SALVE O JEQUITIBÁ DE COPACABANA

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!


O Parque Estadual da Chacrinha, em Copacabana é o que restou da parte civil da história da Mata Atlântica e da parte externa do sistema de defesa da nossa cidade há 455 anos. É a mais antiga Unidade de Conservação do Estado, datando de 1969.
No interior de sua mata persiste uma testemunha dessa História: um secular Jequitibá de Manta (Couratari pyramidata), de trezentos anos, com 30 metros de altura, 30 metros de copa e quase 1,50 metro de tronco.
Em 9 de abril de 2019 choveu mais que o dobro para a época e houve deslizamentos na área. 3 pessoas morreram saindo do centro comercial Rio Sul e 3 pessoas na comunidade da Babilônia. No Parque provocou deslizamentos, abrindo uma cicatriz que destruiu Plataformas coloniais e uma Fonte, deixando rochas perigosamente soltas que podem se desprender e, assim como a centenária árvore Jequitibá, rolar encosta abaixo. A árvore Jequitibá de Manta ficou a dois metros da escarpa aberta, a 80 metros de altura.
Vimos solicitar às autoridades, a começar pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente atual Órgão Gestor do Parque, que tome as devidas providências, respeitando a nossa História, para estabilizar, salvar essa árvore que é uma espécie rara e em perigo de extinção , e proteger vidas humanas.
SOLICITAMOS URGÊNCIA DEVIDO AO RECOMEÇO DA TEMPORADA DE CHUVAS E VENTOS INTENSOS.

Movimento Sócio Ambiental e Cultural do Lido e Adjacências

Associação Profissional dos Geólogos do Estado do RJ (APG-RJ)

Centro Cultural da SEARJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do RJ)

Grupo Poesia Simplesmente.