Petition Closed
Petitioning Secretário Municipal da Fazenda Roberto Bertoncini

SMF de Porto Alegre: Permita a geração da guia do IPTU 2013 em qualquer navegador Web


A emissão da guia de IPTU no site da Secretaria da Fazenda (SMF) de Porto Alegre exige o uso do navegador Internet Explorer 7.

Serviços Públicos devem primar pela ampla acessibilidade, seja física, seja na internet.

Primeiro porque somos todos contribuintes. Segundo, porque o recolhilmento de IPTU é um monopólio da prefeitura e não há opção para usar outro serviço.

Obrigar o cidadão a adquirir software proprietário para acessar um serviço público é uma afronta à liberdade e um desrespeito ao cidadão.

A Web é naturalmente independente de plataforma computacional. A Procempa, que hospeda o referido serviço é sabedora, já que tem tradição no uso de  plataformas abertas. 

A SMF pode inclusive adquirir know how com o DMAE da mesma prefeitura, já que a emissão da conta de água funciona em qualquer navegador.

Letter to
Secretário Municipal da Fazenda Roberto Bertoncini
Como o senhor sabe, a emissão da guia para pagamento do IPTU no site da Secretaria da Fazenda (SMF) de Porto Alegre exige o uso do navegador Internet Explorer 7. Mas serviços públicos devem primar pela ampla acessibilidade, seja física, seja na internet.

Por isso venho solicitar o desenvolvimento e a adaptação do sistema a outros navegadores Web, cuja frequência de uso, se somados os softwares, é maior do que o Internet Explorer, exclusivo para computadores com Windows.

É uma medida urgente, já que o prazo para emissão é dia 10 de fevereiro.