Vacinação contra COVID para Médicos Veterinários no Paraná

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Gabriela Pereira criou este abaixo-assinado para pressionar SMS Curitiba e

Segundo a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Saúde – a CNS 287/1998 os MÉDICOS VETERINÁRIOS são considerados profissionais da saúde e fazem parte dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Durante a pandemia o Ministério da Saúde, através da Portaria nº. 639, de 31 de março de 2020, que dispõe sobre a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", solicitou o cadastramento de tais profissionais, já que são PROFISSIONAIS DA SAÚDE.

Apesar disto, durante a vacinação no estado do Paraná nós, Médicos Veterinários, fomos esquecidos e diminuídos. Durante uma reunião estadual fomos chamados de “problemaço” por termos o nosso direito à vacinação questionado e fomos motivo de chacota com a seguinte frase: “não é Médico Veterinário que cuida de saúde humana” (reunião CIB PR 28/04/2021 min 1:20 no YouTube). A ignorância é lastimável.

Após tais atrocidades ditas houve uma grande manifestação por parte da classe e uma lista com quase 600 nomes de Médicos Veterinários (somente de Curitiba) foi divulgada para a vacinação pelo CRMV PR em 08/05/2021. O que parecia uma esperança aparentemente se tornou uma tentativa de silenciamento. O CRMV PR permanece calado há quase um mês.

QUEM SELECIONOU ESTES PROFISSIONAIS, CRMV PR?

QUAIS FORAM OS CRITÉRIOS UTILIZADOS?

O PARANÁ SE RESTRINGE A CURITIBA?

O CRMV PR alegou ter recebido a lista encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Esta, por sua vez, alegou que as listas foram encaminhadas pelo conselho de classe.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SMS) DE CURITIBA E SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE (SESA) DO PARANÁ, ATÉ QUANDO VÃO SUPRIMIR OS NOSSOS DIREITOS E SUBESTIMAR OS NOSSOS RISCOS?

Não basta a sensação de sermos esquecidos e diminuídos, agora temos que lidar com o silêncio. O que vocês estão fazendo por nós, CRMV PR, SMS e SESA? Diariamente a maior parte dos Médicos Veterinários prestam serviços em clínicas, hospitais e estabelecimentos diversos que não fecharam e não fecharão durante a pandemia, porque se tratam de serviços essenciais, serviços de SAÚDE, dos quais não cabe home-office. Enquanto os funcionários do CRMV PR trabalham via remota, nós estamos na “rua” expostos, tendo mais contato diário com pessoas do que muitos médicos humanos.

Infelizmente para a nossa classe o reconhecimento da exposição e dos riscos aparentemente não advém nem mesmo do próprio conselho. O CRMV PR lamenta os falecimentos de Médicos Veterinários em redes sociais, mas o que está fazendo para evitar tais mortes? A anuidade chegou em nossos endereços, mas sentimos que o respeito e a consideração ainda não.

EXIGIMOS RESPOSTAS! EXIGIMOS UM POSICIONAMENTO JÁ!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!