Testes de coronavírus já! Precisamos testar em massa a população brasileira

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 150.000!

Como cidadã brasileira, venho aqui exigir de nossos governantes a realização, com urgência, de testes em massa para identificar pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil.

Essa medida é essencial para conter o avanço da pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde, e precisa ser prioridade neste momento! Pois já caminhamos para o colapso da capacidade máxima de atendimento à população pelo nosso sistema de saúde.

O Ministério da Saúde havia anunciado que disponibilizaria 22,9 milhões de kits para enfrentar a doença. Mas agora já está prevendo que a distribuição não será nem a metade disso (deve chegar a 9,1 milhões até julho). Até o dia 9 de abril, apenas cerca de 900 mil exames tinham sido distribuídos pelo país.

O número de casos de Covid-19 tem aumentado exponencialmente a cada dia, mas a população não está sendo testada — principalmente os que estão em vulnerabilidade social. Muitas famílias estão enterrando seus entes queridos sem um diagnóstico exato, o que torna esse momento ainda mais doloroso.

Além disso, sem os testes em massa, não saberemos nunca qual é o retrato real do problema. O governo brasileiro está testando apenas pacientes em estado grave e já foi criticado pela OMS por essa decisão, que distorce o número real de casos comunicados. Sem a testagem em massa, fica cada vez mais difícil mapear e combater o agravamento da pandemia. As autoridades brasileiras seguem negligenciando as orientações da OMS, colocando em risco toda a população.

Como cidadã, que elege os governantes, exijo que a população seja testada em massa para o novo coronavírus e que os 22 milhões de testes prometidos sejam distribuídos!

Acredito que toda a sociedade precisa cobrar dos governantes eleitos por nós! Vamos exigir este que é um direito nosso! Ministério da Saúde e Anvisa precisam garantir os testes já!