Para mais psicólogos nas escolas e valorização destes na rede de saúde!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

Sendo breve, a psicologia é o estudo do comportamento humano e dos processos mentais, com um grande objetivo da qualidade de vida e da saúde mental, é uma profissão pouco valorizada, mas extremamente importante, principalmente nos dias mentais.

Deveria haver um psicólogo em cada escola, sendo um agente de mudanças neste ambiente, no qual busca promover a conscientização dos grupos que compõem a escola(alunos, profissionais e responsáveis), do melhor funcionamento evitando, diagnosticando e propondo soluções para os problemas psico-sociais  e educacionais desse contexto seja: preconceito, bullying, falta de informação, problemas na apendizagem, inclusão de deficientes, entre outros; normalmente nas redes públicas há poucos psicólogos, para muitas escolas, o que é um grande problema.

Outro lugar muito importante, é na rede de saúde, que perpassa, do atendimento    domiciliar até os atendimentos hospitalares, que visa promover ações de saúde e qualidade psíquica do paciente, podendo evitar o adoecimento mental, sofrimento hospitalar, fazendo conscientização e acompanhamento, normalmente trabalha em equipes multidisciplinares, mas é desvalorizado em seu serviço e  muitas vezes é usado apenas para dar notícias ruins em hospitais, não podendo ter contato com o paciente, ele deve ser mais valorizado e conquistar autonomia em todos os contextos, para fazer seu trabalho e proporcionar qualidade de vida a todos que o necessitam.