Abaixo-assinado encerrado

Moção de Repudio a diretora da Escola Presidente Kenedy Rolândia PR

Este abaixo-assinado conseguiu 191 apoiadores!

Segue a MOÇÃO DE REPUDIO
Nós todos moradores de Rolândia, militantes do grupo de apoio à criação do conselho de Promoção e Igualdade Racial e sociedade civil organizada vimos a repudiar o acontecido no dia 26/05/2017 sexta feira retrasada no período noturno, na palestra sobre (Cota, Combate ao racismo e valorização e visibilidade da religião de Matriz Africana).
Evento ocorrido no Colégio Estadual Kennedy onde os educadores convidados sofreram nitidamente racismo institucional.
A professora Vanilda e a Educadora Social e Iyalorixá da Religião de Matriz Africana ( Candomblé ) Mãe Claudia YKandayô ao serem convidadas pela equipe multidisciplinar para palestrar sobre o tema Cota, Combate ao racismo e valorização e visibilidade da religião de Matriz Africana.
Ao terminarem sua palestra foram severamente advertidas pela diretora do colégio que poderiam até falar sobre “a LDB lei 10.639/2003, sobre cabelo étnico, vestes, porém não era para falar sobre religião alegando que a escola era laica e que dessa forma estariam induzindo os alunos ao erro e criando problemas “ mesmo com toda a argumentação utilizada pelas palestrantes ficou público e notório a ignorância da diretora a cerca do tema bem como o seu pré-conceito sobre as religiões de matriz Africana. A fala da ditetora foi clara e ofenciava ao dizer: "SE FALAR DE IEMANJÁ, PARO A FALA E COLOCO PRA FORA".
JUSTIFICATIVA :
RACISMO INSTITUCIONAL - O racismo institucional se dá em razão de discriminação por raça, cor, religião ou origem no âmbito de instituições públicas ou privadas colocando, dessa forma, pessoas ou grupos em situação de desvantagem no acesso a benefícios gerados pelo Estado e por demais instituições e organizações.

O racismo constitui crime, disciplinado pela Lei nº 7.716/1989, e pode ser entendido como toda e qualquer forma de distinção, exclusão, restrição, baseada em raça, cor, religião, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento ou exercício, em igualdade de condições, de direitos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada.
A demais a constituição cidadã em seu Art.3º. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil;
I- Construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II- garantir o desenvolvimento nacional;
III- erradicar a pobreza e marginalização e reduzir as desigualdades sociais, regionais;
IV- promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Art.242, parágrafo 2º
O ensino de história deve levar em consideração “a contribuição das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro”.

Hoje: Claudia está contando com você!

Claudia Augusta dos Santos precisa do seu apoio na petição «Secretaria de educação, Núcleo do Paraná e amigos do face e grupos de whats.: Moção de Repudio a diretora da Escola Presidente Kenedy Rolândia PR». Junte-se agora a Claudia e mais 190 apoiadores.