#cinemacresceoms - campanha pede formação na área do audiovisual.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


QUEM SOMOS

A MSCINE - União dos Profissionais para o Desenvolvimento do Audiovisual do MS". Uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais do audiovisual que buscam a formação e fomento à produção audiovisual no estado do Mato Grosso do Sul. 

O PROBLEMA

Existe uma politica de regionalização criada pela ANCINE que prevê que 30% de toda verba liberada para o audiovisual no Brasil seja destinada aos estado do chamado CONNE, ou seja, Centro-oeste, Norte e Nordeste.

Acontece que os projetos do nosso estado não tem conseguido aproveitar esse incentivo como poderia. Existe atualmente uma enorme carência no que tange à formação dos profissionais da área o que acarreta problemas como a dificuldade de se manter um cadeia produtiva de audiovisual local, obrigando os profissionais a atuarem em outras áreas na busca de sustento.

A pratica escassa da atividade na área audiovisual leva à um aproveitamento baixo das oportunidades criadas pela politica de regionalização da ANCINE. Desta forma a economia criativa do estado como um todo fica prejudicada. 

A SOLUÇÃO 

A unica maneira de quebrarmos este ciclo é investindo na formação desses profissionais, cujos projetos começarão a ser aprovados e produzidos no estado. Com a verba recebida dos projetos será possível movimentar a economia criativa de Mato Grosso do Sul. É um ganha, ganha!

Este documento enumera algumas sugestões de curso com base nas necessidades essenciais de formação da classe, sendo : 

1- Curso Básico de ROTEIRO - Como intuito de munir o roteirista com ferramentas e técnicas com foco na criação de um roteiro ficcional e documental, abordando os diferentes elementos que compõem a dramaturgia e a narrativa cinematográfica, como conceito de roteiro cinematográfico; ordem e evolução da ideia, (sinopses, argumento, escaleta, entre outros) além de personagens e diálogos fornecendo ao aluno condições de estruturar suas idéias no papel. 

2- Curso PRÁTICO de ELABORAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS com prestação de contas- Técnicas específicas para a construção de projeto ficcional ou documental de série e longa metragem, preparando os participantes para criarem seus próprios projetos como foco na realidade do mercado audiovisual brasileiro. 

3- Curso de PRODUÇÃO AUDIOVISUAL - Uma vez prontos o roteiro e captado o orçamento necessário à obra audiovisual esta estará pronta para ser produzida, ou seja, filmada.

Esta é uma tarefa complexa que engloba várias equipes como as de arte, (cenário, figurino, maquiagem), som, edição, entre outras.O profissional da área deve saber analisar de forma técnica e objetiva o roteiro, respeitar os limites orçamentários do projeto e gerenciar todas as equipes para que o filme seja executado com sucesso. 

O dinheiro existe, porem, sem formação e condições de se qualificar o profissional do estado não tem como competir de igual para igual nem com profissionais do sudeste, nem com outros profissionais do próprio centro-oeste. é como se estivéssemos dentro de um rio, mas morrendo de sede dentro dele.

 



Hoje: Guilherme está contando com você!

Guilherme Cavalcante precisa do seu apoio na petição «SECTUR & SEBRAE : #cinemacresceoms - campanha pede formação na área do audiovisual.». Junte-se agora a Guilherme e mais 370 apoiadores.