VIVA EMBAP VIVA!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!

POR UM NOVO TEMPO DE ARTE

A antiga sede da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP está em ruínas e precisa ser restaurada para que volte a fazer parte do nosso patrimônio cultural e histórico, abrindo novamente suas portas para a comunidade.

A EMBAP foi a primeira escola de artes paranaense de nível superior em Curitiba fundada em 17 de abril de 1948. Por suas salas de aula passaram muitos artistas, educadores e agentes culturais. É um marco fundamental da formação de importantes profissionais no campo das artes plásticas e música no Estado do Paraná através do Ensino Público Superior e Gratuito.

Diferente das demais universidades, a BELAS, como é carinhosamente chamada, reunia uma energia muito peculiar que fez com que todos que frequentaram seus cursos nunca deixem de lembrar com carinho tudo que por lá viveram e aprenderam.

Curitiba já foi considerada a Cidade Universitária e a Cidade Ecológica e podemos sonhar também com a Cidade das Artes, pois são vários os espaços destinados às artes como o MON - Museu Oscar Niemeyer, conhecido como o Museu do Olho, a Ópera de Arame, espaço ímpar para apresentações artísticas, o Teatro Guaíra, instituição secular e tantos outros museus, teatros, ateliês, salas de exposições e apresentações, patrimônios históricos restaurados, preservados e inaugurados.

Por acreditarmos que a arte forma um melhor indivíduo, um cidadão sensível ao mundo, e que o artista transforma o mundo com suas intervenções, nós, os ex-alunos, ex-professores e/ou simplesmente admiradores das artes, conscientes da sua importância e benefícios na transformação do indivíduo e por ele do seu entorno, contamos com a sua assinatura para que possamos enviar aos órgãos responsáveis um pedido da comunidade com o objetivo de sensibilizá-los para a restauração e revigoração do prédio localizado na Rua Emiliano Perneta, 179, centro de Curitiba.

Este prédio histórico da EMBAP teve um papel importante na formação das pessoas, revelando artistas que hoje continuam ensinando e divulgando a arte, por isso merece mais atenção e cuidado.

Restaurar e revigorar o prédio vai transformá-lo numa casa de cultura aberta para a comunidade, com espaço para um memorial da escola, sala de exposição de trabalhos de artistas novos e renomados, um auditório para apresentações de música, uma livraria de artes e um café cultural. Além disso, oficinas de artes visuais e música, salas para práticas de extensão universitária, formação de público e lazer cultural, farão com que este espaço se integre ao centro histórico de Curitiba, amplificando o pulsar artístico tão importante para novas gerações do Paraná e assumindo um papel na mediação cultural para a transformação da realidade.

Assim, com as adaptações necessárias para seu novo objetivo e funcionamento, nossa cidade resgatará mais um espaço cultural para se orgulhar, a CASA DAS ARTES - EMBAP.

Através das mãos de nossa representante, a renomada artista plástica paranaense Estela Sandrini, formada pela EMBAP em 1967, diretora do MON entre  2011 e 2017, representando todos aqueles que compartilham e acreditam  nesta manifestação, será encaminhado este abaixo assinado ao poder público paranaense como forma de apresentar a justa e importante reivindicação de preservação do patrimônio com a restauração do prédio,  propondo um novo e digno tempo para a arte.

Participe desse movimento VIVA EMBAP VIVA pela CASA DAS ARTES - EMBAP

Assine o abaixo-assinado e divulgue em suas redes.

link do vídeo: https://youtu.be/BXG5DMS_8qs

Facebook: https://www.facebook.com/vivaembap.viva

Instagram: https://www.instagram.com/vivaembapviva/

para mais informações, envie email para nosso endereço eletrônico: vivaembapviva@gmail.com