Vitória

Em defesa da Prova Experimental da Olimpíada Brasileira de Física

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 2.242 apoiadores!


As olimpíadas científicas brasileiras são uma importante forma de incentivo à educação e à ciência em nosso país. Em particular, a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) introduz estudantes à física em alto nível, tanto no papel quanto na prática. Mas nem tudo é um mar de rosas, e a OBF está com um problema grave.

A fase final da competição é geralmente composta por uma prova teórica e uma experimental, mas, somente três semanas antes dela (14/09/2018), a parte experimental foi cancelada.

Tal mudança é danosa não só à competição em si, mas também ao projeto da olimpíada de uma forma geral, visto que prejudica o objetivo de estimular e incentivar o ensino da física.

Considerando o quão crucial é a prova experimental, gostaríamos que ela seja restaurada para a OBF de 2018, e que seja mantida (senão fortalecida) para os próximos anos.

Caso seja impossível restaurá-la a tempo para esse ano, gostaríamos que fosse realizada uma prova de análise de dados, que implicaria num menor custo adicional à coordenação (já que a redução orçamentária é o motivo citado para a ausência da prova experimental) e atenuaria o dano da ausência de uma prova experimental. Mesmo a Olimpíada Brasileira de Física Virtual, organizada por alunos do ensino médio e sem verba, tem provas de física experimental envolvendo análise de erro, mostrando que é possível produzir a prova com custos adicionais pequenos à olimpíada.

Também gostaríamos de sugerir, caso necessário, a possibilidade de formas alternativas de financiamento. Isso é algo que já foi realizado, por exemplo, pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que realizou um financiamento coletivo para adquirir seu planetário digital em 2014. A OBF poderia utilizar esse tipo de sistema para ajudar a manter a prova experimental em anos seguintes, em caso de redução de verba.

Precisamos do apoio da organização da OBF sobre o assunto. Precisamos que eles compreendam a importância da prova experimental não só para a competição em si, mas principalmente para cada um dos estudantes, para cada um de nós. Sua assinatura pode nos conseguir a atenção deles, então, pela educação brasileira, por favor faça sua parte e compartilhe!



Hoje: Henrique está contando com você!

Henrique Corato Zanarella precisa do seu apoio na petição «Sociedade Brasileira de Física: Em defesa da Prova Experimental da Olimpíada Brasileira de Física». Junte-se agora a Henrique e mais 2.241 apoiadores.