Abaixo-assinado encerrado

Superlotação no ensino é um descaso com nossos filhos! Queremos mais creches!

Este abaixo-assinado conseguiu 11.699 apoiadores!

Minhas filhas estudam no Cemei Haydee em Campinas SP há três anos. Nesses três anos vi a qualidade da creche cair abruptamente. Participo do Conselho de Escola e da Comissão de Própria Avaliação para ajudar a melhoria na escola.

Não importa quanto nós (pais) e os educadores nos esforcemos, o descaso da prefeitura de Campinas com nossas crianças é evidente e cada vez piora mais.

A novidade é que agora irão transferir minha filha de sala para colocarem crianças menores na sala dela. Minha filha, que já se adaptou com os amigos e com a equipe, será transferida de sala para a escola dar conta da demanda.

Explicando melhor: há três anos atrás estamos com excesso de crianças. Ano passado, para tentar melhorar, algumas turmas, que também estavam com crianças acima da capacidade, começaram receber os "mais velhos" do berçário para melhorar a super lotação, uma proposta do Naed Sudoeste. Vamos dizer que igualou a lotação. Parece que não funcionou, porque esse ano novamente será feito esse remanejamento. E pelo jeito haverá mais vezes! Até quando?

Houve pouquíssimas atividades pedagógicas com minhas filhas porque o excesso de crianças obriga os educadores a priorizarem o cuidar (limpar bumbum, abraçar, limpar narizes, não deixar se acidentar, apartar discussões, trocar de roupa, levar ao banheiro, ajudar na alimentação, ajudar na higiene). São muitas crianças para pouco espaço!

Não é respeitado os m² por criança! Elas disputam espaço, atenção, brinquedos, lugar na fila, lugar para assistir desenho, banheiro, colo. Nossos filhos estão sendo tratados como animais! Nem animal merece tal destrato!

Minhas filhas tem sentimentos, necessidades fisiológicas e emocionais! Os amigos delas são bebês! Que não sentam, que não andam, que dependem do cuidador integralmente!

Coloquei na escola por causa das atividades pedagógicas e da socialização. Mas que socialização é essa que minha filha precisa morder alguém porque não tem colo para ela? Isso porque tenho opção de deixá-las em casa, mas e as famílias que trabalham? E dependem da creche? Como se sentem?

E as condições de trabalho dos educadores? Como dar atividades com massinha e tinta? As(os) professoras(es) e monitoras(es) sofrem de carga mental! Ter que prestar atenção em tantas crianças é desumano. É exigir algo que humano nenhum tem alta capacidade em fazer.

Estamos falando dos nossos filhos. Nossos maiores tesouros. Nada vale mais que nossos filhos. NADA!

A resposta que temos é que é direito da criança ir à escola por isso tantas crianças. Mas não está sendo respeitado a individualidade de cada criança, o direito a atividades pedagógicas, direito a movimentos amplos, à proteção e afeto. E sim, estou falando dos CRITÉRIOS PARA UM ATENDIMENTO EM CRECHES QUE RESPEITE OS DIREITOS
FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS apoiado pelo Ministério da Educação.

Queremos construção de mais creches para dar conta da demanda da nossa região. Não queremos nossos filhos apertados em salas! Queremos tempo para atividades pedagógicas!

Hoje: Aline está contando com você!

Aline Viana precisa do seu apoio na petição «Superlotação no ensino é um descaso com nossos filhos! Queremos mais creches!». Junte-se agora a Aline e mais 11.698 apoiadores.