PLANO MUNICIPAL DE REFLORESTAMENTO DE MENDES RJ

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

Srs agentes dos governos municipal e estadual, srs. Conselheiros e vizinhos e amigos do Município de Mendes RJ

Estamos assistindo há muitos anos um desmatamento no nosso município e região. Tínhamos o orgulho e satisfação de estarmos classificados como o IV MELHOR CLIMA DO MUNDO. Hoje infelizmente sabemos que isso não é mais verdade.

Ouvimos falar de aquecimento global, mudanças climáticas globais e locais que levam a catástrofes com prejuízos materiais e humanos. Tais desastres acontecem em segundos e levam décadas para que sejam recuperados os prejuízos materiais. Sim, porque quando vidas são perdidas não há indenização que recupere a perda.

Já tivemos por mais de uma vez deslizamento de terra em nosso município e que nos deixou com grandes perdas.

Temos enormes voçorocas que são prenúncios de desastres.

E o clima era um dos maiores atrativos turísticos.

Sabemos que por causa do crescimento vegetativo da população o parcelamento de terra é inevitável. As pessoas têm filhos e suas parcelas de terra tem que abrigar novas famílias, formadas por seus filhos e netos. Às vezes também é o recurso econômico possível: a construção de uma nova casa com a intenção de alugar,  para que possam aumentar a renda da família, principalmente agora em tempos de estagnação econômica. Não podemos discutir o direito a moradia de nossos cidadãos.

Mas existem parcelas de terra que não se destinaram a construção de nenhum tipo de edificação e expôs a terra às intempéries. Esse tipo de "não-uso" é que pode e deve ser discutido.

Temos na região alguns proprietários de imóveis rurais que tem uma pequena criação de animais de forma não confinada. Essa é a tradição no Brasil. Mas já existe também, e agora não mais de forma experimental, criadores de gado com semi-confinamento.

Em Valença RJ foi escolhido um criador que mudou sua forma de produção para o semi-confinamento e que teve resultado positivo, e em pouco tempo, menos do que o previsto inicialmente pelo projeto. Um resultado positivo e superior ao colocado como meta.

Porque não podemos incentivar que os proprietários de nosso Município façam o mesmo?

O projeto é da EMATER. O nome é bastante sujestivo: "Balde Cheio".

Fora isso temos também os que por outra razão qualquer desmatou e deixou a terra nua!

Sabemos que há possibilidade hoje de cultivo consorciado com a mata. Mas acho que falta é informação de que é possível e não é de custo alto.

Podemos regenerar a mata e fazer com que seja um INVESTIMENTO baixo e lucrativo e não um CUSTO alto e sem retorno.

Porque não podemos discutir sobre créditos de carbono? Será que há informação disponível e de fácil compreensão ao cidadão comum sobre isso?

Enfim! Minha solicitação e das demais pessoas que venham a assinar esse documento-reflexão é de que ajamos o quanto antes.

Que tenhamos uma discussão sobre o reflorestamento de nosso município e região; e que seja feita de forma capilar, em cada casa, escola, igreja, clube, associação de moradores, sindicato de trabalhadores, representação de categorias ou qualquer outro forma de congregação de pessoas.

Que as Secretarias municipal e estadual, o Conselho Municipal, a Câmara de Vereadores, juntamente com a população organizada em suas formas diversas possam estruturar um Plano Municipal de Reflorestamento e Apoio a Recuperação de Cursos d'Água, até o próximo Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho de 2018.

Se você concordar com essas idéias me ajude a COMPARTILHAR e fazer virar realidade.

Hoje: Cida está contando com você!

Cida Toledo precisa do seu apoio na petição «Secretaria municipal de Meio ambiente de Mendes RJ: REFLORESTAMENTO DE MENDES RJ». Junte-se agora a Cida e mais 136 apoiadores.