AJUDE A APROVAR UMA LEI AMPLA E JUSTA PARA QUEM VIVE E CUIDA DE ALZHEIMER

AJUDE A APROVAR UMA LEI AMPLA E JUSTA PARA QUEM VIVE E CUIDA DE ALZHEIMER

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 150.000!
Com 150.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!
Coletivo Alzheimer Brasil criou este abaixo-assinado para pressionar Senadores da República e

As demências são um problema mundial de saúde pública. A Doença de Alzheimer, a mais comum dentre as demências, tem efeitos sobre a vida de milhares de pessoas que são penalizadas pela falta de redes de suporte, de diagnóstico no tempo certo, de programas para adesão ao tratamento incluindo o manejo não-farmacológico, carência de ações para o acolhimento do cuidador, e ausência de estratégias para o combate ao estigma que discrimina e exclui boa parcela da população. Essas e outras necessidades motivam o Coletivo Alzheimer Brasil, que reúne profissionais de várias instituições, a agir em prol da garantia de direitos a uma vida com qualidade e dignidade às pessoas que vivem com a Doença de Alzheimer e outras Demências no Brasil.

Em tramitação no Senado Federal, o PL 4364 de 2020, de autoria do senador Paulo Paim e relatoria do senador Romário, é uma importante iniciativa, porém, uma proposta de lei que deve ouvir a sociedade civil organizada, os profissionais e entidades que atuam fortemente no segmento. É condição para um Plano Nacional de Demência o envolvimento pleno de múltiplos agentes e segmentos, sem o qual não se pode fazer jus à demanda e ao direito das pessoas por ele atendidas. 

Nesse sentido, o Coletivo encaminhou uma Carta Aberta aos Senadores da República com o objetivo de colaborar para que o Brasil concretize uma Política Nacional de Cuidado e Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências e aos Seus Familiares e Cuidadores, embasada por evidências científicas e fundamentada no conhecimento que vem da experiência de quem vive com a doença e de quem cuida. 

O propósito é que o Brasil, dessa forma, cumpra com as sete áreas determinadas no ‘Plano de Ação Global para as Demências 2017-2025’ da Organização Mundial de Saúde e, assim, atenda às necessidades de 1,5 milhão de famílias que vivem com demência e todos os desafios que a doença impõe, dentro de casa. 

LEIA AQUI A CARTA ABERTA

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 150.000!
Com 150.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!