Queremos lentes de contato pelo SUS para os portadores de ceratocone

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!


Ceratocone é uma deformidade na córnea que costuma aparecer na infância ou adolescência. Por conta do problema, a visão fica muito embaçada e é quase impossível enxergar, além disso, é progressiva, piorando com o tempo. Em muitos casos, nem os óculos resolvem.

Portadores de ceratocone possuem a córnea “pontuda”, essa alteração distorce a entrada de luz, causando confusão nas imagens. A coceira nos olhos, asma e rinite são fatores de risco.

Existem cirurgias para o caso, porém, nem todos podem operar, com isso, recorrem às lentes de contato, que são muito caras, custando a partir de R$ 1 mil reais e necessitando de troca periódica. Sem as lentes, muitos ficam cegos funcionais.

“O ceratocone causa sintomas justamente na fase da escola, do vestibular e dos primeiros empregos. É o momento da vida em que a visão é importantíssima”, aponta a oftalmologista do setor de cirurgia refrativa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Marta Sartori.

Assine esta petição para que o SUS auxilie os portadores na aquisição das lentes de contato, uma vez que enxergam muito mal e não são ao menos considerados PCD’s (Pessoas com Deficiência).