Gestores de Barueri e Fieb: empreguem corretamente o dinheiro público!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

A abertura de uma nova unidade da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) em um bairro de difícil acesso aos munícipes de maneira geral e pertencente a moradores de classe econômica alta, os quais têm muito mais condições e recursos para alcançar seus interesses, é um ato imoral e totalmente contra o interesse público. O dinheiro público para educação de qualidade deveria ser investido prioritariamente nas regiões mais carentes do município.

Caso haja realmente necessidade de uma escola pública de ensino médio regular na Aldeia da Serra, como alega a assessoria da Fieb, esta deveria estar em pé de igualdade com aquelas da rede pública que são disponibilizadas para todo o resto da população. Seria o justo, considerando tratar-se de dinheiro público.

Sabe-se bem da disputa por vagas nas unidades da Fieb, uma vez que reconhecidamente é oferecido um serviço de melhor qualidade do que aquele oferecido na rede regular pública. No entanto, muitas famílias acabam desistindo de pleitear uma vaga nas unidades já existentes (ensino fundamental e médio regular, principalmente) devido à distância de suas residências e devido a dificuldades financeiras com o transporte.

Inaugurar uma escola padrão Fieb em bairro nobre cercado de condomínios com casas sobretudo de alto padrão , além de imoral, como já descrito, configura favorecimento e privilégio de um grupo, já bastante privilegiado, e o impedimento de direitos de outros, já que, estando a Aldeia da Serra no extremo oeste do município, impede o acesso daqueles que não podem pagar pelo transporte.

Seria mais responsável e sensato inaugurar uma escola com padrão Fieb no bairro do Centro para facilitar o acesso ao ingresso de todos ou ainda investir nas unidades da rede municipal de regiões mais carentes, transpondo o padrão Fieb a essas e garantindo melhor qualidade de ensino a moradores destas.

Na prática, uma Fieb na Aldeia da Serra significa custear um ensino de melhor qualidade e gratuito para quase que exclusivamente moradores da região, ou seja, custear um ensino de melhor qualidade para pessoas com melhores condições financeiras com dinheiro público.

Como se já não bastasse a desvantagem dos moradores dos demais bairros em geral do município em relação aos da Aldeia da Serra, considerando que estes estão potencialmente melhor preparados para a realização da prova do Vestibulinho para ingresso na instituição, uma vez que, por apresentarem condições financeiras diferenciadas, já tiveram, presumidamente, consequente melhores oportunidades de suporte educacional durante o ensino fundamental.

Portanto, os recursos de toda espécie destinados por esta autarquia para a nova Unidade Aldeia da Serra devem ser transferidos para implementação de uma Fieb, com ensino médio regular, como pretende esta nova unidade, em local menos privilegiado e favorecido da cidade ou, ao menos, em lugar de melhor acesso a todos os moradores, como o bairro central.

Sendo assim, nós, abaixo assinado, solicitamos providências aos gestores da Fieb e do Município de Barueri.

Hoje: moradores está contando com você!

moradores de barueri precisa do seu apoio na petição «Superintendente da Fieb; Prefeito de Barueri: Não à Fieb exclusiva para moradores da Aldeia da Serra - Barueri!». Junte-se agora a moradores e mais 1.597 apoiadores.