Absorventes livres nos banheiros e conversas sobre menstruação nas escolas particulares!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
manuela inocencio criou este abaixo-assinado para pressionar Todos e

Atualmente muitas mulheres vivem em situação de rua ou em presídios e tem pouca ou nenhuma assistência em seu ciclo menstrual. Sem dinheiro para comprar ou sem disponibilidade acessível à quantidade de absorventes necessária, muitas optam por soluções precárias, como retalhos de pano ou, em situações mais graves, algumas utilizam até mesmo miolo de pão! O acesso a absorventes deveria ser um direito de todas as mulheres e, assim como o governo distribui camisinhas em postos de saúde e metrôs por questão de saúde pública, acreditamos que também deveriam disponibilizar absorventes gratuitamente, afinal, isso também se trata de uma questão de saúde pública, e a menstruação é um ciclo natural, não escolhemos se vamos menstruar ou não. MENSTRUAR COM DIGNIDADE NÃO DEVERIA SER UM LUXO!!!

Muitas mulheres são submetidas a situações insalubres todos os dias devido a essa falta de acesso, sendo que cerca de 26% das adolescentes entre 15 e 17 anos não tem condições de passar pelo seu período menstrual, não tendo acesso a nenhum tipo de absorvente. A falta de acesso a protetores menstruais e ao conhecimento do próprio corpo limita a vida de muitas mulheres ao redor do mundo. Um dos problemas que acarreta nessa precariedade em relação a essas meninas e mulheres, além da situação sócio econômica, é a falta de debates e conversas sobre menstruação em decorrência dos tabus colocados acerca do tema. O estigma da menstruação é um tipo de misoginia, a sociedade em geral vê a menstruação como algo vergonhoso e que deve ser escondido, e, quanto menos falamos sobre isso, mais reforçada fica a ideia de que a menstruação não deve ser debatida. Além de que achamos que seria importantíssimo colocar absorventes na escola para que as garotas que tenham mais vergonha possam utilizá-los sem impedimentos

Como a menstruação é um tabu que raramente é discutido, fazendo com que as meninas não tenham um amplo conhecimento sobre seus próprios ciclos, achamos que essa temática deveria ser dada na escola, com discussões e debates a partir do 6*ano, quando as garotas começam a entrar neste universo, e assim, até mesmo as garotas que menstruam mais tarde já teriam tido essa conversa e teriam mais informações sobre seu ciclo, possibilidades e aprender que tá tudo bem, isso é natural.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!