MELHORA DA SAÚDE PÚBLICA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


Há poucos dias estive em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e havia um tumulto por conta da falta de medicamentos, e sei que isso tem acontecido em várias Unidades, pois a indignação é geral. Atendimentos demorados nos prontos-socorros e UBSs. Falta de medicamentos NA MAIORIA delas (Remédios controlados, de alto custo, então, são ainda mais difíceis). Darei o meu testemunho mas falo também por minha comunidade, e por todos os munícipes que estão enfrentando a mesma triste situação, que em meio a essa crise toda, que só se arrasta, piora a cada dia. Em FEVEREIRO deste ano estive na UBS de minha área de abrangência (Vila Industrial) para marcar uma consulta com o Clínico Geral, pois fui informada por uma das atendentes que como norma não poderia marcar consultas com os especialistas, que no meu caso seriam: Cardiologista (sou hipertensa), Nefrologista ou Urologista (cálculo renal), Endocrinologista (Esteatose hepática grau II,  portanto, faz parte do tratamento tomar vacina para Hepatite C, mas precisava de "receita", segundo informação da enfermagem da UBS), Ortopedista (artrose nos dois joelhos), Reumatologista (Fibromialgia) e Psicólogo (Apoio ao tratamento de Fibromialgia). Então, conforme mencionei,  em FEVEREIRO consegui marcar consulta com uma médica, Clínica Geral, para MAIO. No dia da consulta, já tive o desprazer de conhecer o mal atendimento na recepção de uma UBS (Deus me livre!). Na consulta a médica desconsiderou algumas das medicações que eu já vinha utilizando, prescreveu nova medicação para a hipertensão e receitou analgésicos, anti-inflamatórios e um antidepressivo. Disse que só faria encaminhamento para o Urologista, pois considerava mais "urgente" (Heim???). Resultado: Na farmácia da UBS só havia dois dos medicamentos (Um era dipirona e o outro UM DOS REMÉDIOS QUE EU TERIA DE TOMAR JUNTO a outros para a hipertensão). Então de nada adiantou a mudança que a médica fez. E detalhe: Medicação sem previsão de chegada. Sem possibilidade de conseguir em outra UBS, pois a regra, informaram,  é que somente a UBS de minha área de abrangência pode me atender nesse sentido. Mas se uma UBS não tem medicação, não teria de haver uma redistribuição???  E ainda fui avisada de que se em três dias não chegasse a medicação a receita perderia a validade (Dá pra explicar? Eu só queria entender!). Eu teria de marcar nova consulta para solicitar novas receitas (e só daqui a 3/4 meses????). Bem, como não poderia deixar de ser, não me chamaram até agora para consulta com o Urologista (Desde MAIO!).
Me expliquem, por gentileza, como fazer um tratamento de saúde (básico!) dessa forma? E quem não pode pagar convênio? Aliás, ninguém deveria ter de pagar convênio médico tendo anos de contribuição ao INSS, pra começar. Uma família inteira contribui por anos e quando mais precisam, cadê?
Eu sei que, infelizmente, não é exclusividade de São José dos Campos, que já teve um sistema público de saúde muito melhor há alguns anos. E quero dizer que amo esta cidade, que a escolhi para morar há 27 anos. Por isso mesmo quero ver essa cidade voltar a ser o que já foi! Falhas existem, problemas existem, mas está ruim demais!!! A Saúde está precisando de ajuda! Está na U.T.I. e  com mal prognóstico de cura!  JOSEENSES, A SAÚDE ESTÁ PEDINDO SOCORRO!!!
Precisamos de médicos que olhem mais para o paciente do que para o computador, mas primeiro precisamos de médicos! Precisamos de mais respeito, mais empatia no atendimento aos munícipes nas UBSs!

Mais humanidade! Mais empatia! Menos descaso, por favor!!!

Munícipes, apoiem esse pedido de socorro, que não é só meu!!!

Muito obrigada!

Complementando: Ontem (25/10) levamos à UBS Centro II (Vila Betania) dois encaminhamentos para especialistas (NEUROLOGISTA E PSIQUIATRA), para a minha mãe de 78 anos que tem depressão e pode estar desenvolvendo uma doença senil.  VAGA PARA DEZEMBRO/2018!!!!
Daqui a 14 meses!!!

Custo a acreditar!!!



Hoje: Rosani está contando com você!

Rosani Barboza precisa do seu apoio na petição «Secretário Municipal de Saúde/Prefeitura Municipal: MELHORA DA SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP». Junte-se agora a Rosani e mais 354 apoiadores.