Transformar em Biblioteca Municipal o "Mirante do Debret"

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

No município de Itapeva, interior do estado de São Paulo, existe uma obra conhecida como: “MIRANTE DO DEBRET” localizada no Jardim Belvedere, próximo a escola estadual Nicota Soares, Aproximadamente á 15 anos encontra-se estagnado, o projeto, cuja intenções eram homenagear o pintor francês que pintou Itapeva no século XIX. Infelizmente, não deu certo por motivos de planejamento da antiga gestão, não concluindo a obra até os dias atuais.

Vimos através deste instrumento solicitar do Executivo Municipal em parceria com o Governo do Estado de São Paulo a possibilidade de transformar a “MIRANTE DO DEBRET” em Biblioteca Municipal, onde todos os estudantes e populares possam frequentar, construir também centro de convivência, sanitários, lanchonetes e outros, para que sejam amplamente utilizado pela população, semelhante com os Faróis do saber da cidade de Curitiba-PR.

A biblioteca escolar é entendida como centro de recursos informacionais integrado ao planejamento pedagógico da escola e espaço-tempo para mediação e incentivo à leitura, suporte à pesquisa e à difusão cultural. Como ambiente pedagógico, a biblioteca promove o contato com os saberes e proporciona ações intencionais, envolvendo de forma integrada e sistematizada a literatura como elemento fundamental, articulando-a com diferentes linguagens artísticas.

É papel fundamental dos profissionais da educação que atuam nas bibliotecas escolares fornecer mediação necessária ao usuário/estudante em prol da criação do gosto pela leitura, assim como, desenvolver ações e produções culturais com vistas a favorecer o entendimento da identidade do cidadão no espaço onde vive. Nesse sentido, torna-se necessária a busca por estratégias que atraiam e integrem os sujeitos da comunidade escolar, para favorecer as diversas formas de expressão cultural, promover a socialização do conhecimento e a exploração de diferentes meios e modos de comunicação.