Vitória confirmada
Pressionando Ministro do STF, Ricardo Lewandowski e 9 outros

Conclua o julgamento para proibir doações de empresas para candidatos #devolveGilmar

As eleições no Brasil são injustas - está comprovado que somente os candidatos com muitos recursos conseguem se eleger. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), um candidato ao Senado precisa em média de R$ 4 milhões para se eleger; um governador precisa de R$ 23 milhões e um candidato à Presidência, de R$ 330 milhões. A maior parte das doações obtidas nas eleições vêm de grandes empresas, que apostam em todos os candidatos com chances de vitória, para depois poderem cobrar contratos, políticas públicas e outros benefícios que os favoreçam.

Em outras palavras, ao invés de trabalhar para o seu eleitorado, os governantes eleitos ficam com o "rabo preso" com os doadores, devendo favores ao empresariado.

A boa notícia é que o fim das doações privadas de campanha já está avançando. No começo do ano, o STF começou a julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI n° 4.650) ajuizada pela OAB sobre a inconstitucionalidade das doações das empresas nas eleições. A votação chegou a 6 a 1, pelo fim das doações de empresas, quando o Ministro Gilmar Mendes pediu vista (adiamento) da votação por tempo inteterminado. Não há justificativa nenhuma para o adiamento da votação, considerando que o Ministro já foi inclusive Presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral e conhece muito bem o assunto. Por isso estamos pedindo que o Ministro Gilmar Mendes traga o seu voto e devolva o processo para o encerramento da votação e finalização do julgamento.

Ajude a tornar o processo eleitoral mais justo, assine e divulgue este abaixo-assinado.

Este abaixo-assinado foi entregue para:
  • Ministro do STF, Ricardo Lewandowski
  • Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes
  • Ministro do STF, Luiz Fux
  • Ministro do STF, Roberto Barroso
  • Ministro do STF, Teori Zavascki
  • Ministra do STF, Cármen Lúcia
  • Ministro do STF, Dias Toffoli
  • Ministro do STF, Celso de Mello
  • Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello
  • Ministra do STF, Rosa Weber

Luciano Santos fez este abaixo-assinado do zero e agora já venceu com 93.010 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.

Hoje: Luciano está contando com você!

Luciano Santos precisa do seu apoio na petição «STF: Conclua o julgamento para proibir doações de empresas para candidatos #devolvegilmar». Junte-se agora a Luciano e mais 93.009 apoiadores.