Abaixo-assinado encerrado

Sociedade Hípica de Brasília: pare de tratar os cavalos como brinquedos!

Este abaixo-assinado conseguiu 26.267 apoiadores!

Recentemente presenciamos com infelicidade um enorme desrespeito à vida animal: durante uma das atividades de uma colônia de férias, a escola de equitação da Sociedade Hípica de Brasília incentivou crianças a "pintarem" um cavalo!

A direção do local argumentou que o ocorrido foi uma atividade pedagógica que "é extremamente positiva para as crianças, por promover uma aproximação lúdica com o cavalo", alegando ainda que as tintas utilizadas não eram tóxicas.

Mas por que promover uma atividade tão degradante, em vez de ensinar as crianças a respeitarem esse animal? Poderiam ter sido feitas outras ações, como a escovação do cavalo, dar-lhe comida... Enfim, haviam tantas outras possibilidades e escolheram justo uma que não ensina NADA sobre os cuidados com os seres vivos - pelo contrário - despreza o animal, tratando-o igual ou pior que um objeto!

O Ibama notificou o local e seus fiscais averiguaram que não houve maus-tratos ao animal. Em hipótese alguma pensamos que o animal havia sido maltratado. Essa questão é importante do ponto de vista pedagógico. Nossas crianças precisam aprender desde cedo a respeitar a fragilidade de um animal. Sabemos que os cavalos se assustam facilmente e são seres sensíveis, inclusive aos sons muito ruidosos. Imaginem, então, um animal que foi resgatado e não sabemos quais foram suas experiências com os seres humanos?

Vamos pressionar para que este ato não se repita e para que o Ibama imponha regras a serem cumpridas por todas as hípicas do país!

Assine a petição e junte-se a esta luta! Obrigada a todos.

Hoje: Mariana está contando com você!

Mariana Gikas precisa do seu apoio na petição «Sociedade Hípica de Brasília: pare de tratar os cavalos como brinquedos!». Junte-se agora a Mariana e mais 26.266 apoiadores.