Direitos aos Portadores de Ceratocone, doença progressiva que pode levar à cegueira!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!


Ceratocone é uma doença progressiva, que atinge adultos e crianças, e pode levar à cegueira, quando não tratada ou a transplantes de córnea, onde há possibilidade de rejeição.

A maioria dos portadores de ceratocone precisam de tratamentos, medicamentos, intervenções cirúrgicas e lentes especiais, que custam muito caro.

Só a lente, por exemplo, custa aproximadamente R$4.000,00, e deve ser trocada anualmente. Sem estas lentes, a maioria dos portadores são praticamente cegos funcionais e têm a sua vida paralisada, além de ter o psicológico totalmente fragilizado.

É necessário que haja uma proposta de lei para garantir que os portadores de Ceratocone sejam considerados PCDs (portadores de deficiência visual), a fim de garantir vagas de trabalhos e cotas em concurso, bem como tratamento digno e diferenciado perante os órgãos de saúde.

Interessante também seria garantir uma bolsa para a compra das lentes e dos medicamentos, tendo em vista que o SUS não as fornece e as pessoas atingidas pela doença, sem elas, são praticamente cegas funcionais.


Hoje: Fernanda está contando com você!

Fernanda Lannes precisa do seu apoio na petição «Senado Federal: Portadores de Ceratocone, doença progressiva que pode levar à cegueira, sejam considerados PCDs!». Junte-se agora a Fernanda e mais 178 apoiadores.