Vitória

Pedimos que impeça que mais pedestres morram atropelados, mesmo c/ a construção do retorno

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 8.706 apoiadores!

Ao Excelentíssimo Senhor João Octaviano Machado, Presidente da CET,

Nós, solidários aos ou moradores dos bairros Jardim São Rafael e Jardim Guanabara – zona sul de São Paulo, região mais conhecida por KM 28, ASSINAMOS esse documento solicitando-lhe que impeça que mais pedestres morram atropelados por motoristas e motociclistas irresponsáveis.

O KM 28 (onde o senhor prefeito esteve no dia 13 de maio de 2017, antes de embarcar para NY) é um trecho da Av. Senador Teotônio Vilela, entre os números 7000 e 7137, no bairro Jardim São Rafael, zona sul de São Paulo, servido por dois semáforos que atendem principalmente à nossas crianças que estudam num lado da avenida e residem no lado oposto e aos demais usuários que por motivos de saúde, segurança ou erro do projeto não utilizam a passarela próxima – passarela essa que foi construída sem uma escada de acesso ao corredor de ônibus.

Senhor João Octaviano, Interlagos dista seis quilômetros, mas parece que a pista de corridas é aqui, pois todos os dias, não importa o horário, se o semáforo esteja ou não aberto para os transeuntes, centenas e centenas de motociclistas e motoristas - a maioria deles com velocidade muito acima do limite permitido, de 50km/h, avançam o sinal vermelho, ocasionando atropelamentos dos mais diversos graus de gravidade. Inclusive alguns motoristas de ônibus que saem dos terminais Varginha, de Parelheiros ou de Embú-Guaçu.

Acaba sendo muito mais seguro nossas crianças ou transeuntes em geral, atravessarem as pistas fora das faixas e com o sinal “fechado” para eles, que atravessar no local correto e ser atropelado – como aconteceu com o jovem Pedro Henrique.

Senhor João, somente entre a véspera do feriado de 1º de maio e o Dia das Mães deste ano, 2017 – três pessoas foram MORTAS nesse pequeno trecho de menos de 200 metros. Duas atropeladas e a terceira o motociclista. Um quarto atropelado, graças a Deus, teve alta essa semana.

No primeiro acidente, na véspera do Feriado de 1º de Maio, um domingo às 20h00min, uma senhora de mais de setenta anos esperou pacientemente semáforo fechar, olhou com atenção e, após constatar que os veículos pararam ao sinal vermelho, atravessou. Enquanto ela estava ainda no meio da pista, de repente surge uma moto em altíssima velocidade e não houve tempo para mais nada... ela, arrastada por mais de 150 metros, faleceu no local e o motociclista, horas depois no Hospital Geral do Grajaú.

O segundo acidente, no mesmo local, um jovem estudante foi atropelado enquanto atravessava o sinal verde para ele, por um motorista que também não respeitou o vermelho (era apenas mais um, das dezenas e dezenas que fizeram o mesmo delito, apenas naquela manhã). Graças a Deus esse teve melhor sorte e obteve alta do hospital essa semana.

O terceiro, o jovem Pedro Henrique Salinas de apenas dezoito anos e que havia acabado de deixar a namorada em casa no Dia das Mães – 14 de maio, ao atravessar na faixa de pedestres e somente após o semáforo (que aparece na foto) ficar vermelho para os veículos, foi atropelado por um irresponsável que (palavras de quem estava lá) vinha com o carro a “milhão por hora”... Foi o pior presente que sua Mãe poderia ter ganhado em toda sua vida. O jovem Pedro foi atropelado, ficou internado em estado de coma por cinco dias, teve morte cerebral e seus aparelhos desligados no dia 18/05/17...

Quatro acidentes e três pessoas mortas em menos de 15 dias, num trecho de apenas duzentos metros, é demais, concorda senhor João?

TRÊS PESSOAS MORTAS e tudo por falta de uma passarela que permita às pessoas (as que conseguem se locomover) descerem para o corredor de ônibus (por uma falha de projeto de várias administrações passadas) e, mais ainda, POR FALTA DE UM RADAR no semáforo.

Finalizando, senhor Presidente da CET, em face do exposto, vimos solicitar que o senhor DETERMINE ao Secretário de Serviços e Obras, senhor Marcos Penido que mande construir uma lombada antes do semáforo existente defronte ao número 7137 da av. Sem. Teotônio Vilela e que mande instalar um RADAR, no semáforo seguinte, na altura do número 7000 e acesso a três importantíssimas escolas da região.

Isso coibirá abusos de velocidade e que avancem o sinal vermelho. Certamente muitas vidas teriam sido salvas com tão simples providencias, pois somente mencionamos os acidentes de quinze dias.

Convictos de suas providências,

Hoje: Oscar está contando com você!

Oscar da Silva precisa do seu apoio na petição «Senhor João Octaviano Machado, Presidente da CET.: Pedimos que impeça que mais pedestres morram atropelados.». Junte-se agora a Oscar e mais 8.705 apoiadores.