Pelo mantimento dos contratos de estágio de NH durante o recesso de verão
Pelo mantimento dos contratos de estágio de NH durante o recesso de verão
Os estagiários do sistema de educação de Novo Hamburgo, no início do mês de Dezembro, têm seus contratos encerrados, para evitar o pagamento das bolsas durante esse período de inatividade das escolas. Este Abaixo assinado é um pedido para que a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo reconsidere essa prática. Os argumentos são os que seguem:
Muitos dos estagiários e estagiárias dependem da bolsa para pagar suas contas. Sendo o valor da bolsa tão baixo, não há a possibilidade de guardar dinheiro o suficiente para sobreviver durante um mês e meio (período do recesso escolar). Como consequência, o número de pessoas que pretendem estagiar na rede educacional de Novo Hamburgo diminui muito, visto que a notícia se espalha pelos estudantes universitários da região. Portanto, além dos problemas causados aos estagiários e estagiárias, a rede também é prejudicada.
Além disso, há de se pensar ainda na burocracia envolvida no encerramento de tantos contratos, apenas para, após o período de recesso, refazer o processo para contratar as mesmas pessoas.
Conhecendo o contrato que assinaram, os estagiários e estagiárias argumentam pela mudança da clausula que diz respeito ao recesso remunerado. Visto que esta, ao estipular recesso após um ano de serviço, não engloba a realidade das escolas, que funcionam por 10 meses por ano.