaro
268.Erivelton Nascimento
269.Estela Pereira – Ifsp
270.Ester Myriam Rojas Osorio
271.Etelvino Bechara - Iqusp
272.Eunice Leite
273.Eurelino Teixeira Coelho Neto - Uefs
274.Eva Oliveira
275.Evaldo Célio Rabelo Da Trindade
276.Evaldo Piolli
277.Evandro Lobão
278.Evanilde Costa
279.Evelyn Caroline Mello
280.Evelyn Cristina
281.Everton Estevam
282.Everton Vasconcelos De Almeida
283.Evodio Maurício Oliveira Ramos – Uefs
284.Ewerton Andrade Da Silva
285.Fabiana Bezerra Costa Porto
286.Fabiana Dessotti
287.Fabiano Pupim
288.Fábio Dantas De Souza Silva - Uefs
289.Fábio Dos Santos Bouças
290.Fábio Kummrow
291.Fabio Oliveira De Castro - Professor Seduc-Sp/ Mestrando Unifesp
292.Fabio Teles
293.Fabiola Kato
294.Fabiola Lontra Alves Da Cruz
295.Fabíola Silva De Oliveira Vilas Boas
296.Fabrício Anunciação Dos Santos - Mestrando / Uefs
297.Fabrício Oliveira Da Silva - Docente Uefs
298.Faní Quitéria Nascimento Rehem - Docente Uefs
299.Felipe Ferraz
300.Felipe José Henrique
301.Felipe Saturnino
302.Felipe Solatti
303.Felippe Feitosa
304.Fernanda Alves
305.Fernanda Flores
306.Fernando Azevedo
307.Fernando Souza
308.Filadelfia De Sena
309.Fillipe Alfredo Neves
310.Flamínio De Oliveira Rangel
311.Flávia Menezes
312.Flávia Soares
313.Flávia Torres Da Silva
314.Flávio Nihi
315.Flordenice Pereira Dos Santos Pereira Dos Santos
316.Francisca Jane Marinho
317.Francisco Das Chagas Muniz Austríaco
318.Francisco Miraglia – Ime-Usp
319.Francisco Williams De Assis Soares Gonçalves Soares Gonçalves
320.Gabriel Alexandre Tavares De Paula
321.Gabriel Ferreira
322.Gabriel Meneses Barros
323.Gabriel Perrenoud Zottelli – Ifsp
324.Gabriel Pinheiro
325.Gabriel Saito – Doutorando Ipusp
326.Gabriel Silva
327.Gabriela Fonseca
328.Gabrielly Mantoan Bottine
329.Gaby Santos
330.Giane Rodrigues
331.Gilberto Dantas
332.Gilberto De Oliveira Avarese
333.Gilberto Tedeia –Unb
334.Gilda Campos
335.Gildenir Silveira
336.Gildione de Moura Alves
337.Giovana Santos
338.Giovanna Luchetta
339.Giovanna Rodrigues
340.Gisela Umbuzeiro
341.Giulia Bazon
342.Giúlia Rezende
343.Gláucia Maria Costa Trinchão - Uefs
344.Gleiciane Aragão - Unifesp
345.Gleise Campos
346.Glenda Lopes
347.Gregório Luís De Jesus – Docente Da Rede Municipal De Tucano- Ba
348.Grupo de Estudos da Exata Realidade - GEER
349.Guilherme Germer
350.Guilherme Laurentino
351.Gustavo Padilha
352.Gustavo Shimizu
353.Hadassa Daltro
354.Hannah Marcela Pedrosa Vasconcelos
355.Hannelore Vieth
356.Helder Garmes – Fflch/Usp
357.Helder Nunes
358.Helena Costa Lopes De Freitas
359.Hélio Aparecido Nunes
360.Hellen Cristina Costa De Souza Prof. Rede Estadual Sp
361.Heloísa Guimarães
362.Heloisa Leitão
363.Henrique Parra - Unifesp
364.Henrique Souza
365.Heryka Xavier
366.Hilidia Souza
367.Horacio Martin Ferber – Uba –Argentina
368.Hortência Do Socorro Braga De Oliveira
369.Ianca Medeiros
370.Ida Gama
371.Idalina Souza Mascarenhas Borghi
372.Inacia Winholth De Souza
373.Inês Barbosa De Oliveira - Uerj
374.Ingrid Aparecida Peixoto De Borba – Discente Unifesp
375.Ingrid Costa Ribeiro Souza
376.Iracema Vaiquiria Ferrarezi Guerra
377.Iraci Frederico
378.Iraides Staciarini
379.Irene Maria Dietschi
380.Irlana Jane Menas Da Silva
381.Isabel Furlan Jorge
382.Isabel Melero Bello - Unifesp
383.Isabelly Victória
384.Isis Hueza - Unifesp
385.Israel Pompeu F. Martins
386.Ivan Luis Dos Santos – Ifsp/Itaquaquecetuba
387.Ivanilde Fracalossi
388.Ivany Pino
389.Ivone Maia De Mello
390.Iza Cristina Prado Da Luz
391.Izabella Victoria
392.Izilda A. Bagatin
393.Izildinha Rita Augusto
394.Jackeline Maria
395.Jackeline Silva Lopes
396.Jacqueline Magalhães Alves
397.Jacqueline Nunes Araújo - Uefs
398.Jadilson Lourenço Da Silva - Supervisor Seduc-Sp/Doutorando Unifesp
399.Jamielle Santos Nascimento - Prof. Rede Estadual Sp
400.Jandira Claudia Sousa
401.Jane Maria Da Silva Monte
402.Jane Maria França Ramos
403.Janete Anholetto
404.Janete Bolite Frant
405.Jaquelina Imbrizi
406.Javier Comesana
407.Jaylson Javier
408.Jediã Lima
409.Jessica Ataide
410.Jéssica Fernandes
411.Jéssica Portugal
412.Jessica Silva
413.Jessica Vieira
414.Jheisi Bischoff
415.Joaci Pereira Furtado –Uff
João Zanetic - If-Usp
416.Joana Batista Silva
417.Joana D’arc Ramaldes Coelho
418.João António
419.João Batista
420.João De Castro Ribeiro Castro
421.João Dos Reis Silva Júnior
422.João Henrique De Oliveira Santos
423.João Paulo Lopes De Souza
424.João Vitor Manarin
425.Jones Schmitz
426.José Aita
427.José Alves – Unifesp
428.José Alves Da Silva
429.José Augusto Oliveira
430.José C. P. Leivas
431.José Conceição Silva Araújo – If Bahia
432.José Flamarion Pelúcia Silva
433.José Guilherme Franchi
434.José Luís Pio Romera - Stu-Unicamp
435.José Marcelino De Rezende Pinto – Usp Ribeirão Preto
436.Jose Medeiros
437.José Orlando Mingossi
438.Jose Raimundo
439.José Robério
440.José Robério
441.Josefa Losada Valle
442.Josefa Vieira
443.Josely Cardoso
444.Josenir Pantoja Da Silva
445.Josiane Santiago Dos Santos Andrade Mestranda Uefs E Coord. Ped. Rede
Estadual
446.Joyce Wassem
447.Jucineide Santos Da Rodrigues
448.Julia França
449.Juliana Bonfim
450.Juliana Carvalho Barbosa Silva
451.Juliana Cristina Terra De Souza
452.Juliana Oliveira Dos Santos
453.Juliana Silva
454.Júlio Borges Soares - Prof. Rede Estadual Sp
455.Julliana Bezerra
456.Juracilda Santos
457.Juracy Santana Rodrigues- Uneb
458.Jussara Cio
459.Kaled Sulaiman Khidir
460.Karen Amaral
461.Karla Cruz
462.Karolina Alves
463.Karoline Barros
464.Katia Beraldi
465.Katia Cristiane Borges Sabino
466.Katia Danielle Santos Silva Rozzato
467.Katia Pirola
468.Kayana Figueiredo
469.Kelly Menezes
470.Kelly Silva
471.Kelma De Freitas – Ifsp/Itaquaquecetuba
472.Kethelyn Caroline Da Silva
473.Kethilyn Martins
474.Keturiny Fernandes Marques Rezende
475.Kimiko Sato
476.Kleber Alves
477.Ladjane Sousa
478.Laecio Andrade Silva
479.Laiane Lima De Souza
480.Lais Monteiro
481.Lais Souza
482.Larissa Ellen
483.Larissa Estevão - Ufpe
484.Larisse Nobre
485.Laura Duarte
486.Laura Guerra
487.Laura Silva
488.Lauri Braga
489.Leandro Botelho
490.Leila Maria Camargo
491.Leni De Cassia Hayashida
492.Leomárcia Caffé Uzêda - Docente Uefs
493.Leonardo Crochik
494.Leonardo Figueiredo Villardo
495.Leonora Valadares
496.Letícia Da Silva
497.Letícia Layz Conceição Santos
498.Letícia Lopes
499.Letícia Martins Feitosa Lopes
500.Letícia Negreiros
501.Leticia Rodrigues
502.Letícia Theodoro
503.Lidia Leonel
504.Lilia Gonzaga Lopes
505.Lilian Cavalleri
506.Lilian Raquel De Stoco
507.Lilian Salez
508.Liliane Bordignon
509.Lina Gláucia Elias
510.Lindava Ferreira Costa
511.Lineu Nório Kohatsu – Ipusp
512.Lívia Bomfim Santos
513.Lívia Jéssica Messias De Almeida
514.Livia Senra De Souza Duque
515.Lívia Silva Damasceno
516.Lorrany Mayara
517.Luana Costa
518.Luana Maciel
519.Lucas Amaral
520.Lucas Andrade De Souza
521.Lucas Araújo
522.Lucas Eduardo Rodrigues Matos
523.Luci Guidio
524.Lúcia Esteves Duarte
525.Luciana Caperuto
526.Luciana Coutinho - Ufscar
527.Luciana Magina
528.Luciana Palhares
529.Luciane Fontes
530.Luciane Modanez
531.Luciane Monteiro Oliveira
532.Luciano Marra
533.Luciano Soares
534.Luciene Maria Da Silva- Uneb
535.Lucilea Gandra
536.Lucilene Barbosa De Jesus
537.Lucilia Augusta Lino (Ufrj)
538.Lucilia Borsari - Ime-Usp
539.Lucimêre Rodrigues De Souza- Uefs
540.Lucivaldo Ribeiro Do Nascimento Ribeiro
541.Ludimilla Santos
542.Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante - Docente Uefs
543.Ludymila Brandão Motta
544.Luís Antonio Cajazeira Ramos – Poeta
545.Luis Antônio Souza
546.Luis Eduardo Abbud Lopes
547.Luis Paulo Morais
548.Luiz Alberto Dos Santos - Prof. Rede Estadual E Municipal Sp
549.Luiz Augusto Macedo Dias
550.Luiz Bezerra Neto
551.Luiz Carlos Gonçalves De Almeida – Conselheiro Regional Apeoesp
552.Luiz Dourado (Ufg)
553.Luiz José Eduardo
554.Luiz Rodrigues
555.Luiza Monteiro
556.Luiza Moreira
557.Luiza Oliveira Hilario
558.Lutty Guilherme Fortes
559.Luziete Lopes Da Neri
560.Lygia Maria Ferraz Bovo
561.Mabel Carneiro Da Silva Oliveira
562.Magno De Souza Oliveira
563.Maiar Nascimento
564.Maíra Dombroski
565.Maíra Marcela Ramos
566.Mairise Souza
567.Mannoella Neves
568.Manoel Dilton Pinto Da Rocha
569.Manoel Fernandes De Sousa Neto – Fflch/Usp
570.Manoela de Souza Alves
571.Mara Capparelli
572.Marcela Rorato
573.Marcelo Bairral
574.Marcelo Palaro
575.Marcelo Paziano Da Silva
576.Marcelo Quintão E Silva
577.Marcelo Ramanoski
578.Márcia Ap. Da Silva Tavares
579.Márcia Aparecida Jacomini –Unifesp
580.Márcia Buss Simão
581.Márcia Camilo
582.Márcia Fernandes
583.Márcia Maria Menendes Motta - Uff
584.Marcia Netto
585.Márcia Regina Car – Usp
586.Márcia Regina Ciscati
587.Marcia Regina Neres Santos
588.Márcia Regina Silva
589.Márcia Santos
590.Marcilene Araújo
591.Marcio Pereira Dos Santos
592.Marco Antonio Rossi
593.Marco Moraes
594.Marcos Bernardino De Carvalho
595.Marcos Borges
596.Marcos Eduardo Querido
597.Marcos Natanael Faria Ribeiro – Ifsp/Sjc Doutorando Unifesp
598.Marcus Vinicius Macedo Dias
599.Marênia Do Socorro Soares Gonçalves Soares Gonçalves
600.Maria Aparecida Leonel Gonçalves
601.Maria Aparecida Oliveira
602.Maria Aparecida Pestana
603.Maria Azevedo
604.Maria Carla Carrochano – Ufscar
605.Maria Carolina Lima
606.Maria Carolina Moraes Danelon Jerônimo
607.Maria Celia Vieira Da Silva
608.Maria Cleide de Queiroz Costa
609.Maria Cleonice Braga
610.Maria Conceição Rosa Cabral
611.Maria Cristina Dos Santos
612.Maria Cristina Gobbi
613.Maria Da Conceição Lima De Jesus
614.Maria Da Conceição Morais Queiroz
615.Maria Da Graça Alves Bouth
616.Maria Da Penha Feitosa Feitosa
617.Maria Das Dores De Souza E Silva
618.Maria Dayse De Camargo
619.Maria De Fátima Barbosa Abdalla
620.Maria De Fátima Marcari
621.Maria De Lourdes Rodrigues Silva
622.Maria Do Livramento Festeira De Aviz
623.Maria Do Parto Ferreira Nogueira
624.Maria Do Socorro Jorge Da Silva
625.María Dolores Aybar Ramírez
626.Maria Duarte
627.Maria Eduarda Borges Santiago
628.Maria Eduarda Gonçalves Da Silva
629.Maria Emília Sulva
630.María Fernanda Aybar
631.Maria Garcia
632.Maria Gorete Cardoso
633.Maria José Albuquerque da Silva
634.Maria José Oliveira Duboc - Uefs
635.Maria Julia Siqueira
636.Maria Lucia Lanza
637.Maria Lúcia Marra
638.Maria Lucia Mello E Cacciola
639.Maria Luiza Gastal
640.Maria Nilvia Curi Ramia Grisi Nabuco
641.Maria Nizete Azevedo
642.Maria Ribeiro Do Valle
643.Maria Silvia Moraes
644.Maria Solange Da Silva
645.Maria Sônia De Souza Sônia
646.Maria Sylvia Rogério
647.Marian Ávila De Lima Dias –Unifesp
648.Mariana Ferreira Lopes
649.Mariana Funes De Campos
650.Mariana Gonçalves Ferreira
651.Mariana Pantoja Neves
652.Mariana Silva
653.Mariana Vh
654.Marielna Ramos Pontes
655.Marielson Rodrigues Guimarães
656.Marieta Gouvêa Penna –Unifesp
657.Marilene Garcia
658.Marilene Lopes Da Rocha - Uefs
659.Marília Ferraz
660.Marilucia Da Silva Carvalho
661.Marilza Aparecida Da Silva
662.Marina Berardo Da Silva Passos
663.Marina Hatoum
664.Mario Giorgi Barros M. De Miranda - Discente Fmu
665.Mario Oliveira Teixeira
666.Marise Fonseca
667.Mariza Monica Carvalho
668.Marlene Messora De Oliveira
669.Marlene Palhares
670.Marli Viçoti
671.Marlucia Martins
672.Marta Alencar Dos Santos - Uefs
673.Marta Luiza Bispo P. Roseno Prof. Rede Estadual Sp
674.Marta Queiroz
675.Marta Rodrigues da Silva
676.Mary Stat
677.Matheus Ferreira
678.Matheus França
679.Mauricio Talebi - Unifesp
680.Mauro Cesar Soares De Oliveira - Prof. Rede Estadual Sp
681.Mauro Gilberto Ribeiro Da Costa
682.Mauro Lopes Leal
683.Maxwell Rodrigues
684.Mellina Azevedo Verol De Freitas – Discente Unirio
685.Mendonca Lopes
686.Mesaque Rabelo Da Silva
687.Michel Cyrino Ackel Bollos
688.Michele Gouveia
689.Michele Schultz
690.Michele Xavier
691.Micheli Cristina
692.Michelle Orlandi
693.Milena Brentini Santiago
694.Milena Ferreira
695.Milenne Vitória
696.Mirian Veronica Saez Herrera
697.Mirian Warde – Unifesp
698.Moisés Ferreira
699.Moisés Lima
700.Monica Masumi Hosaka
701.Monique Rufino Silva Pessoa – Docente Centro Paula Souza /Mestranda
Unifesp
702.Nádia Socorro Fialho Nascimento
703.Nailce Picanço De Souza
704.Nanci F. R. Lima Lima
705.Natália Aparecida Silva
706.Natalia Dias – Discente Unifesp
707.Natalia Scabora
708.Natália Silva Santos
709.Natalie Wanzeler
710.Nathaly Olivia
711.Nazareno De Souza
712.Nelci Coutinho Silva
713.Nelci Santos
714.Nelson Berndt
715.Nicolle Cristine
716.Nila Madureira
717.Nilvan Clementino
718.Noeli Aparecida Fernandes - Supervisora Aposentada Seduc-Sp/Mestranda
Unifesp.
719.Nycole Botelho Dos Santos – Discente Unifesp
720.Olga J. Duarte
721.Olgaíses Cabral Maues
722.Olinda Evangelista
723.Olivia Dias
724.Orlando Nobre Bezerra De Souza
725.Osman Martiniano De Souza – Prof. E Conselheiro Estadual Apeoesp
726.Osvaldo Bonifácio
727.Otília Fiori Arantes –Fflch/Usp
728.Ozani Martiniano De Souza Gestora E Diretora Estadual Da Apeoesp
729.Pan Versalhes
730.Patrícia Ferreira Duarte
731.Patrícia Linardi
732.Patrícia Lopes
733.Patrícia Nascimento
734.Patrícia Rodrigues
735.Patrícia Rodrigues Ramalho Barber
736.Patrícia Siqueira
737.Patrick Luiz Flausino
738.Paula Costa
739.Paula Da Cal Araujo
740.Paula Eveline D'anunciação
741.Paula Nivea Araújo Ramos
742.Paulo Arantes – Fflch/Usp
743.Paulo Cesar Centoducatte
744.Paulo Cesar Ferreira
745.Paulo Eduardo Marques
746.Paulo Eduardo Moruzzi Marques - Usp-Piracicaba
747.Paulo Godoy
748.Paulo Henrique Aparecido
749.Paulo Henrique Brandão Da Silva
750.Paulo Magalhães
751.Paulo Oliveira
752.Paulo Raiz
753.Pedro Ganzeli
754.Pedro Macedo
755.Pedro Tamburús
756.Pietra Fattorelli
757.Pietro Baquião
758.Pricila Oliveira De Araújo - Uefs
759.Priscila Abdalla
760.Priscila Diniz
761.Rafael Gomes
762.Rafael Moretto
763.Rafaela Bispo
764.Rafaela Goulart
765.Rafaela Salles De Souza Galdino
766.Rafaela Sousa Guimarães
767.Rai Trindade
768.Raimunda Celeste Souza Ferreira
769.Raissa Pinheiro- Mestranda Unifesp
770.Raissa Turik
771.Raquel Gomes D’alexandre / Professora De Ensino Superior – Sp
772.Raquel Helena De Oliveira Bueno
773.Raquel Milani
774.Raul Ferreira Moreira Junior
775.Regina Celia Penteado Lian
776.Regina Miyeko Oshiro
777.Reinalda Souza Oliveira – Uefs
778.Reinaldo Ortiz De Sousa - Pcnp - Seduc-Sp/ Doutorando Unifesp
779.Renata Cristina Dos Landmann
780.Renata Pantoja Nobre De Andrade
781.Renata Pazini
782.Renato De Oliveira Costa
783.Renato Marcone
784.Renato Milagres Innecco
785.Renato Quintino
786.Renilton Cruz
787.Ricardo Braga
788.Ricardo Casco –Universidade Ibirapuera
789.Ricardo De Almeida Bessa
790.Rita De Cassia Da Costa Silveira Gosta Silveira
791.Rita De Cassia Félix De Araújo
792.Rita De Cássia Matheus Carvalho
793.Rita De Cassia Vereda
794.Rita Florentino
795.Roberta Kelly Amorim De França
796.Roberto Alves De Oliveira
797.Robson Sabbadini Francisco
798.Rodolfo Chaves
799.Rodolfo Santos De Miranda - Docente Pm Terra Nova/ Rede Estadual Da
Bahia
800.Rodrigo Barros Gewehr –Ufal
801.Rodrigo Conceição Ferreira De Moraes- Docente Sme/See-Sp /Mestrando
Unifesp
802.Rodrigo Da Silva Gonçalves
803.Rodrigo Santos
804.Rodrigo Severo
805.Rogério Cunha
806.Rogério Gabriel
807.Ronaldo Luiz Mincato
808.Roni Ivan Rocha De Oliveira
809.Rosa Maria Iankowski
810.Rosa Maria Moraes
811.Rosa Pantoni
812.Rosália Medeiros
813.Rosana Bastos
814.Rosana Evangelista Cruz –Ufpi
815.Rosana Gemaque –Iced-Ufpa
816.Rosana Rolim
817.Rosane Lopes E Silva
818.Rosane Queiroga Eliotério
819.Rosângela Do Rosário Gomes
820.Roseli Braff
821.Roseli Giordano –Ufpa
822.Rosiane Maria Aparecida Da Silva Silva
823.Rosiete Santana
824.Rosimê Meguins
825.Rosimeire Andrade De Jesus
826.Rossi Morais
827.Rosyane De Moraes Martins Dutra
828.Roxana González – Undav - Argentina
829.Rozinaldo Miani
830.Rubia Araújo Ramos
831.Rute Aparecida Brunelli
832.Sabrina Bitencourt
833.Sabrina Lobo Tito
834.Salomão Hage
835.Salomão Santiago
836.Salvador Cacciola
837.Samantha Saib Andrades Azevedo
838.Samira Araújo
839.Sandra Altino Queiroz – Prof. Rede Estadual Sp
840.Sandra Da Cunha Cirillo – Mestranda Ipusp
841.Sandra Gomes Dumont Defendi - Supervisora Sme/ Doutoranda Unifesp
842.Sandra Helena Cartagenes Bouth
843.Sandra Maria Albernaz Esquerdo
844.Sandra Maria Berardo Toscano
845.Sandra Souza De Santana
846.Sandra Valeria Vassiliades
847.Sandro Luis Quintino
848.Sandy Lira Ximenes Lima – Mestranda Unifesp
849.Sandy Monteiro
850.Sansão de Loiola Castro
851.Sara Carvalho
852.Sarafina Moreira Carneiro
853.Sarah Gomes
854.Saronná Sousa
855.Satierle Nunes Ginelli
856.Sebastiana Araújo Da Costa
857.Sebastião Sávio Costa
858.Selma Soares De Oliveira -Uefs
859.Selma Venco – Fe Unicamp
860.Sérgio Antônio Luchetta
861.Sergio Fonseca
862.Sergio Luis Marques De Mendonça
863.Sergio Stoco –Unifesp
864.Sévio Barbalho
865.Shirley Possidonio - Unifesp
866.Silene Santana De Castro
867.Silmara Maria Machado
868.Silvia Antonia Figueiredo Pereira
869.Silvia Moraes
870.Silvia Viana - Eaesp - Fgv
871.Silvio Carneiro – Ufabc
872.Silvio José Benelli
873.Simone Cardozo
874.Simone Dos Santos Borges
875.Simone Moreira De Moura –Uel
876.Simone Nacaguma
877.Sofia Gallotti
878.Solange Aparecida C. De Amorim
879.Solange Da Silva
880.Solange Jarcem
881.Solange Maria Silva
882.Solange Mary Moreira Santos - Uefs
883.Solange Ribeiro
884.Sônia Marta Oliveira
885.Sonia Tellaroli
886.Sophia Anni Araújo
887.Suelen Rezer
888.Suellen Albuquerque
889.Suely Dos Santos Souza - Uefs
890.Suleni Oliveira
891.Suria Seixas Neiva Pasini – Discente Senac Sp
892.Suzana Coata
893.Syomara Assuite Trindade - Uefs
894.Tainá Caroline Estevam
895.Taís Costa
896.Taisa Goes
897.Tamara Beluzzo Dos Santos
898.Tamires De Assis Lima Martins
899.Tamires Pereira
900.Tamires Rodrigues Santos
901.Tamiris Dos Santos Reis Moraes
902.Tania Mara De Souza Castro
903.Tânia Rodrigues Cruz
904.Tatiana Pereira
905.Tatiane Damaceno Barreto –Prof. Sme/Sp E Mestranda Unifesp
906.Tatiane Silva De Oliveira – Prof. Da Rede Estadual E Municipal De Sp
907.Teixeira Luiz Monteiro Teixeira
908.Telma Borges
909.Temir Navarro
910.Teresa Cristina Telarolli
911.Thaiane Costa Marçal
912.Thais Andreotti
913.Thais Fernanda Martins Nascimento - Mestranda Unifesp
914.Thaís Forato - Unifesp
915.Thais Melo
916.Thais Nascimento
917.Thamíris Santos
918.Thauane Passos
919.Thelma Giati
920.Therezinha Hernandes
921.Thiago Augusto De Oliveira Da Conceição
922.Thiago Do Vale Costa
923.Thiago Souza
924.Thomas Puttker
925.Tiago Duarte
926.Tiago Santos Sousa
927.Trindade Martins Izidoro
928.Valdécio Silvério Bezerra – Unicid
929.Valdelúcia Alves Da Costa – Uff
930.Valdemir Gomes
931.Valdir Luiz Gomes
932.Valéria Luchetta
933.Valéria Madeira Martins Ribeiro
934.Valéria Resende
935.Valeria Sousa Sanchez
936.Valesca Jannis
937.Valter Pedro Batista – Supervisor Seduc/Sp E Doutorando Unifesp
938.Vanessa Batista Mascarenhas - Docente Feira De Santana
939.Vanessa Bouth
940.Vanessa Costa
941.Vanessa Do Nascimento Vicentini Sme-Sp / Mestranda Unifesp
942.Vanessa Margonar – Discente Unifesp
943.Vanessa Santana Dos Santos – Docente Ufjf E Doutoranda Unifesp
944.Vânia Maria Barbosa Dos Santos
945.Vânia Nogueira
946.Vânia Pereira Moraes Lopes – Docente Da Rede Estadual De Educação Bahia
947.Vania Sales Da Silva - Prof. Rede Estadual- Sp
948.Vanilda Vasconcelos
949.Vera Capucho
950.Vera Lúcia Jacob Chaves
951.Verá Maria Cabreira
952.Verissimo Dos Santos Furtado Filho - Professor Seduc-Sp/Doutorando Unifesp
953.Verônica Fagundes Vieira
954.Verônica Luiza Teixeira Martins
955.Victor Guedes Souza
956.Victoria Ohana
957.Victória Ramos
958.Vinicio Nascimento
959.Vinicius Antonio Detta Barreiros
960.Vinicius Montebelo
961.Vinícius Rodrigues
962.Virgínia Camile Dias Da Cunha
963.Virginia Sene Fernandes
964.Vitor Craveiro
965.Vitor Silva
966.Vitoria Lima
967.Viviane Silva
968.Wadlla Souza
969.Wagner Neves Magno
970.Wagner Sant'ana Barreto
971.Waldira Do Perpetuo Socorro Calado Dias
972.Walson Lopes - Professor Seduc/Sp
973.Wanessa Andrade Damm
974.Weiber Pedretti
975.Welio Meireles De Souza – Discente Unifesp
976.Willian Souza
977.Wilson Teixeira
978.Wilson Venancio
979.Yossef Castelo
980.Zaine Mattos
981.Zuila Carvalho Flexa



Hoje: Sergio está contando com você!

Sergio Stoco precisa do seu apoio na petição «todos aqueles que defendem a educação pública: Carta em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade, em tempo de pandemia.». Junte-se agora a Sergio e mais 861 apoiadores.