Respeito com o curso Tec. em Enfermagem/SEED'PR

Respeito com o curso Tec. em Enfermagem/SEED'PR

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!


Como professores e defensores de uma profissão honrada e necessária em todos os momentos, respeitosamente, pedimos comprometimento do governo com relação a manutenção e ao futuro do curso Tec. Em Enfermagem do estado,  em um momento crucial de pandemia onde a linha de frente carece de profissionais capacitados e de alto padrão como os alunos que formamos todos os anos, pedimos  posicionamento favorável da SEED para garantia de retorno com segurança, abertura de novas turmas, garantia de contrato e suprimento dos professores, para que não haja sucateamento do curso.

É imprescindível em um momento de crise garantir o pagamento e a manutenção salarial dos professores que são os principais atores que forjam com primazia profissionais de excelência que atuam com humanidade e compromisso mantendo os ideais da saúde pública e da profissão de enfermagem em elevado patamar de qualidade.

A saúde começa na escola e é preciso garantir mão de obra qualificada para cuidar da população paranaense. se enfermagem é linha de frente o professor que forma o profissional também é, pedimos, mais uma vez, garantia de suprimento em regime de exceção para professores do Curso tec. em enfermagem.   

Abaixo, subscrevo a íntegra do documento enviado a SEED’PR solicitando esclarecimentos sobre o futuro o curso Tec. De enfermagem ofertado em todo o estado.

À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DO ESTADO DO PARANÁ

Av. Água Verde, 2140 - Vila Izabel

Curitiba/PR -  CEP80240-900

Ref.: Solicitação e posicionamento sobre a continuidade do contrato PSS AS ENFERMAGEM

Prezado Sr.,

 

Através do presente, os subscritores deste documento, professores dos Cursos Técnicos em Enfermagem ministrados neste Estado, vêm manifestar preocupação e ao mesmo tempo solicitar a V.Sra. informações e posicionamento sobre nossa situação frente ao atual contrato vigente e sua manutenção.

 

Sabemos que em face do cenário pandêmico que estamos atravessando, prosperam-se instabilidades em diversos seguimentos de prestação de serviço público, assim também na educação, serviço de natureza essencial, e, consequentemente na manutenção do nosso trabalho.

 

Em face a este cenário pandêmico que estamos atravessando, carecemos de informação sobre a continuidade das aulas prática/estágios e com isso a manutenção do nosso trabalho e salário.

 

Oportunamente gostaríamos de ressaltar a importância da continuidade do contrato celebrado dos Cursos Técnicos em Enfermagem, sobretudo diante da necessidade de formação de novos profissionais em função da ausência concreta de informações sobre o fim do estado pandêmico.

 

Conforme RESOLUÇÃO COFEN 543/2017, a distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem, deve observar:

a) O sistema de classificação de pacientes e as seguintes proporções mínimas:

1)    Para cuidado mínimo e intermediário: 33% são enfermeiros (mínimo de seis) e os demais auxiliares e/ou técnicos de enfermagem;

2)    Para cuidado de alta dependência: 36% são enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem;

3)    Para cuidado semi-intensivo: 42% são enfermeiros e os demais técnicos de enfermagem;

4)    Para cuidado intensivo: 52% são enfermeiros e os demais técnicos de enfermagem.

 

Considerando ainda a atual demanda de pacientes com necessidades de assistência de cuidado intensivo devido a pandemia da covid-19, o COFEN, em 19/05/2020 define um dimensionamento mínimo da equipe de Enfermagem frente ao enfrentamento à Covid-19.

 

De acordo com o Parecer Normativo 02/2020, para cada 10 leitos, é necessário de 4 a 8 enfermeiros, de acordo com a carga horária, e de 7 a 16 (dezesseis) técnicos e/ou auxiliares de Enfermagem nos hospitais gerais e de campanha. Já nas UTIs, o coeficiente para cada 8 leitos é de 1 enfermeiro e 4 técnicos de Enfermagem.

 

A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE DIRETORIA DE EDUCAÇÃO mediante a ORIENTAÇÃO N. º 009/2020 - DEDUC/SEED profere que as práticas exigidas em cada disciplina, incluindo a Prática de Formação (parte realizada nas escolas campo), na medida do possível, poderão ser trabalhadas no Google Classroom por meio de videoaulas demonstrativas e gravações orientadas de experimentos, devidamente fundamentados, desde que não comprometam o isolamento social e não utilizem materiais e/ou processos perigosos que causem riscos aos estudantes.

 

O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO através da NOTA TÉCNICA Nº 32/2020/ASSESSORIA-GAB/GM/GM, autoriza a realização de aulas remotas com a finalidade de minimizar os impactos das medidas de isolamento social na aprendizagem dos estudantes, considerando a longa duração da suspensão das atividades educacionais de forma presencial nos ambientes escolares.

 

As medidas supracitadas simbolizam a indispensabilidade em manter e priorizar a continuidade da formação em larga escala de profissionais técnicos de enfermagem para atuar, não somente no enfrentamento da pandemia covid-19, mas, necessitando também, da abertura de novas turmas, uma vez que o profissional técnico de enfermagem é decisivo sim  no enfrentamento de pandemias, mas sua atuação não se restringe a situações pandêmicas, pois o profissional técnico de enfermagem é fundamental em todos os momentos no que se refere a assistência e cuidados de enfermagem.

 

Não menos importante, ressalta-se que o salário adquirido por meio deste vínculo é essencial para a subsistência de inúmeras famílias, em muitos casos constitui nesse momento a única fonte de renda, em virtude do atual momento extraordinário e imprevisível relacionado à pandemia do Covid-19 e, via de consequência, do desemprego gerado, fechamento de atividades comerciais, etc.

 

Embora os contratos dos professores finda somente em 31/12/2020, as incertezas geradas pela situação e informações não oficiais repassadas a direção das escolas em reuniões entre diretores e representantes da SEED, levam-nos a formular os seguintes questionamentos relevantes os quais passamos a transcrever:

 

1- Há previsão de retomada das aulas práticas/estágios?

2- Haverá possibilidade de realizar a reposição retroativa da carga horária sem quaisquer prejuízos?

3- Será proposto, por parte da Secretaria, alguma alternativa para aplicação das aulas práticas aos alunos?

­4-Diante da então impossibilidade de realizarmos os estágios devido à crise sanitária que estamos atravessando e da descontinuidade das aulas teóricas vinculadas à prática em laboratório que implica na escassez de carga horária para distribuição de aulas no segundo semestre, teremos garantido o suprimento e nossos proventos durante a vigência de nosso contrato?

­5-A reposição das aulas retroativas interferirá na aquisição do número de horas do próximo processo seletivo?

 

Cientes dos nossos compromissos, das responsabilidades com a formação de nossos alunos e certos do impacto que esta situação pode causar a todos os envolvidos, colocamo-nos à disposição para contribuir com propostas alternativas as quais possibilitem o cumprimento destas reposições, de modo a não causar prejuízo à educação do Estado do Paraná, bem assim a fonte de subsistência dos docentes.

 

Confiantes no comprometimento da ordem público-administrativa em evitar grave prejuízo à prestação dos serviços públicos essenciais, como educação e saúde, ao Estado do Paraná, aguardamos posicionamento.

Cordialmente,

 

Londrina,  3 de julho de 2020.

 

assinaturas

NOME                                                                                                NRE

ALESSANDRA DE FARIAS                                                              GOIOERE

AMANDA DA SILVA SENA                                                            LONDRINA

ANA CAROLINA XAVIER                                                                LARANJEIRAS DO SUL

ANA PAULA DOS SANTOS                                                           LONDRINA

APARECIDA DE CÁSSIA MAROSTICA PAVEZI                         APUCARANA

ARIANA CAROLINE RIBEIRO                                                       LONDRINA

BRIENA PADILHA ANDRADE BELTRAME                                LONDRINA

CAROLINE ANDRESSA FURIOSO CORTES ALBORGUETI    GOIOERÊ

CELINA FERREIRA DOS SANTOS ONOFRE                               PATO BRANCO

CICERA SILVA MARTINS                                                                LONDRINA

CINTIA MARTINS NOVAIS                                                           LONDRINA

CLAUDETE NASCIMENTO DE CARVALHO                               LONDRINA

CLÁUDIA CAVALCANTE                                                                GOIOERÊ  

CLAUDINEY WILSON RODRIGUES                                            LONDRINA

CRISTHIANE DA SILVA FERREIRA GONÇALVES                     LONDRINA

DAISA CRISTINA DA SILVA                                                           CORNÉLIO PROCÓPIO

DANIELE ALVES BRINGHENTTI                                                  LARANEJIRAS DO SUL

DARLIANE APARECIDA CARRILHO DE OLIVEIRA                  LARANJEIRAS DO SUL

DAYANA FIRMIANO BARRADAS COSTA                                  PARANAVAÍ

DYENA SANTOS                                                                                TELEMACO BORBA

ELAINE CRISTINA RAMOS GULARTE                                        CURITIBA

ELIÉZER DE JESUS ANDRADE                                                      LONDRINA

ELISANGELA FERREIRA RODRIGUES                                        PARANAVAÍ

FABIANA HELENA DA SILVA GONÇALVES                              LONDRINA

FERNANDA CARMELO MARTELOZO DI GENNARO             APUCARANA

FERNANDA DANIELE FAVA CODATO ESTERCIO                   MARINGÁ

FERNANDA GIANELLI QUINTANA                                            LONDRINA

FERNANDA LIMA BERNARDES BROLESI                                LONDRINA

FERNANDA TUFINO                                                                       LONDRINA

FLAVIO ANTONIO  DE OLIVEIRA                                                JACAREZINHO

FRANCISCO LOPES DA SILVA                                                      PARANAVAÍ

GIANE ALDA BAULI                                                           MARINGÁ                                                

GISLAINE APARECIDA DE OLIVEIRA                                         MARINGÁ

GIZELLI DE BARROS THOM                                                          MARINGÁ

IEDA VOOS SHIROSIMA                                                               PARANAVAI

IVAN FERNANDO SILVA                                                              LONDRINA

IVETE OLIVEIRA DE SOUZA                                                          LONDRINA

JACKELINE WIELGANCZUK VIEIRA                                           PARANAVAÍ

JANAÍNA CASTALDI                                                                        CORNÉLIO PROCÓPIO

JANIANI DE OLIVEIRA CAVITIOLI                                                UMUARAMA

JOELMA DE SOUZA KOMINKIEWICZ                                       CAMPINA GRANDE DO SUL

JORGE LUIZ ROSA                                                                           TELEMACO BORBA

JULIANA CHRISTINA PUPULIN                                                   MARINGA

JULIANA ROSELI DANIEL MODESTO                                        APUCARANA

JULIANO MANOEL SILVA PORTO                                              CORNÉLIO PROCÓPIO

JÚLIO CEZAR JASKIU                                                                      PITANGA

KARINA PRISCILLA LOPES CARNEIRO                                      LONDRINA

KAYO AUGUSTUS SANTOS                                                          CAMPINA GRANDE DO SUL

LARISSA DE PAULA LEITE LIMA                                                  CIANORTE

LÍGIA MARIA LINO VITOR SUGAWARA                                   APUCARANA

LIWAN RAFAEL DE PAULA ROSA                                               PONTA GROSSA

LOHARA DAS D.F.S.DE OLIVEIRA                                              TELÊMACO BORBA

LUCIA IARA LIMA                                                                            LONDRINA

LUCIANA MERCEDES TARTAIA FELIPINI                                 CAMPINA GRANDE DO SUL

LUCIANA REZENDE                                                                         LONDRINA

LUIZ CARLOS SCHMID                                                                   CURITIBA

MARCELO AUGUSTO FERREIRA                                                TELEMACO BORBA

MÁRCIA MORAIS DUARTE DE ALMEIDA                                LONDRINA

MÁRCIA PALADINI DOS SANTOS                                              LONDRINA

MARCOS BISPO SILVEIRA                                                            CAMPO LARGO

MARIA LAURETE DE SOUZA CHAGAS                                     PARANAVAÍ

MARIA ROSEMERI DO ROCIO GONÇALVES                           CAMPO LARGO

MARIA TEREZA PAMPLONA SILVA                                          LONDRINA

MARJORIE RABEL CORSO GIORDANI                                      LARANJEIRAS DO SUL

MAYARA ALMEIDA MARTINS                                                    CORNÉLIO PROCÓPIO

MÍRIAN TIEMI FUJIHARA                                                             PARANAVAÍ

NATÁLIA MORENO DO CARMO                                                 CORNELIO PROCÓPIO

PRISCILA DE OLIVEIRA NALIN                                                    LONDRINA

POLLYANA FINGER LOPES                                                          LONDRINA

RAFAELA STERZA DA SILVA                                                         LONDRINA

ROSÂNGELA GONÇALVES                                                           JACAREZINHO

ROSENILDA RODRIGUES FERREIRA                                         TELEMACO BORBA

SILVANA APARECIDA DE LIMA                                                   PARANAVAÍ

SUZANA A. ABREU SANTOS                                                        CAMPINA GRANDE DO SUL

TALITA DE OLIVEIRA NALIN                                                        LONDRINA

TAYNA FERNANDA LAUBER FONTOURA                                TELEMACO-BORBA

TAYNY DYESICA MARCONATO                                                  CAMPO LARGO

THALITA APARECIDA PADUAN DE CARVALHO                     BANDEIRANTES

THAYSA KELLY DA SILVA                                                              CAMPO LARGO

VANESSA TOFOLI FERREIRA                                                       MARINGÁ

VIVIANE BRASILINO FERREIRA                                                  LONDRINA

WALQUIRIA DO ROCIO WANDEMBRUCK                              CAMPINA GRANDE DO SUL

WILSON CORREIA DOS SANTOS                                                LONDRINA