Abaixo-assinado encerrado

Este abaixo-assinado conseguiu 62 apoiadores!

Caros, no dia 29 de maio nós, maioria reunida da turma de Análise de Dados com BI e Big Data enviamos um email solicitando resolução célere de problemas no curso (email este que está em cópia aqui).

No dia 30 de maio, a de: Supervisão Tutoria <tutoria@cruzeirodosulvirtual.com.br> nos respondeu dizendo: "Prezados, Bom dia! Encaminhamos essa reclamação para coordenação e demais setores responsáveis. Peço a gentileza de aguardarem um posicionamento. Karen Diana"

Até hoje estamos aguardando uma resposta e não houve melhorias no curso.

Por exemplo, quanto às videoaulas do curso, a disciplina começou sem vídeo aulas no mês de maio, o prazo de 29 de maio, mencionado pelo tutor para estarem postadas as videoaulas não foi respeitado, e então, somente em 08 de junho foram postadas as videoaulas, com um mês de atraso.

O nosso maior medo se concretizou, as videoaulas eram apenas leitura dos pdfs, que nada acrescentam, já que inclusive os pdfs não tem nada novo, são de materiais que se acha facilmente na internet. Se vocês querem copiar, ao menos não copiem conteúdo de 5ª categoria, copiem conteúdo de plataformas apoiadas pelo google por exemplo, tal como o reconhecido melhor curso na área:

Curso da Udacity com com várias atividades práticas e de qualidade. Certamente vocês poderiam se inspirar e até fazer melhor, pena que o nível do curso na Cruzeiro do Sul esteja tão baixo. Seria melhor que nós alunos investíssemos nosso dinheiro em cursos como o mencionado, ou em outra faculdade. Mas estamos aqui tentando que a instituição melhore, apesar de a mesma ter demonstrado nenhuma intenção de melhorar, pois em nossas ligações telefônicas, somos tratados com desprezo quando mencionamos os problemas, inclusive o maior desprezo foi a não resposta ao email.

Não houve proposição de nenhuma atividade prática, não foi ensinado a usar nenhuma ferramenta de Big Data, se hoje um aluno da Cruzeiro do Sul fosse para uma entrevista de emprego e falasse que faz esta Pós de Análise de Dados, o empregador obviamente solicitaria um teste, e nenhum aluno saberia fazer nada. Seria uma vergonha para o aluno e mais ainda para a instituição que nada ensina.

Quando é que a Instituição irá resolver todos os problemas que apontamos na reclamação por email?

Este abaixo-assinado se originou justamente pela não resposta ao email.

No caso, essa é a segunda etapa da escalada, como não houve resposta ao email, agora há esse abaixo-assinado, em caso de não resposta e solução, a terceira etapa é reclamação no MEC e ajuizamento coletivo de ação para requerermos todo o dinheiro gasto de volta, além das indenizações, em razão do vício oculto do produto oferecido pela Cruzeiro do Sul.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Analise Dados <analisedadosbd@gmail.com>
Data: 29 de maio de 2017 às 23:22
Assunto: Considerar este: Necessário providência célere em vários aspectos da Pós Análise de Dados BI e Big Data
Para: secretariacampusvirtual@cruzeirodosul.edu.br, eliane.angeolini@cruzeirodosul.edu.br, simone.gonzales@unicid.edu.br, tutoria@cruzeirodosulvirtual.com.br, solange.nascimento@cruzeirodosul.edu.br, amanda.nascimento@unicid.edu.br, wanessara.alves@cruzeirodosul.edu.br, walesca.alves@unicid.com.br, walesca.alves@unicid.edu.br, gisele.luzitano@unicid.edu.br, ana.luiz@unicid.edu.br
Cc: ...
Prezados Sr(a)s da Cruzeiro do Sul,

Nós alunos da Pós-graduação de Análise de Dados com BI e Big Data, ao qual em sua maioria já manifestaram contra a péssima qualidade do curso, vimos por meio deste exigir respostas e providências por parte da instituição:

1 - O curso não tem videoaulas, contrariando a propaganda da instituição, ora, em estipular carga horária para disciplina, fica implícito a existência de vídeo aulas. No Edital do curso:
Na pag. 03 deste pdf consta:
"METODOLOGIA: (...) Os materiais didáticos foram especialmente elaborados para o curso e usam várias mídias e recursos digitais como vídeos, podcasts e objetos de aprendizagem, acessados pelo Blackboard , Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)"

Ora, até agora essa metodologia não foi cumprida, não foi aplicada.
Não existem vídeos e nem atividades de aprendizagem. Reiteramos, hoje ao final do dia 29/05, não existe nenhuma videoaula, nem mesmo atividades práticas e guiadas.

Por exemplo, a disciplina de Big Data, até agora o Professor não propôs nenhuma atividade prática e guiada, ele poderia por exemplo colocar vários arquivos em excel e nos orientar a usar o pentaho para fazer algumas integrações de bases e outros procedimentos (isso pra dar um exemplo primário) - afinal o mercado não quer saber se a pessoa tem Pós, mas sim se tem conhecimento (ao menos inicial e prático) do assunto.

Se um de nós chegarmos para fazer uma entrevista e houver um teste (algo bem comum nas empresas de TI) para executarmos qualquer software e fazer qualquer procedimento primário de Big Data, ninguém vai saber, pois o professor não propôs e não elaborou nenhuma atividade.
Reiteramos que a atividade que existe no site, são questões de múltipla escolha que basta decorar tópicos da apostila, isso não é atividade e nem exercício e não leva ninguém a aprender.
Atividade por óbvio, tem de ser algo que coloca o aluno em "atividade/movimento/prática/execução"

Por exemplo, para a disciplina de Big Data, o supracitado edital do curso prevê 40hs de vídeo aulas e também o Doutor Alberto Messias da Costa Souza como professor, mas ao contrário, não existe 40 horas de disciplina Big Data, não existe um professor Doutor na mesma, mas sim o Professor Hugo Fernandes que conforme currículo no sistema sequer ainda tem o Mestrado.

Portanto propaganda enganosa em vários quesitos.

Nas avaliações, percebemos que vocês estão cobrando questões que o conteúdo estava no material complementar e não no obrigatório, além de que, não deveria ser cobrado conteúdo de complementar ou obrigatório, deveria ser cobrado somente o conteúdo do que a instituição disponibiliza no material.
Ressaltamos que nem todos os livros mencionados no material, estão disponíveis na biblioteca virtual, vimos que diversos livros apontados para leitura, não estão na biblioteca, ora, fica impossível estudar desta forma, cabe a instituição não fazer meros resumos, e fazer um conteúdo consistente e completo, completo para cobrar questões que estejam exclusivamente neste material fornecido pela instituição e principalmente completo para que possamos aprender realmente.

2 - A disciplina é toda baseada em resumo de materiais já existentes na internet, ora, então para que pagar a Pós se podemos pegar o mesmo conteúdo mais completo na própria internet?
Se isto que vocês estão ministrando é chamado de Pós graduação, então nós que somos várias dezenas de alunos do curso, podemos montar uma faculdade de hoje para amanhã e passar a ofertar uma Pós deste curso, pois basta ofertar resumos de material - ou seja, a Pós que a Cruzeiro do Sul oferta, qualquer um pode ofertar sem esforço, infelizmente devido a extrema baixa qualidade.

Até mesmo se este curso oferecido por vocês fosse na modalidade curso de extensão ao invés de Pós, seria um curso de péssima qualidade para um curso de extensão, então no âmbito de Pós o curso é medíocre.

3 - A baixa qualidade não se restringe somente à falta de conteúdo, mas também à falta de feedback e respostas da instituição aos vários questionamentos já realizados pelos alunos.

Alguns colegas relataram que necessitaram de declaração da instituição e houve grande demora, um deles citou que demorou mais de 30 dias.

Ora, existem outras instituições que fornecem esta mesma Pós, também na modalidade EAD, e as mesmas tem videoaulas e material de qualidade. Então, até agora, tudo indica que a Cruzeiro do Sul quer uma migração em massa de todos estes alunos para outras instituições.
Podemos negociar diretamente em outra instituição e conseguir um bom desconto pela grande quantidade de alunos.

Por exemplo, a Estácio de Sá, fornece a Pós de Ciência de Dados e Big Data Analytics, com videoaulas, e disciplinas mais adequadas ao tema, dentre elas:

Curso: Ciência de Dados e Big Data Analytics

Ciclo de vida e introd. À linguagem r 36h

Consultoria 18h

Ecossistema hadoop 36h

Governança corporativa e excelência empresarial 18h

Linguagem python 2.7 36h

Métodos e técnicas de pesquisa 36h

Orientação de carreira com coaching 18h

Prática e laboratório I 18h

Prática e laboratório ii 18h

Projeto analítico 36h

Sistema de apoio a decisões-sad 18h

Tecnologias avançadas 36h

Teorias analíticas avançadas 36h

Trabalho de conclusão de curso 1h
Total de horas do curso: 361h

Portanto é uma Pós muito mais competitiva, crível pelo conteúdo, com aulas e trabalhos práticos.
Então se a Cruzeiro do Sul quer concorrer nesse mercado e nessa área de Pós, deve ministrar ao menos uma Pós com uma qualidade similar as já existentes no mercado.

Um colega ligou para o atendimento da Cruzeiro do Sul para reclamar quanto à falta de videoaulas, e os atendentes disseram para ele que em pós é assim mesmo, ora, tergiversaram, nenhuma Pós é assim.
Toda Pós tem videoaula, como a instituição não apresenta praticamente conteúdo algum, é como se estivéssemos pagando somente para ter o diploma sem ter nenhum conteúdo de qualidade. Um absurdo!

Esta é uma reclamação para esgotar a via administrativa, ao qual faremos neste momento por email e podemos escalar para o reclameaqui em caso de nenhuma providência, afinal todos nós já cobramos a flata de videoaulas, etc, já foram vários mensagens enviadas na Central de mensagens não terem sido respondidas.
Em caso de não solução imediata, poderemos também fazer a mesma reclamação diretamente ao MEC, para que o mesmo averigue a falta de qualidade desta Pós.
E em não resolvendo em nenhum dos casos, nós usaremos o Direito de Arrependimento previsto no Art. 49 do CDC, o mesmo define o prazo de 7 dias para arrependimento de compras efetuadas na internet.

Porém a Jurisprudência é clara, essa limitação de 7 dias, deve-se ao fato que o legislador pensou em produtos, como itens eletrônicos que poderiam ser testados dentro deste prazo, no caso de "produto" que por si só necessita de maior prazo, e inclusive apresenta "vício oculto", como esta Pós EAD (que foi contratada também de forma virtual), o prazo necessariamente se dilata, em vista que somente depois deste período podemos perceber a falta de qualidade desta Pós.

Portanto, se o caso não for solucionado de forma célere, além de migrarmos para outra instituição, ingressaremos com uma ação coletiva, em que todos nós iremos requerer a devolução integral de todos os valores pagos, usando nosso direito de arrependimento, além de exigir Danos Morais e Materiais, pelo fato de a instituição nos ter feito perder tempo, tempo este que poderíamos ter estudado em outra instituição com Pós de qualidade. Não é o que gostaríamos de fazer.

Então estamos exigindo melhoria imediata, e uma real metodologia de ensino, que tenha videoaulas, que estes vídeos não sejam mera leituras de conteúdo já existente na internet.
Que nas videoaulas os Professores mostrem uso de ferramentas específicas da área, tal como Pentaho, Hadoop, MicroStrategy, Tableau, Qlikview, Power BI, etc.
Mostrem utilizações práticas da mesma e proponham atividades práticas e guiadas.

Elaborem atividades propositivas, colocando casos reais desta área, por exemplo, podem pegar várias bases de dados simuladas, e citar um caso fictício.

A empresa X Fictícia tem tais bases de dados e precisa fazer X, Y e Z análise destes dados, para averiguar X situação, etc.

E então o professor coloca essa atividade e indica alguns passos para que nós alunos desbravemos as ferramentas e realmente possamos aprender.
Pelo menos, nas várias outras Pós que pesquisamos funcionam da forma que descrevemos acima.
Esperamos que na Cruzeiro do Sul passe a ser assim, com qualidade, ou então nos veríamos obrigados a tomar as diversas providências que mencionamos, esperamos que seja pela opção melhor para ambos os lados, numa relação ganha-ganha.

no aguardo de uma solução célere.

Sem mais para o momento, nossos cumprimentos e esperança na melhor das soluções,

...

Hoje: Turma está contando com você!

Turma Análise de Dados com BI e Big Data precisa do seu apoio na petição «sueli.marquesi@cruzeirodosul.edu.br: Necessária uma providência célere em vários aspectos da Pós Análise de Dados BI e Big Data». Junte-se agora a Turma e mais 61 apoiadores.