Glenn Greenwald x Sérgio Moro no Roda Viva

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

A TV Cultura apresenta, desde 1.986, o programa de entrevistas "Roda Viva". Trata-se do programa mais respeitado entre as redes públicas de televisão, acompanhados por diversas emissoras, rádios e via internet no Brasil e no mundo. Dentre os entrevistados já passaram grandes nomes da política, das artes e personagens decisivos atuantes no cenário nacional e internacional, incluindo TODOS os Presidentes da República Federativa do Brasil.

Justamente na estreia da jornalista Sra. Vera Magalhães, o convidado para entrevistas é o Ministro da Justiça e ex-Juiz SÉRGIO MORO, que abandonou a Magistratura para ingressar na política e pretende ver seu nome indicado para a composição do Supremo Tribunal Federal.

Ocorre que o jornalista GLENN GREENWALD, jornalista já premiado com o Pulitzer - maior honraria do jornalismo mundial - e seu grupo de mídia, o "INTERCEPT BRASIL" iniciaram, em parceria com diversos órgãos da imprensa, a mostrar diálogos que evidenciaram PARCIALIDADE do ex-Juiz durante a operação Lava Jato contra políticos rivais de Jair Bolsonaro (mais notadamente, o ex-Presidente Lula).

Por se tratar de televisão PÚBLICA, em que as discussões devem ser PLURAIS, ninguém deve temer a verdade e o programa não pode se tornar uma "roda de amigos", que vise nada questionar o ex-Juiz SÉRGIO MORO.

A ausência de jornalistas do grupo "THE INTERCEPT BRASIL", já confirmada pela TV CULTURA, revela - ao menos em aparência - que o ex-Juiz e agora Ministro SÉRGIO MORO não será diretamente indagado e menos ainda debaterá com quem mais publicou e estudou o "pano de fundo" existente na Operação Lava Jato, furtando-se uma vez mais a responder sobre perguntas relacionadas ao tema, como fez ao longo do ano de 2.019.

Desta forma nós, abaixo-assinados, vimos pela presente REQUERER ao Sr. Presidente da TV CULTURA (e de sua Mantenedora), o Sr. José Roberto Maluf, bem como a apresentadora do programa RODA VIVA, Sra. Jornalista Vera Magalhães, que convidem o premiado jornalista GLENN GREENWALD a fim de que este participe da bancada de entrevistadores do programa a ser exibido ao vivo na próxima segunda-feira, 20 de janeiro de 2.020, tendo em vista o respeito à PLURALIDADE DE IDEIAS e de POSICIONAMENTOS que sempre marcaram a história do programa.

Que não seja abandonado, pois, a relevância pública do jornalismo brasileiro!

Prof. Dr. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah
Mestre e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco)
Ex-Professor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Professor Adjunto III da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)