Melhoria no transporte público do distrito Jardim Iguatemi, devido ao aumento habitacional

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!


Nós, abaixo-assinados, residentes no município de São Paulo, utilizadores do transporte público da cidade de São Paulo, vimos por meio deste REQUERER à Prefeitura de São Paulo, Subprefeitura de São Mateus (subprefeito Fernando Elias Alves de Melo), SPTrans e Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (secretário João Octaviano de Machado Neto), melhorias e atualizações no transporte público existente no distrito Jardim Iguatemi, subprefeitura de São Mateus.

Devido a construção do novo empreendimento Condomínio Dandara em São Mateus, no distrito Jardim Iguatemi, que abrigará inicialmente 216 famílias (cerca de 1000 pessoas) haverá uma nova e grande demanda identificadas no transporte público de ônibus local. Posterior à conclusão das 216 unidades iniciais previstas para conclusão no meio de 2020, haverá a construção de mais 584 unidades (800 famílias no total) para depois de 2020.

O transporte público local é apenas feita por ônibus, não há metrô, trêm ou monotrilho. Assim, os principais impactos virão na Avenida Bento Guelfi, onde as atuais 4 linhas de miniônibus da SPTrans que já são superlotadas e inconfortáveis (por ser miniônibus com tamanha lotação de passageiros).

Com a nova demanda de passageiros no bairro, ficará realmente um sistema de transporte insustentável, hiperlotado, mais inseguro, lento, inconfortável e prejudicial à qualidade de vida dos passageiros, transeuntes e moradores locais se não houver adequação das linhas e expansão das frotas existentes. Mais ruas próximas terão o mesmo problema que o apresentado na Avenida Bento Guelfi, que contam com mais 2 linhas de ônibus.

Solicitamos, então, um aumento substancial na frota que atenda às novas demandas do bairro e a troca do tipo de veículo de Miniônibus para Ônibus Básico e/ou Ônibus Padron, com acessibilidade à portadores de necessidades especiais, das seguintes linhas:

  • 4011-10 JD. LIMOEIRO - TERM. SÃO MATEUS (EXPRESS TRANSPORTES URBANOS LTDA.)
  • 3761-10 3A. DIVISÃO - METRÔ CARRÃO (PÊSSEGO TRANSPORTES LTDA)
  • 3739-10 RECANTO VERDE SOL - METRÔ ITAQUERA (PÊSSEGO TRANSPORTES LTDA)
  • 373L-10 JD. LIMOEIRO - METRÔ ITAQUERA (PÊSSEGO TRANSPORTES LTDA)
  • 3742-10 JD. LARANJEIRA - METRÔ ITAQUERA (PÊSSEGO TRANSPORTES LTDA)
  • 4006-10 JD. NOVA VITÓRIA – CIRCULAR (EXPRESS TRANSPORTES URBANOS LTDA.)

 

O Condomínio Dandara (216 unidades/famílias iniciais) tem previsão de conclusão ao final do primeiro semestre de 2020, deste modo este período deverá ser considerado para início das operações das frotas atualizadas e expandidas.

Deste modo, haverá mais dignidade, respeito, qualidade de vida, conforto e segurança para a população (idosos, portadores de necessidades especiais, obesos, pessoas com crianças de colo, gestantes e a população comum) que necessita de transporte público para se locomover.

Cordialmente,
Sociedade Civil de São Mateus, São Paulo - SP



Hoje: Renato está contando com você!

Renato Ramos precisa do seu apoio na petição «SPTrans: Melhoria no transporte público do distrito Jardim Iguatemi, devido ao aumento habitacional». Junte-se agora a Renato e mais 38 apoiadores.