Eleições para Delegado Sindical do SINTEC-RS (Gestão 2017-2020)

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Delegado sindical: para quê? Como?
Por Ailton Fernandes

A CLT no seu artigo 523 trata do Delegado sindical:

Segundo parágrafo do artigo 517:
"Dentro da base territorial que lhe for determinada é facultado ao sindicato instruir delegacias ou seções para melhor proteção dos associados e da categoria econômica ou profissional ou profissão liberal representada."

Não existem dúvidas que a resposta para a pergunta do título é a seguinte: o delegado sindical é de fundamental importância para a organização por local de trabalho, é ele o elo entre os trabalhadores e a direção sindical, é ele quem primeiro observa as demandas nas relações trabalhistas e, por fim é ele o primeiro a agir para coibir qualquer tentativa de desrespeito à legislação vigente, tanto previstas na CLT quanto as previstas nas Convenções coletivas de Trabalho.

Dessa forma, não há de se negar que todo sindicato busque nessa organização local diretrizes para a sua própria política sindical. Deve ser um objetivo permanente da direção, organizar sua base a partir desse agente, que é mobilizador e que goza de uma representatividade entre seus pares sem igual, já que convive cotidianamente com a base.

Ademais, a busca do delegado sindical pode vir a ser o celeiro de novas lideranças políticas que, um dia, poderão assumir a organização mais ampla dos trabalhadores. Essa primeira forma de liderança deve ser encarada como um aprendizado numa possível ascensão para ser um dirigente sindical.

O SINTEC-RS, na gestão 2017/2020, presidida pelo técnico Marcelo João Valandro Dutra da Silva, cancelou a eleição de novos delegados sindicais de forma unilateral (sem consulta à categoria).

Esse abaixo-assinado tem por intuito reverter essa situação danosa à representação dos sindicalizados junto aos sindicatos, principalmente em momento tão delicado na história dos trabalhadores brasileiros, onde tantos direitos foram subtraídos da legislação trabalhista.

Hoje: Fabiano está contando com você!

Fabiano Barbosa da Silva precisa do seu apoio na petição «SINTEC-RS: Eleições para Delegado Sindical do SINTEC-RS (Gestão 2017-2020)». Junte-se agora a Fabiano e mais 9 apoiadores.