AJUDE A MANTER O BIOMA MATA ATLÂNTICA, SUA FAUNA E FLORA.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

Estamos sendo vítimas das detonações de uma pedreira que a Usibrita tem concessão em Betim/MG. O desmatamento para ampliar o perímetro de detonação está colocando em risco a fauna e flora de área do Bioma Mata Atlântica, área essa habitada  por onças, lebres, siriemas, saruês, corujas, capivaras, miquinhos, tucanos, e tantas outras espécies animais, que sofrem com o barulho da detonação, assim como com a nuvem de poeira levantada e a derrubada de árvores, muitas vezes com ninhos. A cada tremor de solo corresponde um impacto poluidor e destrutivo que também atinge os moradores da região, posto que a empresa está avançando  em direção às casas e já chegou a menos de 100 metros de várias delas. Essas mesmas casas são atingidas por pedras que podem causar um acidente  fatal caso atinjam alguém, além de terem suas estruturas abaladas com rachaduras, o que corresponde à depreciação do valor patrimonial. Não temos conhecimento de um plano de comunicação com a comunidade, exceto por informarem a hora do desmonte, que nem sempre ocorre quando avisado. Também não temos conhecimento se há monitoramento de sobrepressão atmosférica, vibração do terreno, lançamento de fragmentos, gases, poeira, ruído. Sabemos, entretanto, que não foi feito nenhum levantamento do número de casas impactadas, nem o nível de impacto em cada uma.

Pedimos, portanto, a avaliação junto aos órgãos competentes para a verificação quanto à ampliação do desmatamento no Bioma Mata Atlântica e o atendimento dos requisitos legais visando proteger fauna, flora e moradores do entorno, muitos deles pessoas de idade, bebês, enfermos, que sofrem - e muito - com as constantes detonações.