NÃO FECHEM O CIEM-CPRM EM APIAÍ!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

O Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares do Serviço Geológico do Brasil (CIEM-CPRM) é um centro integrado de ações ambientais mantido pela CPRM na cidade de Apiaí-SP. O CIEM-CPRM realiza atividades ambientais com a comunidade de todo o Vale do Ribeira. Inaugurado em 10 de julho de 2005, ocupa o terreno da antiga Usina Experimental de Chumbo de Apiaí, que se encontrava desativada desde 1956. Para a recuperação e restauração da área, foram feitos diversos investimentos, sendo necessário um ano e meio de trabalho para deixar o local em condições adequadas de uso.

Hoje, o CIEM-CPRM abriga um alojamento com capacidade para 50 pessoas, além de sala para apresentações. Possui um museu mineralógico com espécimes de rochas e minerais do Vale do Ribeira e do Brasil. Tem também uma biblioteca com ponto de leitura. É um importante ponto de apoio para estudantes, pesquisadores e monitores que fazem seus trabalhos e estudos na região.

O CIEM-CPRM dá suporte logístico e técnico para atividades de campo de diversas entidades de ensino. Por ano, entre 600 e 1000 alunos passam pelo Centro. Entre os parceiros da área de ensino podem-se citar inúmeras Escolas municipais, técnicas e universidades, principalmente dos estados de São Paulo e Paraná. Nesta lista estão a USP, UNICAMP, UNESP, UFPR, UNIPAR, EGRIC-UNESP, Liceu Pedro II e Colégio Piracicabano, entre outros.

A manutenção do centro é realizada pela CPRM, mas nunca houve a previsão de um repasse fixo para sua manutenção e custeio. Hoje, o Centro conta com 5 funcionários (1 biólogo, 2 técnicos de mineração e 2 ajudantes) para realizar estas tarefas.

Com os cortes de verbas, o CIEM corre sério risco de fechar as portas e ver seu trabalho ambiental de tantos anos com a comunidade ser encerrado. O fomento à economia local propiciado pelos estudantes, professores e pesquisadores tambem seria descontinuado. Mais do que isso, toda a comunidade do vale do Ribeira ficaria sem um importante parceiro nas ações preservacionistas e de Educação Ambiental.

Por isso, precisamos que a Diretoria da CPRM tome providencias no sentido de legitimar o CIEM, garantindo um aporte fixo de verbas para a manutenção do Centro. É necessário um compromisso maior da direção da CPRM no sentido de salvaguardar as atividades do CIEM.

Isso faz parte do compromisso do Serviço Geológico do Brasil – CPRM com a comunidade, e dos princípios de Sustentabilidade e Responsabilidade Social promovidos por esta instituição.

NÃO DEIXEM O CIEM-CPRM FECHAR!

Hoje: Jefferson está contando com você!

Jefferson Picanço precisa do seu apoio na petição «SUREG-SP : NÃO FECHEM O CIEM-CPRM EM APIAÍ!». Junte-se agora a Jefferson e mais 1.889 apoiadores.