Implantação do Parque Fazenda da Juta.

Implantação do Parque Fazenda da Juta.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!
Com 1.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!
Parque Fazenda da Juta criou este abaixo-assinado para pressionar Secretaria do verde e meio ambiente - PMSP

Pela implantação do
Parque Fazenda da Juta

Entidades da região do Sapopemba, com os moradores do Conjunto Habitacional 26 de Julho à frente, estão mobilizados na luta pela implantação do Parque Fazenda da Juta.

Após intensa luta, o mandato da vereadora Juliana Cardoso (PT) conseguiu aprovar o projeto que virou lei em 2017 para criar um parque público no terreno situado entre a Rua Augustin Luberti com Rua André Thevet e Rua Luca Conforti.

Trata-se de uma extensa área verde e pública com pouco mais de 150 mil m² e remanescente de Mata Atlântica, além de vocação natural para virar parque público.

Passados três anos, moradores da região aguardam com enorme expectativa a implantação do parque. A área vem sofrendo constantes desmatamentos e descartes de entulhos. A mata é ameaçada por ocupações irregulares com a derrubada das árvores e mortes das diversas espécies de animais silvestres que habitam o local.

A região precisa preservar o pouco de verde que existe. Sapopemba é um dos distritos com maior índice de exclusão social da cidade.

Por isso, há a necessidade de espaços de lazer e criação de ambientes para a convivência comunitária entre os moradores. Com o parque essa realidade começará a mudar e essas famílias passariam a ter melhor qualidade de vida.

O impacto desse novo parque não vai trazer apenas benefícios ambientais, mas sociais, pois a grande maioria da população do Sapopemba é de famílias de baixa renda. No Sapopemba faltam equipamentos sociais e de lazer que permitam maior convivência comunitária dos moradores.

ÍNDICES PREOCUPANTES – Sapopemba um dos distritos mais populosos da cidade com 290 mil habitantes. O bairro da Fazenda da Juta surgiu na década de 80 a partir da luta dos movimentos sociais por habitações populares.

A região de Sapopemba abriga grande conjuntos habitacionais como a própria Fazenda da Juta, além do Pro morar e Teotônio Vilela, mas exibe índices preocupantes em termos de qualidade de vida.

 

 

Estão juntos nessa luta pelo Parque Fazenda da Juta:


Movimento Sem Terra Leste 1
Missionários Combonianos
Comunidade Nossa Senhora da Paz
Fórum Tecendo Rede de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de Sapopemba.
Mandato da Vereadora Juliana Cardoso.
União Nacional dos Movimentos de Moradia.
União de Luta de Cortiços.
Central de Movimentos Populares.
Brigada pela Vida de Sapopemba.
Instituto Daniel Comboni
CDHS – Centro de Direitos Humanos de Sapopemba
Associação União da Juta
UNEAFRO Brasil

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!
Com 1.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!