Por Mais Mulheres Homenageadas em Nomes das Ruas de Maceió/AL

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!


Maceió é uma cidade com um maior número de logradouros nomeados em homenagem a pessoas, personalidades e santidades, do que por qualquer outra motivação. Porém, quando filtramos com o recorte de gênero, observamos que estamos transitando em uma grande desigualdade: 83% das ruas são batizadas em homenagem a homens! Enquanto as mulheres aparecem em apenas 651 (16%). Casos indeterminados por gênero não identificado somam apenas 1% do total (35).

Além disso, as mulheres homenageadas em logradouros de Maceió raramente são reconhecidas por suas funções profissionais e de importância para a sociedade, mas sim, pelos títulos de santas, princesas e esposas (donas). Já a maioria dos homens é identificada por suas patentes oficiais (doutor, desembargador, suboficial, vereador, coronel etc) ou por suas profissões desempenhadas (carteiro, estudante, compositor, agrônomo, jornalista etc). Ou seja, isto não comprova a ausência das mulheres em espaços de importância, mas reforça a sua invisibilidade.

Com esse ABAIXO-ASSINADO sob a responsabilidade do Ateliê Ambrosina queremos defender, junto à Prefeitura de Maceió, a oportunidade única da equiparação entre o número de homens e mulheres homenageados/as em nossos logradouros, como principal resultado da Campanha Rua Legal da SEDET – Maceió, que se estende até o dia 30/12/2018. Além disso, iremos oferecer até o dia final da Campanha Rua Legal de Maceió, uma lista de mulheres alagoanas, brasileiras e mundiais (brancas, negras, asiáticas, indígenas) já falecidas, e que foram ou continuam sendo importantes referências em suas áreas de atuação, a fim de completar a demanda dos aproximados 2 mil logradouros a serem rebatizados em Maceió.

Seguimos junt@s!!



Hoje: Ateliê Ambrosina está contando com você!

Ateliê Ambrosina ONG precisa do seu apoio na petição «SEDET - Secretaria de Desenv. Territorial e Meio Ambiente de Maceió: Por Mais Mulheres Homenageadas nos Nomes das Ruas de Maceió/AL». Junte-se agora a Ateliê Ambrosina e mais 162 apoiadores.